02/08/2021 - 17h01 - Por: Ir. Rodinei Siveris

Vocação Marista: um compromisso de amor!

Abertura da Campanha Vocacional Marista 2021

Agosto é o mês dedicado às vocações

O mês de agosto é, para a Igreja no Brasil, o mês dedicado às vocações. Vocação remete a chamado, e a pessoa responde através de suas qualidades e dons, enfim, de acordo com o que ela sonha para o seu projeto de vida. Na primeira semana recordamos a vocação ao sacerdócio, na segunda, ao matrimônio, na terceira, a vocação à vida consagrada e na última semana, a vocação leiga. Dentro da programação cada vocação receberá destaque de acordo com a sua respectiva semana.

Neste ano o tema proposto é: ‘Vocação marista um compromisso de amor”! Lema: O que posso oferecer para um mundo melhor? E a iluminação bíblica: Onde está o teu tesouro aí estará o teu coração (Mt 6, 21). O tema, lema e os materiais que são oportunizados para bem viver o mês vocacional, é uma produção do Grupo de Trabalho (GT) da Animação Vocacional da UMBRASIL (União Marista do Brasil) que é composto por integrantes das três Províncias Maristas do Brasil (Brasil Centro-Norte, Brasil Centro-Sul e Brasil Sul-Amazônia), que visa a promoção de iniciativas conjuntas.

Todo mundo tem uma vocação! A vocação é um chamado de Deus para todos, mas que possui características únicas para cada um de nós. São Marcelino Champagnat, fundador do Instituto Marista, definia a vocação como uma “grande graça”. Por meio dela, ele formou a primeira comunidade na simples Casa de L’Hermitage, em La Valla, na França, em 2 de janeiro de 1817.

Você já parou para pensar sobre a sua vocação? Como a vive? A que você se sente chamado (a) para contribuir para um mundo melhor? Onde quer gastar suas melhores energias? Pois onde está o teu tesouro aí também estará o teu coração! Neste mês queremos trazer como partilha, sinais de como podemos mudar o mundo, através de exemplo de pessoas que sonham continuar contribuindo e também as que já contribuíram no sentido de tornar o mundo melhor.

Para dar um maior destaque ao mês vocacional, nos dias 15 a 22 acontece a Semana Vocacional Marista, que tem como objetivo, proporcionar a vivência do carisma e empreender ações para despertar escolhas, adesão e amadurecimento de vocações para o Instituto Marista, a Igreja e a sociedade. Será uma semana com várias ações que envolve todo o Brasil Marista.

Como iniciativa para contemplar a temática da animação vocacional na PUCRS, o Centro de Pastoral e Solidariedade oportuniza aos alunos o Projeto Quest Way. ‘Quest’, em inglês, significa busca, mas com sentido, e ‘Way’ significa caminho. O projeto contém em sua estrutura 7 encontros que oportunizam reflexões e vivências sobre as vocações cristãs, sentido da vida e autoconhecimento. Hoje ele está na quarta edição. Ademais, também compartilharemos durante o mês, outros projetos da pastoral que visam engajar pessoas para sonhar um mundo melhor.