Um Momento de Fé e Celebração.
No primeiro semestre de 2024, a PUCRS celebrou as Missas de Formaturas com seis emocionantes celebrações, realizadas na Igreja Universitária Cristo Mestre. Esses momentos, de profundo significado, proporcionaram aos formandos e suas famílias uma oportunidade de refletir e agradecer pela jornada acadêmica na Universidade.
A palavra “Missa” vem do latim e significa “Missão”, enquanto “Eucaristia” deriva do grego e significa “ação de graças”. Dessa forma, celebrar uma Missa de ação de graças pela formatura é uma maneira especial de lembrar toda a trajetória dos alunos na PUCRS, com suas alegrias e desafios. Independentemente da crença religiosa, todos são convidados a participar desse momento, reunindo-se para agradecer a Deus por essa etapa significativa de suas vidas.
Um dos momentos mais esperados durante as celebrações é a mensagem especial deixada pelo Paraninfo Espiritual, escolhido carinhosamente pelos formandos para representar a dimensão espiritual da cerimônia. Confira abaixo alguns depoimentos dos Paraninfos Espirituais das Missas de Formatura PUCRS 2024/1:
Prof. Hélio Radke Bittencourt, Escola Politécnica
“Como professor de Probabilidade e Estatística, estou acostumado a encontrar os alunos nas salas de aula e nos laboratórios de informática, ambientes nos quais trabalhamos, predominantemente, assuntos técnicos de ordem acadêmica. Ser escolhido para ser paraninfo espiritual, além de ser uma honra, me oportunizou dar um depoimento no campo espiritual durante a Missa de Formatura na belíssima Igreja Cristo Mestre. Isto foi, sem dúvida, um momento marcante na minha trajetória como professor.”
Profa. Francielle Benett Falavigna, Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos
“O momento em que fui convidada para ser Paraninfa Espiritual da primeira turma de Comunicação Empresarial da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos materializou concreta e simbolicamente um dos episódios mais felizes e emocionantes da minha trajetória como docente. Desde o primeiro contato com a turma, estivemos conectados por uma relação de fraternidade, característica da identidade educativa Marista, que pauta a relação privilegiada entre estudantes e educadores. Depois desta bela caminhada conjunta, prestigiar minhas queridas afilhadas espirituais e meu querido afilhado espiritual na Missa de Formatura e, depois, na cerimônia de formatura, preencheu meu coração de uma forma muito especial. Ver seus sonhos se concretizando é de uma sensação indescritível. Permaneço preenchida por sentimentos de orgulho, admiração e afeto por estes que hoje são competentes colegas de profissão, comprometidos com a comunicação, com o diálogo e com a alteridade.”
As Missas de Formaturas são, portanto, mais do que uma simples tradição: são um momento de encontro, celebração e reconhecimento da caminhada percorrida por cada formando na PUCRS. Que todos possam levar consigo a missão de seguir com gratidão e perseverança para as próximas etapas de suas vidas.
A iniciativa promoveu uma roda de conversa sobre a importância do trabalho voluntário dentro da Instituição.
Um Momento de Fé e Comunhão na Igreja Universitária Cristo Mestre
Jovens calouros dão início à jornada de Planejamento Acadêmico e Pessoal