28/10/2021 - 10h55

Champagnat e o encontro com o jovem Montagne

Celebrando os 204 anos de história marista, o que esse encontro significa hoje para nós?

Neste dia 28 de outubro, recordamos o fato que impulsionou São Marcelino Champagnat a fundar o Instituto Marista. Trata-se do encontro com o jovem Montagne, que tinha apenas 16 anos de idade e se encontrava no leito de morte.  Chamado às pressas pela mãe que estava muita aflita, Marcelino logo atende o jovem e o encontra em total ignorância, não sabendo nada de Deus.

Assim que acabara de atendê-lo, Marcelino recebeu a triste notícia que Montagne havia falecido. Este acontecimento despertou muitas reflexões e vontade de agir, fazendo que Marcelino compreendesse sua missão diante daquilo que não se tratava de um caso isolado, mas de uma realidade presente em muitas famílias. Impulsionado pela certeza de que não podia mais esperar, Marcelino decide fundar o Instituto Marista, dando origem à obra que conhecemos.

Essa data nos convida a pensar sobre as pessoas das quais precisamos hoje ir ao encontro. Olhando para a nossa missão, que é evangelizar por meio da educação, o que a realidade pandêmica nos provoca? O Papa Francisco nos convida a desenvolvermos a cultura do encontro, a ajudar os estudantes a não perderem a esperança. Diante desse apelo, qual será a nossa ação concreta para responder a este convite? Se trata da urgência que precisamos ter para sermos fiéis a nossa missão como Maristas de Champagnat.

Como podemos atualizar essa missão? Quem sabe, pensando um pouco e tentando imaginar o que ardia no coração de Marcelino quando retornava da visita ao jovem João Batista Montagne! O que nos faz arder o coração, considerando as características e as necessidades dos jovens de hoje? O valor marista da solidariedade nos convida a fortalecer o olhar solidário a quem necessita.

Que São Marcelino Champagnat nos ilumine e nos impulsione a tornar Jesus Cristo conhecido e amado: eis a missão do Instituto Marista!