05/04/2021 - 17h40

A vida pede um projeto!

Na jornada da vida, estamos em constante  busca de nossos sonhos, sentidos e propósitos. Em meio a inúmeras possibilidades, fica fácil se perder e ter que “recalcular a rota”. Sabemos que a vida é dinâmica, e para auxiliar nessa dinamicidade existe o Projeto de vida. Mas você sabe o que é?

Podemos traduzir Projeto de Vida como um processo permanente de (re)construção pessoal. O projeto de vida representa aquilo que desejamos ser e como vamos/podemos colocar em prática a curto, médio e longo prazo. Como recorda o Prof. José Moran, “projeto de vida, num sentido amplo, é tornar conscientes e avaliar nossas trilhas de aprendizagem, nossos valores, competências e dificuldades e também os caminhos mais promissores para o desenvolvimento em todas as dimensões” da vida.

Confira 5 dicas práticas sobre como iniciar o seu projeto de vida na Universidade.

1. Autoconhecimento como força pessoal

Eu jamais pularia de um ponte para fazer bungee jump. Eu sei que tamanhas aventuras não são para mim. Este tipo de conhecimento é muito fácil formular, pois parte das experiências pessoais, dos meus sonhos, do que realmente me deixa feliz, de qual o meu propósito. Quanto mais nos conhecemos, melhor entendemos nossas forças e limitações. Autoconhecimento é a base de um projeto de vida. Como exercitar o autoconhecimento? Escutando e nominando seus sentimentos e emoções, e você pode fazer isso escrevendo. Cultivar um caderno de anotações — ou o famoso diário — é uma ótima dinâmica.

1. Traçando Objetivos

Diferentemente daqueles objetivos da virada do ano — que todo mundo faz –, os objetivos de um projeto de vida são elaborados diante de um processo de reflexão pessoal. Eles partem de uma estratégia que é feita em tempo real, levando em consideração o estado e período de vida. Como fazer? Comece traçando objetivos mensais, e no último dia do mês faça uma avaliação daqueles que você conseguiu e por que não atingiu outros. Depois, vá aumentando a meta. Escolha dimensões da vida, faculdade, vida pessoal, trabalhos, etc. O importante está no processo de reflexão.

1. Organizando o tempo

Todos nós sabemos o dia em que nossa vida começou para nós, mas quando ela vai terminar? Isso, não sabemos. Por isso, o projeto de vida busca dividir a nossa vida em passado, presente e futuro. Essa forma de olhar para a vida, ajuda na elaboração de metas e objetivos. Como fazer? Escreva em um caderno sua história de vida, depois o que está fazendo atualmente, e por fim, como gostaria de estar em 5 anos. Pronto, agora você tem um norte para iniciar um processo de planejamento do seu projeto de vida.

1. Aprofundando a temática

Gostou da temática sobre Projeto de Vida? Confira duas  dicas de vídeo que abordam a questão.

No vídeo, “Primeiro passo: o conceito de Projetos de Vida”, a professora Valéria Arantes, da Universidade de São Paulo, reflete sobre aspectos que permeiam o conceito de projetos de vida. Confira aqui.

No segundo vídeo, podemos assistir uma aula aberta com Prof. Luciano Marques de Jesus, professor de filosofia da PUCRS da Escola de Humanidades. Na aula, ele aborda a questão do Sentido da Vida na obra de Viktor Frankl. Confira o vídeo aqui.

1. Como começar um projeto de vida na  Universidade?

Desde 2018, é oferecido de forma exclusiva para alunos da Universidade e com vagas limitadas o projeto Quest. Quest pode ser traduzido por “busca”. Porém, não é qualquer busca, e sim uma busca do essencial, daquilo que nos conduz à felicidade. E para contribuir com essa busca, foi criado o curso Quest que tem a intenção de refletir sobre os propósitos de vida dentro do ambiente universitário, com o desejo de auxiliar os participantes na elaboração do  projeto de vida. Com momentos de reflexão, partilha e dinâmicas, os participantes são convidados a traçar um percurso que auxilia a cada um no processo de elaboração do seu projeto de vida.

Como faço para participar?

A atividade é desenvolvida ao longo de 6 encontros, gratuitos e online (síncronos). No primeiro semestre, serão oferecidos o Quest Start e o Quest Up.

Quest START – Para iniciar a Graduação sabendo onde quer chegar, é destinado aos alunos calouros ou que estejam até o terceiro semestre. Já o  Quest UP – Para compartilhar os desafios e encará-los com confiança, é destinado aos alunos de pós-graduação (mestrandos e doutorandos).

Para participar, fique atento ao calendário de inscrições através do site da Pastoral e de nossas redes sociais.