Dia do Triatlo: saiba como praticar a modalidade no Parque Esportivo
18/08/2022 - 15h51

Dia do Triatlo: saiba como praticar a modalidade no Parque Esportivo da PUCRS

Companhia dos Cavalos atua focada em expandir a prática do Triatlo sem restrições, de forma próxima e humanizada

dia do triatlo, companhia dos cavalos

Foto: Divulgação Companhia dos Cavalos

Cada vez mais popular no País, o Triatlo celebra o seu dia neste 18 de agosto. Criado nos Estados Unidos durante os anos 70 e praticado no Brasil a partir de 1980, o esporte é indicado para todos os públicos e já conquistou uma legião de atletas – profissionais e amadores/as – no mundo todo. Para quem ainda não está familiarizado, esse esporte se destaca por ser altamente dinâmico, envolvendo três esportes em sequência: natação, ciclismo e corrida.  

Além de ser considerado uma modalidade olímpica desde os jogos de Sydney, na Austrália em 2000, o Triatlo está mais próximo de você do que parece. Para apresentar as possibilidades da categoria, convidamos Cleimar Rodrigo Tomazelli, profissional de Educação Física e sócio proprietário da Companhia dos Cavalos, escola situada no Parque Esportivo da PUCRS, para contar mais detalhes sobre como a companhia funciona.  

Como é praticar Triatlo na Companhia dos Cavalos? 

Focada em difundir os benefícios do esporte da forma mais ampla possível, a escola adotou como o lema a frase “Triatlo para todos”. Seguindo essa lógica, a companhia atende todos os públicos e diferentes níveis técnicos. A metodologia utilizada foi desenvolvida pela própria equipe e é adequada a cada perfil de aluno/a, desde iniciantes, que nunca praticaram triatlo e pretendem ter uma nova experiência, até atletas experientes que procuram o alto rendimento.  

“Nós respeitamos as características  de cada aluno e aluna, levando em conta essas individualidades para elaborarmos o treino mais adequado possível para cada tipo de atleta. Com isso, a aprendizagem se torna muito mais eficaz e dinâmica”, destaca o profissional.  

É importante destacar também que qualquer pessoa, independentemente de idade, pode participar. Cleimar explica que, caso alguém não saiba nadar, poderá realizar alguns meses de aulas na Escola de Natação do Parque Esportivo e, logo após, ingressar com segurança no triatlo. Além disso, quem pratica o esporte na Companhia dos Cavalos também tem o direito de usar os demais serviços da escola, mesmo fora do Parque, sem pagar nenhuma taxa extra por isso. 

Quais as vantagens de praticar Triatlo no Parque Esportivo? 

O maior benefício está na comodidade: o/a aluno/a poderá realizar as três modalidades (natação, bicicleta e corrida) sem sair do Parque Esportivo. Isso porque o/a atleta tem acesso à estrutura do Parque Esportivo, tendo à disposição uma das melhores piscinas olímpicas cobertas e térmicas do Brasil.  

“O nosso treinador fica na borda da piscina em dois dias da semana. Também temos dez rolos estacionários para que os/as alunos/as possam pedalar de forma indoor, na beira da piscina. A corrida pode ser realizada num percurso de 770 m, dentro do Parque, e também na pista de atletismo oficial, dentro do estádio olímpico da PUCRS”, ressalta. 

Cleimar também pontua que os/as alunos/as de Triatlo também podem utilizar a piscina com raia livre, de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 22h30, e nos sábados das 8h às 13h. Sem contar a possibilidade de estacionar gratuitamente em um local seguro e coberto, dentro do complexo do Parque Esportivo. 

“Nós prezamos por um atendimento totalmente personalizado, com os treinadores disponíveis em todas as modalidades de forma presencial e online, pelo WhatsApp, Instagram, e-mail e aplicativo TREINUS, onde os treinos ficam disponíveis para o/a aluno/a acessar de qualquer lugar, desde que tenha internet.”

Como faço para estabelecer metas e objetivos no Triatlo? 

Cleimar é enfático ao dizer que a primeira pergunta da anamnese, entrevista conduzida pelo profissional da saúde, é justamente sobre qual a meta ou objetivo do novo/a aluno/a ao entrar na Cia dos Cavalos. A partir da resposta, é analisado se aquilo é condizente com a atual condição física do aluno. “Somos totalmente sinceros para que a pessoa não se sinta frustrada ao ter como objetivo algo totalmente fora da sua realidade. Nesses casos, com todo o cuidado, explicamos tecnicamente o porquê deveríamos rever a meta para que, passo a passo, possamos avançar com segurança e muita saúde”.  

dia do triatlo

Foto: Arquivo Pessoal

João Pedro Miranda Difini, 26 anos, acadêmico de Medicina na PUCRS, conta que dar o melhor de si para conseguir performar ao nível amador é a sua meta no Triatlo. Para ele o esporte é muito mais do que um hobby ou entretenimento.  

“Para mim, o Triatlo é um estilo de vida, é o alicerce de uma rotina saudável. Faz parte da minha rotina assim como qualquer compromisso, por isso, tento conciliar sempre com a rotina da faculdade na medida do possível”, comenta João, que irá participar do torneio Ironman 70.3 Floripa no ano que vem. 

Sobre a Companhia dos Cavalos 

Criada em agosto de 2011, a Companhia dos Cavalos tinha a corrida de rua como foco. Aos poucos, viram a necessidade de ampliar o leque de serviços, expandindo para as modalidades trail, duatlo, aquatlo e triatlo. Atualmente, é uma das maiores assessorias esportivas do Sul do Brasil, com quase 300 alunos/as ativos/as. Além dos treinos, são realizados diversos eventos internos, esportivos e sociais, promovendo integração, novas relações e fortalecendo amizades e a união do grupo. 

Além disso, a Cia dos Cavalos é a única assessoria esportiva do Brasil que possui à disposição dos/as alunos/as treinos em uma piscina olímpica térmica coberta e uma pista de atletismo oficial, de maneira exclusiva, e no mesmo complexo esportivo.  

Curiosidade sobre o nome da escola 

Desde os tempos mais remotos, o cavalo sempre esteve ao lado dos humanos. Foi meio de transporte quando não existiam outras opções, ajudou a arar terras para o plantio dos alimentos, travou duras batalhas, arriscando a própria vida em várias guerras, e sempre foi um fiel e leal companheiro.  

“Símbolo de força, coragem, trabalho, lealdade e amizade, não foi muito difícil escolher o coletivo “Companhia” para se aliar ao nome desse fantástico animal, formando assim a equipe Companhia dos Cavalos”, conta Cleimar.  

AGENDE SUA AULA EXPERIMENTAL

Compartilhe

Leia Mais Veja todas

Últimas Notícias

Veja todas notícias