Normas de Funcionamento do Parque Esportivo

1) DO HORÁRIO
1.1) O horário de funcionamento do Parque Esportivo está configurado da seguinte forma:
– Academia: segunda a sexta-feira, das 6h30min às 22h45min. Sábados, das 8h às 15h.
– Atividades Aquáticas: segunda a sexta-feira, das 6h30min às 22h45min. Sábado, das 8h às 13h (atividades na piscina olímpica), das 8h às 15h (atividades na piscina terapêutica) e, das 8h às 16h (atividades na piscina de aprendizagem).
– Espaços Esportivos: segunda a sexta-feira, das 7h às 23h30min. Sábados, das 8h às 19h30min.
– Escola de Raquetes, Espaço Motiva-ação e Orlando City Soccer School o funcionamento é de acordo com a grade de horários.
– Pista de caminhadas (área externa): diariamente, das 6h30min. às 23h30min.
Playground: diariamente, das 9h às 19h.
1.2) O Parque Esportivo pode determinar a suspensão das atividades, em consonância ao calendário acadêmico emitido pela Universidade, mediante comunicação prévia aos seus usuários.
1.3) O Parque Esportivo não funciona em feriados municipais, estaduais, federais e institucionais, salvo em eventos previamente agendados.
1.4) Nos meses de janeiro e fevereiro o horário de funcionamento do Parque Esportivo, aos sábados, está sujeito à alteração, mediante comunicação prévia aos seus usuários.

2) DA ADESÃO AOS SERVIÇOS
2.1) A adesão e o agendamento da primeira aula para qualquer atividade devem ser realizados na Recepção do Parque Esportivo, de acordo com os planos de serviços disponíveis e a tabela de valores vigente.
2.3) É necessária a realização de avaliação de técnica e de condicionamento físico para a efetivação de adesão nas modalidades desenvolvidas na piscina olímpica.
2.4) Na Academia e na modalidade Raia Livre, deve ser observada a idade mínima de 15 anos, exceto no caso de autorização da coordenação do Parque Esportivo e do responsável.
2.5) A contratação de serviço para menor de 18 anos deve ser realizada pelo responsável.
2.6) Apresentação de atestado médico que informe o estado de saúde para a prática de atividade física.
2.7) Pagamento da taxa de adesão e do plano aderido.

3) DAS ATIVIDADES
3.1) As modalidades oferecidas no Parque Esportivo são realizadas em horários pré-estabelecidos, exceto no ambiente integrado da Academia e da Raia Livre.
3.2) Os horários das atividades devem ser definidos pelo usuário no ato da contratação.
3.3) A abertura de novos horários, alteração de horários existentes, bem como o cancelamento dos mesmos podem ser realizados de acordo com a necessidade do Parque Esportivo, mediante comunicação prévia aos usuários. Nos casos de alteração e/ou cancelamento ocasional de aula coletiva, não haverá comunicação prévia aos usuários.
3.4) A participação do usuário nas aulas da Academia pode ocorrer através de inscrição prévia para cada aula no App da Academia. A inscrição é facultativa e aberta 24 horas antes do início de cada aula correspondente, sendo observado o número de vagas pré-estabelecido e a ordem de chegada. Há a tolerância de 5 minutos de atraso, estando, após este período, a vaga disponível para os inscritos que estão na lista de espera.
3.5) As aulas de corrida orientada e futebol são realizadas na área externa do Parque Esportivo e, em dias de chuva, são realizadas em espaço definido pelo instrutor.
3.6) É recomendada a utilização de monitor de frequência cardíaca durante as aulas de corrida e demais atividades coletivas na Academia e o acessório deve ser adquirido pelo usuário.

4) DA LOCAÇÃO DE ESPAÇO ESPORTIVO
4.1) O Parque Esportivo disponibiliza espaços esportivos para locação, conforme a grade de horários disponível.
4.2) As características dos espaços esportivos podem ser consultadas no site www.pucrs.br/parqueesportivo
4.3) A locação de espaço esportivo é realizada mediante reserva, por telefone, whatsapp ou pessoalmente, junto à Recepção do Parque Esportivo. A reserva somente é efetivada com a realização do pagamento, conforme tabela de valores em vigência.
4.4) Para realização de locações com tempo de duração superior a duas horas pode ser necessário contato com a Secretaria do Parque Esportivo, dependendo da situação apresentada (exemplo: evento).

5) DO INGRESSO, UTILIZAÇÃO E PERMANÊNCIA
5.1) O acesso à Academia e às Atividades Aquáticas é realizado por recurso biométrico, que deverá ser cadastrado na Recepção no ato da contratação. Caso não seja possível a leitura biométrica, será fornecido cartão de acesso de uso pessoal e intransferível.
5.2) A permanência de pessoas visitantes na Academia e nas piscinas deverá ser breve, com o devido conhecimento de funcionário do setor.
5.3) Durante o horário de funcionamento do Parque Esportivo podem ocorrer aulas práticas dos cursos de Educação Física e Fisioterapia da PUCRS.
5.4) Não é autorizada a recuperação de aulas da Academia e das Atividades Aquáticas, no caso de ausência anterior. Caso necessário, poderá ser concedido substituição momentânea de horário, mediante aviso prévio e disponibilidade de vaga.
5.5) Não é permitido o ingresso de alimentos nos ambientes da Academia, das Piscinas e dos Espaços Esportivos, exceto garrafas plásticas com líquidos energéticos e água.
5.6) É expressamente proibido fumar, consumir bebidas alcoólicas e usar fogos de artifício nas dependências internas e externas do Parque Esportivo.
5.7) O usuário deve zelar pelos equipamentos e materiais do Parque Esportivo, bem como utilizá-los de forma adequada. . Não é permitido jogar, arremessar, empurrar, soltar pesos com força e praticar atos que possam danificá-los ou oferecer risco aos demais usuários.

Orientações específicas da Academia:
5.8) No caso de primeira aula de atividade coletiva na Academia, sugere-se ao usuário comparecer no local 15 minutos antes do horário da aula para receber as orientações do instrutor.
5.9) É obrigatório o uso de toalha durante a realização dos exercícios em todas as áreas da Academia.
5.10) É obrigatório o uso de roupas e calçados adequados para a prática das atividades físicas. É proibida a utilização de roupas e calçados tais como: jeans, sarja, traje social, chinelos, sandálias, sapatos, sapa tênis, etc.
5.11) Por questões de segurança é proibida a permanência de menores de 12 anos na Academia, salvo em situações especiais com autorização da Coordenação e dos responsáveis.
5.12) A utilização dos equipamentos e materiais por parte do usuário deve ocorrer conforme a disponibilidade de uso durante as aulas e de acordo com a orientação dos instrutores. É obrigatório o revezamento dos equipamentos, não sendo permitido reservá-los colocando objetos pessoais para uso exclusivo.

Orientações específicas das Atividades Aquáticas:
5.13) O acesso ao ambiente aquático é permitido somente 10 (dez) minutos antes do início da aula, exceto para as modalidades Raia Livre e Polo Aquático.
5.14) É obrigatório o uso de sunga ou maiô, chinelo e touca para entrar no ambiente da piscina. Caso o usuário não disponha desse material, não é permitido o seu acesso ao ambiente aquático.
5.15) Não é permitido o uso de calção e bermuda. O uso de duas peças (biquíni e sunkini) é permitido somente nas turmas de hidroginástica para gestante.
5.16) Não é permitido o uso de maquiagem, cremes, óleos, bronzeadores e/ou protetor solar nas piscinas.
5.17) Não é permitido o ingresso na piscina quando o usuário estiver utilizando micropore, band-aid ou qualquer outro tipo de curativo.
5.18) É obrigatório fazer uso da ducha antes de iniciar as atividades na piscina.
5.19) Não é permitida a permanência nas instalações das piscinas após o término do horário da aula em que o usuário estiver matriculado.
5.20) Na modalidade raia livre, o empréstimo de materiais ocorre mediante a disponibilidade.

Orientações específicas dos Espaços Esportivos
5.21) O acesso ao espaço esportivo locado é permitido após a apresentação do recibo de pagamento ao funcionário do Parque Esportivo e no horário reservado.
5.22) O horário marcado não será compensado nos casos de necessidade de montagens e desmontagens das tabelas de basquete e/ou postes de vôlei.
5.23) Não é permitido o uso de chuteira com travas altas, sapato, calçados do tipo social ou passeio, skates, patins e bicicletas no interior dos campos e quadras.

6) DO PAGAMENTO E REAJUSTE
6.1) O pagamento deve ser realizado conforme o plano contratado.
6.2) O pagamento da locação de espaço esportivo deve ser realizado na Recepção, de acordo com o horário de funcionamento do Parque Esportivo e a tabela de valores vigente.
6.3) O valor dos planos de serviços e das locações esportivas será reajustado anualmente, no mês de dezembro, com aplicabilidade a partir do dia primeiro de janeiro subsequente.
6.4) No caso de contratação e/ou locação de espaço esportivo através da categoria de público PUCRS, o usuário deverá comprovar o vínculo institucional e não é permitida a apresentação de documentação que comprove o vínculo por terceiros. A vinculação é pessoal e intransferível.

7) DO CANCELAMENTO
7.1) Em caso de cancelamento da contratação de serviço ou locação de espaço esportivo, a solicitação deve ser encaminhada na Recepção ou na Secretaria do Parque Esportivo, pessoalmente ou através do e-mail [email protected], observando os prazos contidos na contratação.

8) DO USO DOS ARMÁRIOS E VESTIÁRIOS
8.1) São disponibilizados armários para utilização durante a permanência no Parque Esportivo.
8.2) É responsabilidade do usuário a aquisição de cadeado com chave para utilização do armário.
8.3) O armário que estiver com cadeado após o horário de funcionamento do Parque Esportivo será aberto, com objetivo de disponibilizar o mesmo número de armários diariamente.
8.4) Não é permitido deixar objetos pessoais na recepção, nos vestiários e nas demais dependências do Parque Esportivo.
8.5) O Parque Esportivo não se responsabiliza pelos objetos deixados nos armários e vestiários ou em qualquer outro local de suas dependências.
8.6) O uso do vestiário por criança acompanhada do responsável, na situação de sexos opostos, deve ocorrer no vestiário familiar individual.

9) DO PROGRAMA DE TREINAMENTO
9.1) O programa de treinamento dos usuários é prescrito pelos instrutores do Parque Esportivo (exceto para a modalidade Raia Livre). Sob hipótese alguma, é permitida a alteração do programa por parte do usuário sem a devida orientação dos instrutores.
9.2) A prescrição e/ou indicação de exercícios físicos por profissional externo ao Parque Esportivo poderá ocorrer desde que o profissional terceiro esteja cadastrado e habilitado a prestar serviço na condição de “personal trainer” no Parque Esportivo.

10) DA UTILIZAÇÃO DO ESTACIONAMENTO
10.1) O Parque Esportivo disponibiliza isenção de até 3 horas ao dia no estacionamento coberto, com acesso pela Av. Christiano Fischer, para o usuário com matrícula ativa e adimplente em serviço oferecido pelo Parque Esportivo, mediante utilização e validação de cartão de acesso fornecido na Recepção. Não se aplica para locação de espaço esportivo.

11) DOS DEVERES E CONDUTA DO USUÁRIO
11.1) É dever do usuário utilizar os serviços e/ou espaços esportivos de acordo com o plano aderido e/ou espaço locado no ato da contratação e/ou reserva esportiva.
11.2) É vedado qualquer tipo de atitude em desrespeito ao próximo e aos colaboradores do Parque Esportivo.
11.3) É proibido retirar e/ou modificar os materiais dos ambientes do Parque Esportivo sem a autorização da Coordenação.
11.4) O usuário é responsável pelo ressarcimento de eventual dano que possa ter causado ao Parque Esportivo ou a terceiros.

12) DAS PENALIDADES
12.1) O descumprimento das normas aqui estabelecidas poderá resultar ao infrator a pena de advertência e/ou exclusão do recinto, bem como o cancelamento da matrícula.