Cidades Inteligentes: da pesquisa para a realidade

Projeto de pesquisa aplicada vira curso e biblioteca de materiais gratuitos.

23/06/2022 - 19h37

As cidades inteligentes são muito mais do que tecnologias aplicadas no cotidiano dos moradores. Elas precisam ter um desenvolvimento econômico, político e social, entendendo as diversas realidades envolvidas e suas necessidades. Por isso, o projeto de pesquisa aplicada, Cap4city, estuda as cidades inteligentes há 4 anos, com 12 países diferentes, sendo oito da América Latina e três da Europa, apoiado pelo Projeto Erasmus, da European Comission.

A herança dessa pesquisa é para além do estudo, com o objetivo de capacitar quem quiser saber sobre o assunto. Então, a proposta engloba lançar um curso gratuito com 31 disciplinas, com temas técnicos, como gestão, até gestão pública e governança. As aulas gravadas para o curso ajudaram a melhorar o estúdio da PUCRS, com investimento de 25 mil euros, com um total de 140 mil reais em equipamento. O estúdio também abriga as gravações dos programas de Pós-Graduação PUCRS Online. Além disso, o projeto também tem o objetivo de criar uma biblioteca de materiais sobre o assunto, para qualquer nível sobre cidades inteligentes. “A ideia é que professores possam usar nas suas aulas, e até nas disciplinas do Novo Ensino Médio, mas pessoas interessadas no assunto também”, disse a professora coordenadora do projeto na PUCRS, Edimara Mezzomo Luciano. As aulas ministradas pelos participantes internacionais estão legendadas em Português, Inglês e Espanhol.

O projeto transcendeu o campus e, na disciplina de Projeto Integrador I, os alunos de Graduação em Administração aplicaram a metodologia na sua visita ao Centro Marista da Ilha Grande dos Marinhos, identificando os problemas e traçando soluções. O mesmo movimento ocorreu nas cidades de Picada Café e Ivoti. “Esse tipo de projeto faz os alunos a perceberem o mundo, com pautas sociais e as escolhas dos governantes. Eles fazem uma parte da cidade que não tem tanta atenção assim do governo ser ouvida”, afirmou Edimara, professora coordenadora do projeto.

O lançamento do curso e da biblioteca vai ocorrer nos dias 6 e 7 de julho, no Auditório do Living (Prédio 15), na PUCRS. O Cap4City é um evento que vai reunir os participantes de diferentes países do estudo.

Para participar, inscreva-se clicando aqui.

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas