<

Dra. Soraia Raupp Musse

Ciência da Computação
PUCRS
Soraia Raupp Musse | Imagem: Joana Heck

Soraia Raupp Musse possui pós-doutorado na Universidade da Pensilvânia (EUA), Doutorado em Ciências e Mestrado em Realidade Virtual pela Escola Politécnica Federal de Lausana, na Suíça, Mestrado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no Brasil e Graduação em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, no Brasil. Atualmente, é bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Atua na área de pesquisa em Computação Gráfica, na qual realiza diversos projetos em Animação Computadorizada e Simulação Gráfica. Sua principal contribuição desde 1996 é na área de Simulação de Comportamentos de Multidões e Simulação de Humanos Virtuais.

Em 2007, a docente publicou seu primeiro livro internacional na área de Simulação de Multidões, pela Springer-Verlag, da Alemanha. Com a editora alemã, ela publicou mais 3 livros internacionais nesta área. A pesquisadora é a segunda mais citada na área de Simulação de Multidões e a mais citada de Simulação de Pedestres, de acordo com a plataforma Google Scholar.

Soraia possui o reconhecimento de diferentes prêmios internacionais e nacionais, como o Prêmio Santander de Ciência e Inovação que conquistou em 2013. Além disso, a professora é convidada como keynote de diversos eventos internacionais. Já atuou ao lado de pioneiros em Simulação de Humanos Virtuais, Daniel Thalmann e Norman Badler.

A pesquisadora entrou na faculdade de informática para fazer Computação Gráfica em 1990 e sempre quis trabalhar com animação e simulação de comportamentos. Sua produção científica aconteceu enquanto a área evoluía, com isso teve a oportunidade de acompanhar esse progresso ativamente.

Soraia acredita que quanto mais diversidade tiver a população, mais se ganha em inovação e criatividade. “Os estudos de simulação de grupos e multidões nos ensinam isso, quanto mais diversos, mais soluções variadas são propostas, mais possibilidades de escolha são apontadas. A inteligência coletiva é poderosa e é mais competente quando a população é mais heterogênea, pois mais ideias diferentes são pensadas e mais soluções são propostas”.

Outras Pesquisadoras