<

Encontro online reúne participantes do Programa Mulheres na Ciência

Estudantes que integram o Programa de Mentoria participaram de atividade com pesquisadoras da King’s College London

 

Nesta quarta-feira, dia 18 de maio, aconteceu o primeiro encontro com todas as participantes do Programa Mulheres na Ciência, uma iniciativa da PUCRS, UFRGS e King’s College London (KCL), do Reino Unido. As estudantes das duas universidades brasileiras que fazem parte do Programa de Mentoria, mentoras e coordenadoras do projeto participaram de um encontro virtual com as pesquisadoras britânicas Abigail Tucker e Andrea Streit, líderes do projeto na KCL. 

Na ocasião as estudantes puderam conhecer um pouco mais da trajetória das pesquisadoras e o caminho percorrido na carreira científica. Além disso, conheceram algumas das ações implementadas na King’s College para incentivar a igualdade de gênero.  

Chamado de Athena SWAN, o programa é um processo de acreditação para apoiar e transformar a igualdade de gênero no ensino superior e na pesquisa. Estabelecido em 2005, no Reino Unido, para encorajar e reconhecer o compromisso com o avanço das carreiras das mulheres em ciência, tecnologia, engenharia, matemática e medicina, a estrutura hoje é usada no mundo todo para abordar a igualdade de gênero de forma ampla.

Para a professora da Escola de Ciências da Saúde e da Vida e diretora de pesquisa Fernanda Morrone, coordenadora do projeto na PUCRS, o projeto possibilita que as jovens estudantes vislumbrem oportunidades para sua carreira ao conhecer a trajetória de sucesso de outras mulheres cientistas. “Além disso, é um momento de troca sobre desafios, aprendizados e conquistas sobre o avanço da presença feminina em diferentes áreas do conhecimento”, adiciona. 

Sobre o programa 

O programa Mulheres na Ciência é fruto de uma parceria entre PUCRS, UFRGS e King’s College London, no âmbito do edital Women in Science: UK-Brazil Gender Equality Partnerships, lançado pelo British Council Brasil. A iniciativa busca o fortalecimento de vínculos em torno de mulheres na ciência no Brasil e no Reino Unido nos âmbitos individual e institucional para transformar padrões de influência e fortalecer esquemas de liderança e gênero nas ciências exatas. 


Mariana Haupenthal
13/06/2022 - 16h46

Notícias relacionadas