<

Coordenadora do projeto Mulheres na Ciência pelo King’s College London visita a UFRGS

Abigail Tucker está em Porto Alegre para cumprir uma agenda de compromissos deste projeto que também congrega a PUCRS

Pesquisadora e professora na King’s College London, Abigail Tucker está em Porto Alegre para uma agenda de compromissos relacionados ao Mulheres na Ciência, projeto fruto de uma parceria entre UFRGS, PUCRS e King’s College London, com financiamento do British Council. A iniciativa busca incentivar a participação nas três instituições de mais mulheres nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM) através de um programa de mentoria para graduandas e mestrandas e atividades de formação e desenvolvimento.

Acompanhada pelo pró-reitor de Pesquisa da UFRGS José Antônio Poli de Figueiredo e pela técnica administrativa da Propesq Juliane Borba Minotto, Abigail foi recebida nesta tarde pelo reitor Carlos André Bulhões Mendes no Salão Nobre da Reitoria. Uma das coordenadoras do Mulheres na Ciência, a professora britânica é reconhecida por suas pesquisas relacionadas ao desenvolvimento e regeneração de componentes da cabeça e pelo seu envolvimento na luta de maior representatividade feminina no campo científico. “A diversidade no STEM é importante permitindo que diferentes vozes sejam ouvidas, com novos pensamentos e diferentes perspectivas.”

Abigail Tucker foi recebida no Salão Nobre. Foto: Gustavo Diehl/UFRGS

Para o reitor, colaborações são sempre bem-vindas. “Estou extremamente interessado em apoiar iniciativas como essas, espero que o projeto seja de longo prazo”. Bulhões lembrou que o envolvimento dos estudantes na pesquisa é consequência de um corpo docente qualificado. O pró-reitor de Pesquisa ressaltou durante a conversa a importância do patrocínio e que a continuação do projeto pudesse contar também com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPQ.

Abigail realizará nesta quarta-feira, 24 de agosto, às 17h30, palestra na PUCRS. Na ocasião, abordará boas práticas adotadas pela universidade britânica no que tange a equidade de gênero na ciência, além de apresentar a própria trajetória. Ela ainda visitará o Campus do Vale, o Instituto de Ciências Básicas da Saúde e o Campus Litoral da UFRGS. Ainda realizará uma conversa com as mentoras do Mulheres na Ciência da Universidade. Também é uma das debatedoras convidadas da sessão de cinema do projeto que exibirá filme sobre a história da física e química Marie Curie na Sala Redenção. A sessão acontece na quinta-feira, 25 de agosto, às 19h, com entrada franca.

24/08/2022 - 14h45