29/01/2019 - 17h30

Aluna da Letras recebe bolsa para estudar na MIC, na Irlanda

Oportunidade foi articulada entre instituição irlandesa e Assessoria de Cooperação Internacional

2019_01-arquivo_pessoal_MIC_2

Fotos: Arquivo pessoal

A aluna Juliana Matias, do curso de Letras, embarcou em janeiro para Limerick, na Irlanda, como bolsista no programa de mobilidade acadêmica da Mary Immaculate College. A oportunidade exclusiva para a área, foi articulada pela Escola de Humanidades juntamente com a Assessoria de Cooperação Internacional que mantém projetos de cooperação com a instituição irlandesa.

Juliana afirma que a experiência tem sido enriquecedora. “Na primeira semana, pude participar de diversas aulas até decidir em quais me inscrever. Assisti as que me interessavam e optei por quatro disciplinas voltadas à Linguística e Educação, que são a minha área”, comenta a aluna.

Durante o tempo livre nos finais de semana, Juliana tem aproveitado para conhecer a cidade ao norte da Irlanda e fazer conexões com estudantes de outras partes do mundo. Além disso, a estudante comemora a oportunidade de representar a PUCRS no exterior. “Criar laços com uma universidade fora do país e representar minha universidade é importante para a internacionalização acadêmica. Além disso, ter contato com outro tipo de Inglês vai me dar muitas oportunidades de ensino para meus alunos”, adiciona.

Como professora de inglês, a acadêmica também celebra o contato com diversos países que têm orgulho de seus sotaques. “Quero muito mostrar isso para meus alunos e provar que está tudo bem falar outra língua com sotaque brasileiro. Devemos ter orgulho de nossa identidade. Também estou adorando ter mais autonomia e responsabilidade em outro país. É a primeira vez que saio do Brasil, então tudo é muito novo”, afirma Juliana.

Formação internacional

2019_01-arquivo_pessoal_MIC_1Para a professora Lilian Cristine Hübner a bolsa concedida pela MIC traz, sem dúvida, um marco para a vida da estudante, tanto em termos pessoais quanto acadêmicos e profissionais. “A concessão de uma bolsa no exterior é um diferencial na vida de um acadêmico do Curso de Letras – Inglês, visto que não só aprimora a competência linguística como também oportuniza a interação com uma cultura diferente da sua. Além disso, desenvolve competências interpessoais por meio da interação com pessoas de diversos países num contexto essencialmente internacional”, complementa a docente.

A assessora-chefe da Assessoria de Cooperação Internacional, Heloísa Delgado celebra os bons frutos colhidos pela parceria entre as instituições. “Essa oportunidade simboliza o início do processo de internacionalização do curso de graduação de Letras-Língua Inglesa da instituição, pois é a primeira vez que um estudante dessa área recebe uma bolsa dessa natureza (mobilidade out). Nesse sentido, é importante destacar a importância da parceria entre a PUCRS e a Mary Immaculate College, que promove excelentes oportunidades de cooperação conjuntas”, comenta. A assessora destaca ainda outras iniciativas para a consolidação internacional da Letras, como a vinda dos English Teaching Assistants (Fulbright/CAPES) e do Fellow (Consulado Americano), que estimulam a internacionalização em casa.

Parceria PUCRS e MIC

2019_01-arquivo_pessoal_MIC_3Em setembro de 2018, a diretora de Relações Internacionais da MIC, Holly Cowman, esteve na PUCRS como palestrante no Conexões Internacionais. Além do evento, Holly também participou de encontros na Escola de Humanidades apresentando as oportunidades de estudo na instituição irlandesa.

De lá para cá, o contato foi mantido e novas iniciativas de mobilidade acadêmica foram discutidas. Além da presença de Juliana na MIC, o estudante da universidade irlandesa Giovani Santos passará três meses na PUCRS durante doutorado sanduíche em 2019.  “Estas grandes oportunidades foram possíveis graças ao financiamento do Erasmus + International Credit Mobility da Comissão Europeia. Estamos ansiosos pelas novas cooperações entre a MIC e a PUCRS, à medida que construímos nossa parceria no futuro”, comenta Holly.

Juliana permanecerá na MIC até maio de 2019, quando deve retornar ao Brasil para dar continuidade ao seu curso na PUCRS. Novas oportunidades de estudo na universidade irlandesa serão discutidas por meio da Assessoria de Cooperação Internacional.