Apresentação

A Pós-Graduação em História da PUCRS foi a primeira do Estado do Rio Grande do Sul na sua área de conhecimento. O Programa iniciou sua atividade na década de 1970, com o Curso de Mestrado, contando muitas vezes com professores externos à Instituição. Na década de 1980, foi feito um grande investimento no treinamento e na contratação de novos professores titulados, possibilitando assim a criação em 1986 do Doutorado. Finalmente, o Conselho Federal de Educação credenciou o Doutorado e recredenciou o Mestrado, através do Parecer nº 638 de 1993. Desde então, o Mestrado e o Doutorado foram periodicamente recredenciados. De acordo com os critérios de avaliação da CAPES, o Programa de Pós-Graduação em História se inclui no país entre os cursos classificados como de excelência na área.

 

Chamada para o programa de apoio a atuação de professor em atividades de pesquisa na Pós-Graduação da PUCRS: Clique Aqui

O Programa de Pós-Graduação em História da PUCRS tem como objetivo acadêmico e institucional o estabelecimento de redes internacionais com o propósito de promover intercâmbios de docentes e discentes, além de uma circulação das produções historiográficas. As ações são estipuladas com o objetivo de promover maior visibilidade para as pesquisas e resultados da equipe, buscando a excelência intelectual e acadêmica. Para isto, o PPGH age no sentido de estabelecer diálogos e redes de investigação com instituições do Brasil e de vários institutos de pesquisa e ensino no mundo, notadamente com a Europa, principalmente Portugal e Espanha, devido a proposta Ibero-Americana do Programa, além de países que tradicionalmente dialogam com os docentes e discentes, como França, Itália, Reino Unido, Holanda, Bélgica, Alemanha, Hungria e Dinamarca. Na América as relações são estipuladas através de acordos e relações com os EUA, Argentina, Uruguai, Chile, México, Peru, Colômbia, etc. Uma forte relação tem sido estabelecida com a África Lusófona, principalmente Angola e Moçambique.

Tais relações permitem uma inserção no debate historiográfico transnacional, pautando a proposta contida na área do PPGH, os Estudos Ibero-Americanos.

O Programa busca o estimulo constante a pesquisa e a inserção do docente e discente a vida acadêmica nacional e internacional e para isso, busca-se de forma continua a relação de pesquisadores visitantes, do Brasil e exterior, além de investigadores em estágio pós-doutoral, que possibilita uma maior ampliação das redes de pesquisas.

A proposta maior do Programa de Pós-Graduação em História da PUCRS é a formação de pesquisadores e docentes em História, enfatizando uma prática aberta às experiências contemporâneas inter e multidisciplinares habilitados a abordagens teórico-metodológicas atualizadas e em diálogo com a produção de excelência internacional no campo da História.

Conceito Capes: 5
Mestrado: 24 créditos
Doutorado: 36 créditos
Mestrado: mínimo de 18 e máximo de 30 meses
Doutorado: mínimo de 24 e máximo de 54 meses