Apresentação

Geral
O Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul tem como objetivo geral formar pesquisadores de alto nível em Educação, contribuindo para a compreensão crítica da realidade educacional e a melhoria da qualidade do ensino no Brasil.

Específicos
1) contribuir para o desenvolvimento da pesquisa e da produção de conhecimento científico no campo da Educação;
2) formar profissionais qualificados para atuação no âmbito da docência, das políticas públicas e da pesquisa em Educação;
3) oferecer um ambiente intelectual estimulante para o aprimoramento dos seus docentes e discentes, por meio da promoção de eventos científicos e oportunidade de intercâmbios em âmbito nacional e internacional;
4) estabelecer e consolidar a interlocução acadêmica qualificada com instituições no Brasil e no exterior através de intercâmbio de alunos e professores;
5) planejar recursos e gerir pessoas dentro dos parâmetros da Capes e do Ministério da Educação para o desenvolvimento e a internacionalização da ciência e da produção de conhecimento na área da Educação.

O Programa de Pós-Graduação em educação da PUCRS (PPGEdu) é um dos mais antigos da Região Sul. Desde 1972 tem contribuído para a formação de especialistas e pesquisadores em educação que atuam em diversos setores da sociedade. O PPGEDU oferece formação de mestres e doutores.

O programa conta com 11 professores permanentes e 04 colaboradores, atende em torno de 110 alunos entre mestrandos e doutorandos. Quanto às estruturas de pesquisa conta com 02 Centros de Pesquisa: Centro de Estudos em Educação Superior e Centro de Ensino e Pesquisa em Contextos e Processos da Educação Básica; 04  Núcleos de Pesquisa: NEABI-Núcleo de Estudos em Culturas Afro-Brasileira e Indígena; NEAS-Núcleo de Educação, Cultura, Ambiente e Sociedade ; NEPIEI-Núcleo de Estudos E Pesquisa Infância(s) e Educação Infantil e NEPAPI-Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Aprendizagem e Processos Inclusivos e em torno de 16 Grupos de Pesquisa.

O Programa possui dois Periódicos Científicos e um Boletim Acadêmico. São eles:
a Revista Educação  e a Revista Por Escrito  e o Boletim Acadêmico editado pelos alunos.

O PPGEDU é considerado um Programa de excelência, avaliado com nota 6 dentro de um ranking de 1 a 7, pela agência do Ministério da Educação que regula toda a Pós-Graduação do País, a CAPES. O Programa integra uma universidade de alto perfil de pesquisa e de reconhecida relevância acadêmica. A PUCRS está entre as 800 melhores universidades do mundo, segundo Ranking THE – Times Higher Education. Dentre as universidades brasileiras, a PUCRS está colocada na 10ª posição, sendo a 2ª melhor instituição de ensino superior privada.

Conceito Capes: 6
Mestrado: 24 créditos
Doutorado: 36 créditos
Mestrado: mínimo de 12 e máximo de 30 meses
Doutorado: mínimo de 24 e máximo de 54 meses