Doutorado - PUCRS - Portal

Grade Corpo Docente - Doutorado

A PUCRS oferta 22 cursos de Doutorado, todos recomendados pela Capes.

Os cursos de Doutorado estão distribuídos em quatro grandes áreas de conhecimento: Saúde e Biológicas; Sociais Aplicadas; Humanas; e Exatas e Tecnológicas.

Nome do curso
Administração

O Doutorado em Administração tem como áreas prioritárias de influência o Rio Grande do Sul e, de modo mais amplo, a Região Sul, não deixando de dar especial valor a sua inserção em termos nacionais e internacionais. A demanda nas áreas prioritárias decorre de dois contextos distintos, porém, complementares: acadêmico e empresarial. Tem como área de concentração Administração Estratégica, dividida em três linhas de pesquisa: Marketing, Estratégia e Gestão da Informação.

» Veja os dados do programa

Biologia Celular e Molecular

Com área de concentração em Biologia Molecular e Celular, o programa visa formar recursos humanos qualificados para atuação em investigações de alto nível e na docência. Também promove e articula ações que resultam em benefícios à sociedade, incluindo projetos de extensão nas áreas da saúde e ensino fundamental, parcerias com museus e outros veículos de divulgação científica, bem como desenvolvimento de produtos e serviços inovadores que possam ser transferidos ao setor industrial e/ou aplicados no setor tecnológico. Tem seis linhas de pesquisa: Biologia Molecular da Interação Droga-Alvo; Caracterização Celular e Molecular em Microbiologia e Parasitologia; Estrutura e Metabolismo Celular; Genética, Genômica e Bioinformática; Imunologia Celular e Molecular; e Neurobiologia Celular e Molecular.

» Veja os dados do programa

Ciência da Computação

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação prepara profissionais capazes de conduzir atividades de pesquisa, ensino e desenvolvimento. Professores e alunos apresentam sólida produção científica em conferências e periódicos nacionais e internacionais de alto impacto. São seis as linhas de pesquisa: Bioinformática e Computação Bioinspirada; Computação Gráfica, Processamento de Imagens, Realidade Virtual e Interação Humano Computador; Engenharia de Software e Banco de Dados; Inteligência Computacional; Processamento Paralelo e Distribuído; e Sistemas Embarcados e Sistemas Digitais.

» Veja os dados do programa

Ciências Criminais

A temática da violência assume, nacional e internacionalmente, importância crescente em termos de relevância de pesquisa e refinamento teórico que projete novas formas de agir. Abordagem consistente do tema requer a coparticipação de representantes de vasto leque de campos do saber, como direito penal, processual penal, criminologia, antropologia, história, filosofia, psiquiatria e sociologia. Com área de concentração em Sistema Penal e Violência, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais tem como linhas de pesquisa Sistemas Jurídico-Penais Contemporâneos; e Violência, Crime e Segurança Pública.

» Veja os dados do programa

Ciências Sociais

Baseado em uma proposta de formação e produção de conhecimento de caráter interdisciplinar e tendo por referência a tradição intelectual das três áreas constitutivas das Ciências Sociais, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais tem como área de concentração Organizações, Cultura e Democracia.

Conta com núcleos de pesquisa e organiza seminários nacionais e internacionais sobre o tema, procurando conferir visibilidade à produção intelectual em sua área e ampliar o intercâmbio com pesquisadores de outras instituições acadêmicas nacionais e estrangeiras. As linhas de pesquisa são: Cultura, Sociedade e Identidade; Instituições políticas e Democracia; e Movimentos Sociais, Políticas Públicas e Cidadania.

» Veja os dados do programa

Comunicação Social

O Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da PUCRS – Mestrado e Doutorado – tem conceito 6, conforme avaliação da Capes, e destaca-se pela excelência na produção de pesquisa em diversas áreas do campo da Comunicação, ocupando lugar importante entre os seis melhores Programas de Comunicação do Brasil.

Pesquisadores com produção destacada, abertura para a interdisciplinaridade, estudantes de diversas regiões do país e parcerias nacionais e internacionais com instituições renomadas fazem do ecossistema do PPGCOM um espaço propício para pensar e construir conhecimento que contribui para o desenvolvimento social.

» Veja os dados do programa

Direito

O Programa de Pós-Graduação em Direito desenvolve estudos rigorosos e críticos sobre o direito, a justiça, as políticas públicas e as relações entre Estado, direito e sociedade, bem como a respeito dos instrumentos e procedimentos para a realização de uma cidadania inclusiva, representada pela efetividade dos direitos humanos e fundamentais e da democracia. Estrutura-se em torno de duas áreas de concentração. Fundamentos Constitucionais do Direito Público e Privado abrange três linhas de pesquisa: Direito, Ciência, Tecnologia & Inovação; Eficácia e Efetividade da Constituição e dos Direitos Fundamentais no Direito Público e no Direito Privado; e Hermêneutica, Justiça e Estado Constitucional. Teoria Geral da Jurisdição e Processo tem ênfase em Jurisdição, Efetividade e Instrumentabilidade do Processo.

» Veja os dados do programa

Ecologia e Evolução da Biodiversidade

O Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da Biodiversidade (antigo PPG em Zoologia) se organiza em três linhas de pesquisa: Ecologia e Conservação; Sistemática e Biodiversidade; e Zoologia Aplicada. Além da forte tradição na pesquisa em Zoologia, o PPG conta atualmente com um quadro de orientadores que atua em diversas áreas da ecologia, evolução e sistemática de vários grupos de organismos  

» Veja os dados do programa

Economia do Desenvolvimento

O Programa de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimento proporciona aos alunos a possibilidade de se especializarem de forma sólida e plural. A partir de parcerias de pesquisa e convênios, podem desenvolver parte dos estudos em centros de excelência no exterior. Há duas áreas de concentração: Desenvolvimento Econômico e Economia Regional, com as linhas de pesquisa em Crescimento, Inovação e Equidade; e Aglomeração Produtiva, Agronegócio e Meio Ambiente.

» Veja os dados do programa

Educação

O Programa de Pós-Graduação em Educação tem contribuído para a formação de especialistas e pesquisadores na área que atuam em diversos setores da sociedade. As linhas de pesquisa envolvem as seguintes dimensões: Formação, Políticas e Práticas em Educação; Pessoa e Educação; e Teorias e Culturas em Educação.

» Veja os dados do programa

Educação em Ciências e Matemática

O PPGEDUCEM, desde a sua origem, tem como área de concentração a “Educação Científica”. Nesse sentido, os campos das Ciências e da Matemática são percebidos de modo integrado, inter-relacionando-se no processo de alfabetização e de educação científica.

O principal objetivo do Programa é formar pesquisadores na área de Ensino (área 46), com ênfase na interdisciplinaridade, tendo, como público alvo preferencial professores graduados em Ciências, Física, Química, Biologia, Matemática.

» Veja os dados do programa

Engenharia e Tecnologia de Materiais

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia de Materiais se destaca por seu caráter interdisciplinar no estudo das propriedades, processamento e aplicações de materiais. As áreas de concentração em Engenharia e Tecnologia de Materiais e Materiais e Processos Relacionados têm como linhas de pesquisa Biomateriais, Biomecânica e Bioprocessos; Materiais e Processos para Mitigação e Controle de Impactos Ambientais; Materiais Metálicos; Materiais Nanoestruturados; Materiais Poliméricos; Modelagem e Simulação Aplicadas a Materiais e Processos; e Semicondutores e Células Solares.

» Veja os dados do programa

Filosofia

O Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCRS é um dos mais experientes do Brasil, tendo, ao longo do tempo, acumulado know how em pesquisa, docência e inovação filosófica. Consolida-se em padrões internacionais de qualidade, através de projetos docentes e discentes de pesquisa em universidades estrangeiras e nacionais. A área de concentração em Ética e Filosofia Política tem como linhas de pesquisa Estado e Teorias da Justiça; e Fundamentação da Ética. Metafísica e Epistemologia se divide em Dialética; Epistemologia Analítica; Fenomenologia e Hermenêutica; e Filosofia na Idade Média.

» Veja os dados do programa

Gerontologia Biomédica

O Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica tem como objetivo maior fornecer subsídios e habilidades para que o egresso possa desempenhar funções de docente-pesquisador. As atividades e a sua estrutura exigem que o aluno, ao final do curso, demonstre ser capaz de planejar e executar investigações científicas na área, primando pela qualidade acadêmica e ética de sua pesquisa. Além do ensino superior, o egresso pode atuar em grupos interdisciplinares de estudos e de ação na comunidade. As linhas de pesquisa são: Aspectos Biológicos no Envelhecimento; Aspectos Socioculturais, Demográficos e Bioéticos no Envelhecimento; Aspectos Clínicos e Emocionais no Envelhecimento; e Envelhecimento e Saúde Pública.

» Veja os dados do programa

História

Com destaque nacional e inserção internacional, o Programa de Pós-Graduação em História tem uma posição de excelência na formação de pesquisadores e na produção de conhecimento historiográfico. A área de concentração é História das Sociedades Ibéricas e Americanas, sob a qual se articulam suas quatro linhas de pesquisa: Sociedade – Política e Relações Internacionais; Sociedade – Ciência e Arte; Sociedade – Cultura Material e Povoamento; e Sociedade – Urbanização e Imigração.

» Veja os dados do programa

Letras

O Programa de Pós-Graduação em Letras tem por objetivos a formação de recursos humanos para o ensino superior e elevação de sua qualidade nos domínios da Linguística, Teoria da Literatura e Escrita Criativa em âmbito nacional e internacional e a formação de pesquisadores que contribuam para o avanço da pesquisa no campo da linguagem literária e não literária, atendendo às necessidades sociais quanto aos múltiplos aspectos da linguagem. A área de Linguística abrange as linhas de pesquisa em Teoria e Análise Linguística; e Teorias e Uso da Linguagem. Teoria da Literatura se divide em Teorias Críticas da Literatura; e Literatura, História e Memória. Leitura, Criação e Sistema Literário é a linha de pesquisa de Escrita Criativa. As três áreas têm em comum o estudo dos Fundamentos Linguístico-Literários da Linguagem.

» Veja os dados do programa

Medicina e Ciências da Saúde

O principal objetivo do Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde é promover a formação de professores e pesquisadores altamente qualificados para o exercício das atividades de ensino, pesquisa e desenvolvimento em diferentes áreas da medicina e das ciências da saúde. Mediante uma equipe interdisciplinar de docentes e acadêmicos e com o apoio de pesquisadores nacionais e internacionais de outros cursos e instituições, realiza projetos diversificados visando ao intercâmbio de conhecimentos no meio científico e à aplicação dos avanços da pesquisa básica e clínica com caráter inovador em benefício à comunidade. Clínica Cirúrgica; Clínica Médica; Farmacologia Bioquímica e Molecular e Neurociências são as áreas de concentração.

» Veja os dados do programa

Odontologia

O Programa de Pós-Graduação em Odontologia tem na pesquisa o mote principal das suas ações, juntamente com o necessário papel de formação de docentes e profissionais qualificados para as demandas regionais e nacionais. Proporciona ao aluno formação como docente e pesquisador, tendo condições de gerar conhecimento tecnológico na área. O seu corpo docente apresenta consistente produção científica internacional nas suas especialidades. As áreas de concentração são: Cirurgia Traumatologia Bucomaxilofacial; Dentística Restauradora; Endodontia; Estomatologia Clínica; Ortodontia e Ortopedia Facial; e Prótese Dentária.

» Veja os dados do programa

Pediatria e Saúde da Criança

O Programa de Pós-Graduação em Pediatria e Saúde da Criança busca formar docentes e pesquisadores altamente qualificados para atuarem em áreas ligadas à saúde da criança. Com produção científica de alto fator de impacto, tem várias linhas de pesquisa, entre elas Asma: Epidemiologia, Genética e Estudo de Mecanismos Básicos; Avaliação Funcional e Reabilitação em Doenças Respiratórias Crônicas; Bioética em UTI Pediátrica; Bronquiolite: Epidemiologia, Estudo de Mecanismos Básicos e Terapêutica; Células-tronco e Doenças Neurodegenerativas; Disfunção Orgânica na Criança; Epigenética e Mecanismos Moleculares do Estresse no Desenvolvimento; Epilepsia Clínica e Experimental em Pediatria; Estresse e Desenvolvimento; Fibrose Cística: Epidemiologia, Genética e Terapêutica; Imunologia Tumoral; Intervenções Diagnósticas e Terapêuticas no Recém-Nascido Crítico; e Neurologia do Comportamento e Desenvolvimento.

» Veja os dados do programa

Psicologia

Voltado a diplomados em Psicologia e áreas afins, o Programa de Pós-Graduação em Psicologia dispõe de um corpo docente conceituado e empenhado em oferecer conteúdos atualizados, através de métodos e técnicas pedagógicas inovadoras. A área de concentração em Cognição Humana se divide em Processos Cognitivos Básicos e Aplicados; e Psicobiologia, Neuropsicologia e Comportamento. Psicologia Clínica tem como linha de pesquisa Teorias, Técnicas e Intervenções em Psicologia Clínica; e a área de Psicologia Social, Processos Psicossociais: Identidades, Práticas e Contextos; e Psicologia Social da Saúde: Sujeito, Grupos, Instituições.

» Veja os dados do programa

Serviço Social

Pioneiro no Sul do país, o Programa de Pós-Graduação em Serviço Social cumpriu desde 1977 papel indutor na produção de conhecimentos da área e na formação de recursos humanos de alta qualificação no Estado, na região e no Cone Sul. O programa mantém intercâmbio docente e discente com instituições do exterior. Os egressos têm sido absorvidos pelo mercado de trabalho com muita celeridade, assumindo responsabilidade na gestão de políticas públicas e do ensino superior, como também no exercício da docência. A área de concentração Serviço Social, Políticas e Processos Sociais se divide nas linhas de pesquisa em Serviço Social, Direitos Humanos, Desigualdades e Resistências; Serviço Social, Ensino e Formação; Serviço Social, Seguridade Social e Políticas Sociais; e Serviço Social, Trabalho e Processos Sociais.

» Veja os dados do programa

Teologia

Formar professores, aperfeiçoar a reflexão e a práxis pastoral, além de capacitar para o diálogo entre fé e razão, ciência e religião no âmbito escolar, universitário, nos meios de comunicação e na sociedade são os objetivos do Programa de Pós-Graduação em Teologia. Com área de concentração em Teologia Sistemática, promove a pesquisa de temas relevantes para as comunidades de fé e para a sociedade em correspondência à sua vocação pública e eclesial. As linhas de pesquisa são: Teologia e Pensamento Contemporâneo; e Teologia, Experiência Religiosa e Pastoral.

» Veja os dados do programa

Dados atualizados até 22/04/2024