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O “II Seminário Luso-brasileiro de Educação Inclusiva: infâncias e juventudes em foco” está confirmado nos 11 e 12 de novembro de 2021, EXCLUSIVAMENTE NA MODALIDADE ON-LINE.

Tal ajuste foi necessário para preservar a saúde e garantir a participação de todos os interessados, frente ao cenário de incertezas decorrente da pandemia da COVID-19.

O evento propõe-se a promover um espaço de reflexões e debates científicos em torno da temática da inclusão nas áreas das infâncias e juventudes, considerando não somente a inclusão escolar, mas também a inclusão socioeducacional em diferentes contextos, bem como a natureza essencialmente interdisciplinar deste campo.

Os autores dos trabalhos já aprovados receberão o link para inscrição nos próximos dias, garantindo sua inserção na Programação.

A Relação dos Trabalhos Aprovados da PRIMEIRA ETAPA está divulgado no menu “Trabalhos”.

Frente a grande procura pela apresentação de trabalhos, informamos que uma nova etapa de submissões estará disponível no período de 15 de março a 15 de junho de 2021, sendo a SEGUNDA ETAPA DE SUBMISSÃO.

Informamos que o prazo foi prorrogado até o dia 21/07/2021, sendo está a última chamada da etapa de submissão.

Consulte as normas no Menu “Trabalhos” e acesse o menu “Inscrições” para verificar as datas atualizadas, pagamentos e submisssões.

Espera-se, assim, ampliar e consolidar a interlocução entre as pesquisas científicas realizadas na academia, de forma específica, em torno da temática das infâncias e juventudes. Em breve a programação oficial estará disponível.

Att., Comissão Organizadora.

        O “II Seminário Luso-brasileiro de Educação Inclusiva: infâncias e juventudes em foco” ocorreria nos dias 12 e 13 de novembro de 2020, no prédio 40 da PUCRS. Todavia, devido à atual situação mundial, ele foi adiado para os dias 11 e 12 de novembro de 2021, de forma on-line. O evento propõe-se a promover um espaço de reflexões e debates científicos em torno da temática da inclusão nas áreas das infâncias e juventudes, considerando não somente a inclusão escolar, mas também a inclusão socioeducacional em diferentes contextos, bem como a natureza essencialmente interdisciplinar deste campo.

        A primeira edição do Seminário, realizada em 2017, com o tema “O ensino e a aprendizagem em discussão”, contou com a participação de 426 pessoas, representando 19 estados brasileiros, além de participantes de Portugal e Espanha. Além disso, 83 trabalhos completos e 61 pôsteres foram apresentados.

        Nesta segunda edição, cujo tema são as “Infâncias e juventudes em foco”, o evento é organizado pela linha de pesquisa Pessoa e Educação do programa de pós-graduação em Educação da Escola de Humanidades – PUCRS, em parceria com o Centro Marista de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente. Além disso, estão envolvidos no evento pesquisadores portugueses. Espera-se, assim, ampliar e consolidar a interlocução entre as pesquisas científicas e as práticas de diferentes agentes sociais envolvidos na inclusão das infâncias e juventudes.

Promover um espaço de reflexões e debates científicos em torno da temática da inclusão nas áreas das infâncias e juventudes, de modo a inspirar pesquisadores, professores, profissionais de áreas afins e gestores públicos na ampliação e qualificação de políticas públicas ligadas à inclusão socioeducacional de crianças e jovens.

Pesquisadores, acadêmicos de graduação e pós-graduação, professores da Educação Básica, da Educação Superior e profissionais que atuam no âmbito da Saúde, Educação, Assistência Social e áreas afins.

O “II Seminário Luso-brasileiro de Educação Inclusiva: infâncias e juventudes em foco”, ocorreria nos dias 12 e 13 de novembro de 2020, foi transferido para os dias 11 e 12 de novembro de 2021, DE FORMA ON-LINE.

Em breve, daremos mais informações sobre a plataforma utilizada (Zoom Webinar).

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Comissão Organizadora:

Profa. Dra. Bettina Steren – Coord. Geral

Profa. Dra. Andréia Mendes dos Santos – Coord. Geral

Dra. Denise da Silva Maia – Coord. Comissão Científica

  • Dra. Carla Spagnolo
  • Dra. Caroline Becker
  • Dra. Glaé Machado
  • Dra. Juliana dos Santos Rocha
  • Dra. Karla Wunder da Silva
  • Dra. Katiuscha Genro Bins
  • Dra. Luzia Lima-Rodrigues
  • Dra. Mariângela Pozza
  • Dra. Rita de Cassia Petrarca Teixeira
  • Me. Ana Carolina Brandão Veríssimo
  • Me. Bruna Detoni
  • Me. Gabriela Vieira Soares de Abreu
  • Me. Isabella Azambuja
  • Me. Lisandra Almeida da Silva
  • Me. Lorena Machado do Nascimento
  • Me. Paloma Rodrigues Cardozo
  • Me. Rubiane Severo Oliva
  • Me. Sandra Canal
  • Esp. Lafaiete Luiz de Oliveira Junior
  • Esp. Mariana de Souza Arieta
  • Esp. Virgínia Cichelero

Comissão Científica:

Coordenação: Dra. Denise da Silva Maia (PUCRS)

  • Dra. Adriana Justin Cerveira Kampff (PUCRS)
  • Dr. Alexandre Anselmo Guilherme (PUCRS)
  • Dra. Ana Cristina Coll Delgado (UNOESC)
  • Dra. Andrea Perosa Saig Jurdi (UNIFESP)
  • Dra. Andréia Mendes dos Santos (PUCRS)
  • Dra. Ângela Maria Scalabrin Coutinho (UFPR)
  • Dra. Beatriz Gershenson (PUCRS)
  • Dra. Bettina Steren dos Santos (PUCRS)
  • Dra. Cleonice Alves Bosa (UFRGS)
  • Dra. Diana Carvalho de Carvalho (UFSC)
  • Dra. Edla Eggert (PUCRS)
  • Dra. Elsa Pereira Lopes (Instituto Politécnico de Leiria/Portugal)
  • Dra. Fabiana Cristina Frigieri de Vitta (UNESP)
  • Dra. Fabiane Romano de Souza Bridi (UFSM)
  • Dra. Fernanda Bittencourt Ribeiro (PUCRS)
  • Dr. Francisco Arseli Kern (PUCRS)
  • Dra. Gabriela dal Forno Martins (Zelo Consultoria)
  • Dr. Giovane Antonio Scherer (UFRGS)
  • Dra. Ilana Lemos de Paiva (UFRN)
  • Dr. José Luis Schifino Ferraro (PUCRS)
  • Dr. José Machado Pais (Universidade de Lisboa/Portugal)
  • Dra. Juliana dos Santos Rocha (PUCRS)
  • Dra. Juliana Tonin (PUCRS)
  • Dra. Katiuscha Genro Bins (Rede Municipal de Porto Alegre – PUCRS)
  • Dr. Manuel Jacinto Sarmento (Universidade do Minho – UMinho/Portugal)
  • Dra. Márcia Aparecida Gobbi (USP)
  • Dra. Márcia Denise Pletsch (OBEE – Observatório de Educação Especial e Inclusão Educacional – UFRRJ)
  • Dra. Márcia Lise Lunardi-Lazzarin (UFSM)
  • Dr. Marcos Vilella Pereira (PUCRS)
  • Dra. Maria Carmen Silveira Barbosa (UFRGS)
  • Dra. Maria de Fátima Maia (Universidade Fernando Pessoa/Portugal)
  • Dra. Maria Manuela Pires Sanches Fernandes Ferreira (Instituto Politécnico do Porto/Portugal)
  • Dra. Marinice Souza Simon (Colégio Santa Dorotéia)
  • Dr. Miguel Augusto Meneses da Silva Santos (Centro de Investigação e Inovação em Educação – inED – Escola Superior de Educação – Instituto Politécnico do Porto/Portugal)
  • Dra. Mónica de La Fare (PUCRS)
  • Dra. Mónica Silveira-Maia (Instituto Politécnico do Porto/Portugal)
  • Dra. Nozângela Maria Rolim Dantas (UFPB)
  • Dra. Natália Fernandes (Universidade do Minho – UMinho/Portugal)
  • Dra. Paula Ângela Coelho Henriques dos Santos (Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formados – CIDTFF – Universidade de Aveiro/Portugal)
  • Dr. Pedro Nuno de Azevedo Lopes dos Santos (Universidade do Porto/Portugal)
  • Dra. Sílvia Gonçalves Alves (Instituto Politécnico do Porto/Portugal)

11 de novembro de 2021

Horário Atividade
09h30 Abertura Oficial
09h45 Momento Cultural
10h Conferência de Abertura: “Inclusão: o que se passa na infância não fica na Infância”
Dra. Luzia Lima-Rodrigues – Universidade Lusófona e Instituto Politécnico de Setúbal

Dr. David Rodrigues – Universidade Portucalense

11h Debate
12h Intervalo
14h Sessão I – Comunicações Orais
15h30 Intervalo
16h Mesa redonda I: “Proteção Social e os Desafios Contemporâneos para a garantia de Direitos de/para/com Adolescências e Juventudes”
Dr. Giovane Scherer – PPG Política Social e Serviço Social/UFRGS e PPGSS/PUCRS

Dra. Juliana dos Santos Rocha – PPGEdu/PUCRS

17h Debate
17h30 Sessão de lançamento de livros (verifique abaixo no menu “Lançamento de Livros” mais detalhes)

 

12 de novembro de 2021

Horário Atividade
08h30 Mesa redonda II: “Iniciativas e práticas de inclusão social”
Víctor Freiberg e Sara Zinger – Clube Social Pertence

Guilherme Braga – Egalitê Inclusão & Diversidade/Recursos Humanos Especiais

09h30 Debate
10h Intervalo
10h30 Sessão II – Comunicações Orais e Pôsteres
12h Intervalo
14h Sessão III – Comunicações Orais
15h30 Intervalo
16h Conferência de Encerramento: “Infâncias e Juventudes: os desafios para a inclusão socioeducacional”
Ir. Me. Sandro André Bobrzyk – Centro Marista de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente

Dr. Manuel Jacinto Sarmento – UMinho

17h Debate
17h30 Encerramento

 

Carga horária (total do evento/atividade): 16 horas.

Atestado: será fornecido atestado a todos os que tiverem, no mínimo, 75% de frequência. Confirme sua presença de forma online em todos os turnos.

 

Para fazer sua inscrição, CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE

 

PRIMEIRA (1) ETAPA PARA ENVIO DE TRABALHOS: (ENCERRADA)

Prazo final para envio de trabalhos 30/11/2020
Publicação dos trabalhos aprovados no site 19/02/2021
Prazo para os participantes com trabalho aprovado NA PRIMEIRA ETAPA realizarem a sua inscrição, inserindo os dados do trabalho  19/02/2021 a 05/03/2021
(OBS.: estes participantes receberão um e-mail com o link de inscrições diretamente da comissão.)

 

SEGUNDA (2) ETAPA PARA ENVIO DE TRABALHOS: PRAZO PRORROGADO ATÉ 21/07/2021

Prazo final para envio de trabalhos 15/03/2021 a 21/07/2021
Publicação dos trabalhos aprovados no site 17/09/2021
Prazo para os participantes DA SEGUNDA ETAPA om trabalho aprovado realizarem a sua inscrição  17/09/2021 a 06/10/2021
(OBS.: estes participantes receberão um e-mail com o link de inscrições diretamente da comissão.)

Importante: após todos os participantes com trabalhos aprovados realizarem sua inscrição (conforme prazos acima), será liberado o link de inscrição para os demais públicos.

Data prevista: 07/10/2021

 

Modalidade Até 10/09/2021 11/09/2021 a 11/10/2021   12/10/2021 a 12/11/2021
Alunos PUCRS R$ 120,00 R$ 140,00 R$ 160,00
Alumni PUCRS (diplomados) R$ 120,00 R$ 140,00 R$ 160,00
Professores de Educação Básica e profissionais da Educação Social R$ 120,00 R$ 140,00 R$ 160,00
Alunos externos R$ 150,00 R$ 170,00 R$ 190,00
Alunos de pós-graduação R$ 150,00 R$ 170,00 R$ 190,00
Professores de Educação Superior R$ 180,00 R$190,00 R$ 200,00
Público Geral R$ 180,00 R$ 190,00 R$ 200,00

 

 

CLIQUE NOS LINKS ABAIXO E VERIFIQUE:

* DATA E HORÁRIO DAS APRESENTAÇÕES

* TEMPLATE (MODELO) DE TRABALHO – COMUNICAÇÃO ORAL

* TEMPLATE (MODELO) DE TRABALHO – PÔSTER DIGITAL

 

PRAZO PARA ENVIO DE TRABALHOS – 1 ETAPA: (ENCERRADA)

ACESSE AQUI A RELAÇÃO DOS TRABALHOS JÁ APROVADOS – 1 ETAPA

 

PRAZO PARA ENVIO DE TRABALHOS – 2 ETAPA: 15/03/2021 a 21/07/2021 (ENCERRADA)

ACESSE AQUI A RELAÇÃO DOS TRABALHOS JÁ APROVADOS – 2 ETAPA

 

SUBMISSÃO DE COMUNICAÇÃO ORAL:

Trabalho completo (de 12 a 15 páginas), contendo, dentro desse limite de páginas:

  • Se trabalho de pesquisa ou relato de experiência: Resumo (250 palavras), Palavras-chave (de três a cinco palavras), Introdução (apresentação do tema, problema de pesquisa e fundamentação teórica), Objetivos, Método, Resultados, Discussão, Conclusões ou Considerações Finais e Referências.
  • Se trabalho estritamente teórico: Resumo (250 palavras), Palavras-chave (de três a cinco palavras), Introdução (apresentação do tema), Objetivos, Desenvolvimento, Conclusões ou Considerações Finais e Referências.

– Formato: Fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas simples no resumo e 1,5 no restante do texto, todo o texto com alinhamento justificado. Citações e referências conforme normas da ABNT.

– Enviar 01 arquivo, em formato word (ver Template logo abaixo), com o trabalho na íntegra  com identificação de todos os autores (para fins de publicação de anais). Neste arquivo, deverá constar título do trabalho, eixo temático, autores, respectivas filiações institucionais e e-mail do primeiro autor, resumo, palavras-chave e texto completo. Para envio do artigo aos avaliadores, os autores serão excluídos do arquivo, de modo a garantir uma avaliação cega.

Modelo: Template arquivo trabalho completo (2021).

 

SUBMISSÃO DE PÔSTER: 

– Resumo de até 500 palavras, contendo: Introdução, Objetivos, Método, Resultados e Conclusões ou Considerações Finais. Somente serão aceitos trabalhos de pesquisa ou de relato de experiência e não trabalhos estritamente teóricos. Logo abaixo do resumo, inserir de três a cinco palavras-chave.

– Formato: Fonte Times New Roman, tamanho 12, único parágrafo justificado, espaçamento simples. No resumo não se deve utilizar citações, tampouco figuras ou tabelas.

– Enviar 01 arquivo, em formato word (ver Template logo abaixo), com o resumo e com a identificação de todos os autores (para fins de publicação de anais). Neste arquivo, deverá constar título do trabalho, eixo temático, autores, respectivas filiações institucionais e e-mail do primeiro autor, resumo e palavras-chave. Para envio do resumo aos avaliadores, os autores serão excluídos do arquivo, de modo a garantir uma avaliação cega.

Modelo: Template arquivo resumo (2021).

 

IMPORTANTE:

  • CASO O SEU TRABALHO SEJA APROVADO NO EVENTO, É FUNDAMENTAL QUE PREENCHA OS DADOS DELE NO MENU TRABALHOS” DA FICHA DE INSCRIÇÃO.
  • SE NÃO CADASTRAR OS DADOS DO TRABALHO NA FICHA DE INSCRIÇÃOO PARTICIPANTE FICA CIENTE QUE O ATESTADO NÃO SERÁ EMITIDO PÓS-EVENTO. Qualquer erro na digitação dos dados é de responsabilidade do participante. Logo, pedimos total atenção, pois os atestados serão emitidos uma única vez e não poderão ser corrigidos.
  • Cada inscrito poderá enviar 01 trabalho como Comunicação oral e 01 trabalho como Pôster, na condição de primeiro autor.
  • O inscrito poderá constar como coautor em outros trabalhos, desde que enviados por outros participantes.
  • O número máximo de participantes por trabalho (autor + coautores) é de 03 pessoas.
  • Somente serão aceitos trabalhos já concluídos e/ou em andamento que apresentem resultados parciais. Não serão aceitos projetos de pesquisa ou de extensão a serem realizados.
  • A Comissão Científica comunicará por e-mail a aprovação dos trabalhos. Ao final de todas as avaliações, será publicada a relação completa de trabalhos aprovados no site do evento.
  • Somente após receber a aprovação do trabalho por e-mail, o autor principal deverá acessar o site do evento, inscrever-se, preencher os dados do trabalho (título, autores e seus respectivos CPFs e e-mails e a Instituição de Ensino), finalizar a inscrição e realizar o pagamento.
  • Pelo menos um dos autores deverá estar inscrito (com pagamento pago) no evento e será conferido o atestado de apresentação apenas para o autor responsável pelo envio do trabalho. Os demais coautores terão seus nomes na sequência do atestado e divulgados nos Anais do evento. Todos os atestados (de participação e de trabalhos) serão fornecidos de forma online após o evento.

 

EIXOS TEMÁTICOS:  

1 – Políticas Públicas e Inclusão Socioeducacional de Crianças e Jovens.

2 – Articulações entre a Educação Especial e a Educação Inclusiva.

3 – Propostas curriculares, Interdisciplinaridade e Educação Inclusiva.

4 – Formação de Professores e outros Profissionais no Campo da Educação Inclusiva.

5 – Inclusão Socioeducacional e Processos de Ensino e Aprendizagem de Crianças e Jovens em Diferentes Contextos.

6 – Contribuições das Tecnologias Assistivas para a Inclusão Socioeducacional de Crianças e Jovens.

7 – Infâncias, Famílias e Intervenção Precoce.

8 – Sujeitos, Subjetividades e Educação Inclusiva.

9 – Inclusão, Projetos de Vida e Profissionalização.

10 – Gestão de Processos Inclusivos Escolares e Não Escolares.

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO:

  • Coerência e clareza
  • Relevância científica e social do trabalho
  • Rigor teórico-metodológico
  • Aspectos éticos (não ocorrência de plágio e não identificação de sujeitos e/ou instituições participantes*)
  • Correção gramatical (recomenda-se que os trabalhos passem por revisão das normas da Língua Portuguesa antes da submissão, uma vez que incorreções dessa natureza poderão resultar na eliminação do trabalho)
  • Formatação (conforme normas estabelecidas pelo evento)

* Salvo quando a instituição solicitar formalmente sua divulgação

Critérios eliminatórios:

  • Trabalhos que não atendam às normas de submissão
  • Não alinhamento do trabalho ao tema geral do evento

 

ORIENTAÇÕES PARA APRESENTAÇÃO NO DIA DO EVENTO

Pôster 

  • Deverá conter, obrigatoriamente: título do trabalho, autores, e-mail do autor principal para contato e demais elementos constituintes do trabalho propriamente dito.
  • Data e horário da apresentação: os trabalhos terão horários específicos para apresentação de forma on-line, a serem divulgados após sua avaliação, conforme cronograma. Orientações serão enviadas mais próximo ao evento.

Comunicação Oral

  • Slides deverão conter, obrigatoriamente: título do trabalho, autores, e-mail do autor principal para contato e demais elementos constituintes do trabalho propriamente dito. Solicitamos que sigam este Modelo de apresentação oral
  • Data e horário da apresentação: os trabalhos terão horários específicos para a apresentação de forma on-line , a serem divulgados após sua avaliação, conforme cronograma.
  • Tempo de apresentação: 15 minutos para cada apresentação.

CLIQUE AQUI E VERIFIQUE OS LIVROS QUE SERÃO APRESENTADOS NO EVENTO

 

Regulamento para envio de proposta de lançamento de livro

Prazo final para envio: 31/07/2021

Durante o II Seminário Luso-brasileiro de Educação Inclusiva será realizado lançamento de livros publicados em 2019 e 2021. O lançamento de livros é reservado apenas aos participantes inscritos no evento, com temáticas afins ao campo da Educação Inclusiva.

Enviar os dados abaixo para o e-mail [email protected].

  • Título do livro
  • Editora
  • Nome dos autores
  • Data de publicação
  • Imagem da capa digitalizada
  • Breve resumo (400 caracteres)

Importante: Em caso de haver grande número de livros inscritos para publicação, reservamo-nos o direito de selecionar as obras a serem lançadas durante o evento.

Responsabilidades do autor, em caso de aprovação:

Os autores que tiverem proposta de lançamento aprovada deverão estar presentes no evento para a participação na exposição, na hora e local determinado pela Organização do evento (ver Programação).

O autor será responsável pelo transporte dos livros até o local do evento, a acomodação dos mesmos no local previamente estipulado pela organização e também pela retirada do material ao término da atividade. Sugerimos que os autores façam contato com as editoras de suas obras para verificar se as mesmas estarão presentes ou representadas e se farão a exposição dos livros.

Deverá permanecer no local junto aos livros durante toda a atividade para interação com os demais participantes do evento. A comercialização dos livros é de responsabilidade do autor.

Realização

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Apoiadores

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Acesse aqui a relação de Perguntas Frequentes

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