Matrículas abertas para disciplinas eletivas que incentivam inovação

Aulas serão realizadas no Idear

Por: Redação Ascom

19/01/2017 - 09h49
Fachada do Idear

Foto: Rodrigo Marassá Ojeda – Ascom/PUCRS

Alunos de Graduação que gostariam de cursar uma disciplina eletiva fora do seu curso, para agregar conhecimentos à sua formação e desenvolver projetos inovadores com colegas de outras áreas, podem se inscrever para as disciplinas eletivas realizadas no Idear – Centro de Empreendedorismo da PUCRS. As opções são Projeto Desafios – Inovação e Impacto Social e Formação Pessoal.

Projeto Desafios – Inovação e Impacto Social (Codicred: 254PL-04)

Disponível para todos os alunos de Graduação da PUCRS, semipresencial, com turmas pela manhã e à noite. O objetivo é incentivar a atitude empreendedora e de inovação através de desafios temáticos, utilizando novas dinâmicas de sala de aula, com projeto guiados pela metodologia do Design Thinking. Neste semestre os alunos trabalharão com o tema Qualidade de Vida na Terceira Idade, propondo ações inovadoras e interdisciplinares nesta área. “As competências desenvolvidas na disciplina poderão ser utilizadas no dia a dia pessoal e profissional, sempre que houver a necessidade de pensar em uma nova maneira de resolver algum problema”, afirma a professora da disciplina, Katine Fasolo.

Formação Pessoal (Codicred: 37174-02)

As aulas vão ocorrer no horário J-K (17h30min às 19h30min), na turma 250. Serão promovidas discussões sobre a importância da formação pessoal do profissional contemporâneo como uma ação elementar no processo de construção do conhecimento. Segundo a professora da disciplina, Sônia Gomes, as aulas serão práticas e os conteúdos serão evocados a partir de experiências sensoriais de ser e estar no mundo. “Espero que isso aconteça de um modo alegre e descontraído, onde o aluno seja o protagonista de seu processo de autodescoberta incluindo o autoreconhecimento de suas habilidades e competências”, ressalta. Nesta proposta o professor se torna o facilitador do processo, e tudo se dá a partir da dinâmica que se instaura no próprio grupo.

Conheça o Idear

Pensado com a missão de despertar os alunos da PUCRS para uma atitude empreendedora e inovadora, o espaço tem como objetivo incentivar o primeiro passo, conectando o estudante ao ecossistema de empreendedorismo da Universidade, do qual também fazem parte a Incubadora de Empresas Raiar e o Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc). Oferece disciplinas eletivas, cursos de extensão, palestras, capacitações para professores e eventos que estimulam os participantes a desenvolverem competências para transformar ideias em ação.

O local ajuda a formar profissionais de diferentes áreas, que tenham vontade de mudar o mundo e gerar impacto na sociedade. Pensado a partir do conceito de Impact Labs (Laboratórios de Impacto), o Idear conta com salas de aula e recursos pedagógicos inovadores, para utilizar metodologias de ensino diferentes, como sala de aula invertida, e que envolvam inovação e prototipagem. O aluno que procurar o local vai encontrar também uma consultoria para iniciar seu projeto.