Voluntariado da PUCRS está com inscrições abertas

Voluntários poderão atuar em organizações sociais da região metropolitana de Porto Alegre 

14/03/2022 - 14h35

Arte com o logotipo do voluntariado maristaA Pastoral da PUCRS está com inscrições abertas para o programa de voluntariado marista. Idealizado a partir de uma metodologia educativa, o projeto receberá inscrições entre os dias 14 e 23 de março, que podem ser realizadas online pelo site da Pastoral. As vagas são limitadas. 

Os voluntários poderão atuar em 17 organizações na região metropolitana de Porto Alegre, em causas como a educação de crianças e jovens, bem-estar de idosos, apoio a famílias em situação de vulnerabilidade social e suporte a pessoas que se recuperam da Covid-19. 

Saiba como se inscrever para o voluntariado da PUCRS 

Para se tornar voluntário pelo programa da PUCRS é necessário possuir algum vínculo com a Universidade, como ser aluno/a de graduação ou de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), alumni/alumna (diplomado), professor/a ou técnico/a administrativo/a. 

Além disso, para ingressar no projeto, os voluntários precisam ter disponibilidade para atuar regularmente por pelo menos um semestre, de duas a quatro horas semanais, de preferência em horário comercial-escolar (manhã e/ou tarde). 

Após a inscrição, os candidatos participarão de um encontro de apresentação para conhecerem mais de perto as instituições e as possibilidades de atuação. O encontro ocorre na PUCRS, no dia 26 de março, das 14h às 16h, e a presença é obrigatória para iniciar o voluntariado. 

Mais informações sobre as etapas do processo e as instituições fazem parte do projeto, bem como depoimentos de voluntários sobre essa experiência e respostas para as dúvidas mais frequentes sobre o voluntariado estão disponíveis no site da Pastoral. 

Voluntariado educativo 

A metodologia educativa procura proporcionar ao voluntário uma experiência transformadora por meio da reflexão e compreensão dos contextos sobre os quais atua, desenvolvendo seu senso crítico e estimulando seu empenho na busca por um impacto mais permanente na comunidade. 

Além da oportunidade de vivenciarem novas experiências e de contribuir para uma cultura mais solidária, os alunos que completarem 40 horas de atuação poderão solicitar junto aos seus cursos o aproveitamento do voluntariado como atividade complementar. 

Impacto na comunidade 

No ano de 2021, participaram do projeto 94 voluntários da Universidade, que realizaram mais de 4 mil atendimentos em 13 organizações sociais, no formato remoto e presencial, dedicando seu tempo e disponibilidade em prol da transformação de realidades sociais. 

Reforço escolar, aulas de inglês, oficinas de primeiros socorros, conversas com estudantes do ensino médio, entrega de cestas básicas, organização de eventos e o apoio no gerenciamento de redes sociais foram algumas das atividades desenvolvidas nas instituições parceiras. 

Dúvidas ou solicitação de informações podem ser encaminhadas para o e-mail [email protected] ou para o WhatsApp da Pastoral (51) 98335-0187.

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas