Equipe de Mediação conquista prêmios no CPR International Mediation

Equipe garantiu os títulos de Melhor Advogado e Melhores Memoriais no CPR International Mediation

12/04/2019 - 14h28
Escola de Direito, Mediação e Arbitragam, Negociação, CPR International Mediation Competition

Os estudantes precisaram defender seus argumentos em inglês. Foto: Divulgação Escola de Direito

A equipe de Mediação da PUCRS conquistou o primeiro lugar nas categorias de Melhor Advogado e Melhores Memoriais Escritos durante o 2019 CPR International Mediation Competition, ocorrido nos dias 5 e 6 de abril. O evento, promovido pelo International Institute for Conflict Prevention & Resolution, realiza competições de mediação (técnica extrajudicial de resolução de conflitos) em inglês entre universidades de todo o mundo. A disputa, que reuniu 18 instituições de ensino superior no Centro de Arbitragem e Mediação, em São Paulo, é a única de caráter internacional a ocorrer na América Latina.

Network e preparação

Além das faculdades de Direito brasileiras, estiveram presentes representações dos Estados Unidos, Índia e Quênia. De acordo com Andressa Garcia, 28 anos, coach de mediação da PUCRS, o concurso é uma excelente forma de gerar trocas culturais e explorar possibilidades no mercado. “As diferenças de cultura refletem na forma como os conflitos são conduzidos por cada time, e os integrantes adoram conhecer as realidades uns dos outros fora do processo, descobrir coisas em comum e peculiaridades”, comenta.

Os times assistiram, no dia 4 de abril, a palestras relacionadas ao desafio proposto. Divididas em dois ciclos de três painéis, as apresentações foram conduzidas por nomes importantes da mediação e negociação internacional, como Thomas Valenti, Denise Shaw, Monica Costa, Adriana Braghetta, Clare Connellan e Olivier Andre. A meta era aperfeiçoar habilidades e fornecer uma visão profissional sobre o problema.

Escola de Direito, mediação, arbitragem, CPR International Mediation Competition

O time da PUCRS comemorou a conquista dos prêmios de Melhor Advogado e Melhores Memorais. Foto: Divulgação Escola de Direito

Quem frequenta as competições está em contato direto com o mercado de mediadores. Conforme Alessandra, os eventos são uma porta de entrada para aqueles que pretendem atuar na área. “É um ambiente onde cruzamos com muitas pessoas, temos acesso à muitas ideias. Vindo todos os anos, acompanhamos os projetos nascendo, saindo do papel e decolando”. Em ascensão no Brasil, as mediações são hoje realizadas no âmbito do Poder Judiciário e em Câmaras Privadas de Mediação e Arbitragem.

Desafio, competição e resultados

Para Daniela Raad, 28 anos, advogada e também coach da equipe de mediação, o principal desafio dos times brasileiros é articular suas estratégias em inglês. “Montar um plano complexo, mas com espaço para improvisar e ter jogo de cintura, tudo em outra língua, é um aprendizado muito significativo”. As universidades se enfrentam nas posições de requeridas, requerentes e mediadoras, em duplas predefinidas. A PUCRS avançou até as oitavas de final, concorrendo com a Universidade de Harvard e Universidade de São Paulo e trouxe para casa os prêmios de Melhor Advogado, conquistado pela oradora Ana Vitória Zanatta, e Melhores Memoriais escritos.

“Um reconhecimento desses tem um peso importante para a Escola de Direito e para os nossos membros”, esclarece Daniela. De acordo com a advogada, as premiações indicam o alto nível do currículo da Escola e dos estudos realizados pelo grupo. “Estávamos competindo com Universidades de muita tradição e renome no mundo e ainda assim nos destacamos”, comemora. A conquista de Ana Vitória, ainda que individual, foi celebrada por todos. “É muito empenho, apostamos muito uns nos outros, voltar com dois títulos é gratificante e inspirador”, festeja.

Mediação, Negociação e Arbitragem

Escola de Direito, mediação e arbitragem, CPR International Mediation Competition

Os participantes são alunos e diplomados PUCRS. Foto: Divulgação Escola de Direito

Alternativas para solucionar conflitos de forma extrajudicial, as técnicas de mediação, negociação e arbitragem se popularizaram nos últimos anos. Entre as vantagens dos métodos, estão a possibilidade de resolver as divergências sem a necessidade da presença de um magistrado e a diminuição do número de processos em curso na justiça, impactando diretamente na velocidade e eficiência do sistema jurídico.

Estudantes de graduação da PUCRS interessados no tema e na preparação para competições podem participar dos grupos de estudos ofertados pela Escola de Direito ou inscrever-se na disciplina Alternative Dispute Resolution: Mediation, Arbitration and Conciliation, que ocorre às sextas-feiras, das 8h às 10h40min, no espaço do Idear, sala 210 do Living 360