O futuro do jornalismo é a temática da quinta temporada do projeto “Sem Estúdio”, do Editorial J

Maria José Braga é a primeira convidada do programa de entrevistas coletivas

Por: Fabiana Damian - Editorial J

01/04/2022 - 17h50

O programa de entrevistas ao vivo Sem Estúdio, produção do Editorial J, Laboratório Convergente do Curso de Jornalismo da Famecos/PUCRS, está de volta em sua quinta temporada. Com estreia na próxima terça-feira (05), às 20h, o programa vai discutir o futuro do jornalismo ao longo da primeira metade do ano. Maria José Braga, Presidenta da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), é a primeira convidada. A transmissão acontece na página do facebook do Editorial J e o público pode mandar perguntas através dos comentários.

No ano em que o curso de jornalismo da PUCRS completa 70 anos, o Sem Estúdio vai receber grandes nomes da profissão para debater perspectivas para o futuro. A convidada da estreia, Maria José Braga, é graduada em Jornalismo e em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás. Ela integra o Comitê Executivo da Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ) e representa a categoria dos jornalistas no Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional. Na pauta estarão a transformação do jornalismo com a pandemia, a liberdade de imprensa, e os ataques contra jornalistas.

Em seus episódios seguintes, o Sem Estúdio também vai receber os jornalistas Branca Vianna, fundadora da rádio Novelo, e Sérgio Ludtke, editor-chefe do Projeto Comprova. Eles estarão ao vivo nos dias 12 e 19 de abril, respectivamente.

Em sua primeira temporada, o Sem Estúdio abordou o jornalismo na pandemia, e recebeu convidados como Isabel Vincent (New York Post), José Roberto de Toledo (revista piauí) e Andrei Netto (Headline News). Direitos Humanos, Cidadania e Violência foram as temáticas da segunda, terceira e quarta temporada.

Produzido por alunos de jornalismo da Famecos, o Sem Estúdio já alcançou mais de mil pessoas em suas primeiras temporadas. Para ficar informado sobre o programa, acompanhe o @editorialj nas redes sociais.