Entrevista com Mírian Leitão | Sem Estúdio

Jornalista paraticipa do programa de entrevista na terça-feira, 27 de outubro, às 19h, pelo Facebook do Editorial J

23/10/2020 - 12h52

Mírian Leitão, Famecos, jornalismo, sem estúdioNesta terça-feira, 27 de outubro, às 19h, acontece mais um episódio programa Sem Estúdio, uma produção do Editorial J, Laboratório Convergente do Curso de Jornalismo da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos. Nesta temporada, o tema abordado será Direitos Humanos. A convidada deste episódio é a jornalista e comentarista de economia da GloboNews e do O Globo, Mírian Leitão. A jornalista debaterá sobre a crise econômica e a ameaça a democracia. A transmissão ocorre na página do Facebook do Editorial J e o público pode mandar suas perguntas nos comentários para serem lidos no ar.

Sobre a convidada

Uma das mais respeitadas profissionais do jornalismo brasileiro, Míriam Leitão já recebeu os prêmios internacionais Maria Moors Cabot e Econômico Ibero-Americano, e os nacionais Esso, Vladimir Herzog e Ayrton Senna. Na literatura, conquistou o Jabuti de Livro do Ano Não Ficção, em 2012. Ela é uma das recordistas em troféus dos prêmios Comunique-se (13, no total) e Mulher Imprensa (nove), além de ser premiada quatro vezes na eleição dos +Admirados Jornalistas de Economia, Negócios e Finanças. Também pelo conjunto da sua obra, recebeu os prêmios Abraji, ACIE e Personalidade da Comunicação. Em 1972, durante a ditadura militar, a então militante do PCdoB, Míriam Leitão, foi presa e torturada pelos soldados do Exército. Ela tinha 19 anos e estava grávida do primeiro filho.

Sobre o programa

O episódio desta semana é o nono da atual temporada, que tem como temática os Direitos Humanos e já recebeu, dentre outros nomes, Preto Zezé (presidente da CUFA), Ailton Krenak (líder indígena) e Valéria Barcellos (cantora gaúcha). Na primeira temporada, a pauta foi o jornalismo, entre os entrevistados estiveram Isabel Vincent (New York Post), José Roberto de Toledo (Revista Piauí), Pedro Dória (Canal Meio) e Marcelo Canellas (Rede Globo). Todas as entrevistas estão disponíveis para serem assistidas no Facebook do J. O Sem Estúdio alcança, em média, mais de duas mil pessoas em cada uma das suas edições através da rede social.

Há nove anos, o Editorial J recebe estagiários e alunos voluntários dos mais variados semestres, que produzem, diariamente, conteúdos em diversas linguagens e plataformas. Neste período, o grupo já conquistou 27 prêmios de jornalismo regionais e nacionais. A produção pode ser encontrada no site e nas redes do @editorialj.

Informações do evento

Outros eventos Ver todos