Estudantes da Famecos criam quiz interativo sobre a eleição no RS

21/09/2022 - 20h10

Conteúdo é baseado nas propostas de governo e aponta índice de afinidade com cada candidato a governador

Com as eleições de 2022 chegando, os estudantes de jornalismo da Escola de Comunicação, Artes e Design — Famecos, da PUCRS, iniciaram sua tradicional cobertura eleitoral, realizada desde 2012.
Para esta edição, o Projeto Famecos nas Eleições traz uma novidade interativa. O programa oferece um quiz sobre as propostas dos candidatos ao Governo do Rio Grande do Sul (RS), levando informação de um jeito descontraído e prático ao eleitor.

Com a supervisão dos professores do Observatório Social do Jornalismo – Flávia de Quadros e Fábio Canatta – em colaboração com o coLAB. Os alunos analisaram os 10 planos de governo registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a elaboração do teste, com o objetivo de gerar um percentual de afinidade com cada candidato.

Os estudantes do Projeto Famecos nas Eleições participaram da produção e cobertura dos debates dos aspirantes ao cargo de senador, vice-governador e governador do RS, ao vivo, pelas plataformas Instagram e Twitter, em parceria com a RDCTV.

Estudantes da Escola de Comunicação, Artes e Design - Famecos participando do Projeto Eleições, em parceria à RDCTV

Estudantes da Famecos participando do Projeto Eleições, em parceria à RDCTV/ Foto: Marinah Nogueira/ Famecos/PUCRS

Para a decana Rosângela Florczak, o conteúdo é de grande relevância. Ela comenta sobre a importância da participação da Escola nas eleições de 2022. “Não é só sobre a cobertura dos fatos e acontecimentos que envolvem a campanha eleitoral e o dia das eleições propriamente, mas também da criação de outros recursos de comunicação”, afirma a decana.

“É um momento em que nosso exercício de cidadania se deve fazer pleno. Conhecer as propostas é muito importante e o quiz é uma forma divertida de conhecer os planos e ver o quanto nós temos afinidade com uma ou outra plataforma de governo”, conclui Florczak.

Para a segunda etapa do projeto, o Famecos nas Eleições conta com a parceria do jornal digital Sul21 para cobertura no dia do pleito, 2 de outubro.
O quiz tem como principal objetivo a difusão das propostas governamentais dos candidatos, levando informação de qualidade. A tradição da Famecos continua, com inovação e interatividade.

Para realizar o quiz, acesse aqui.