Em clima de festa, estudantes retornam às aulas presenciais

Famecos retorna às aulas com programação especial

Por: Guylherme Alves, Dayana Carvalho e Renata Lages

04/03/2022 - 16h42

Nesta quarta-feira, 2 de março, a PUCRS retomou as aulas presenciais. Após dois anos de aulas online, os estudantes puderam voltar às salas de aula.

No primeiro dia do projeto “Voltas às Aulas” a universidade propôs uma dinâmica diferente para o acolhimento dos alunos da Escola de Comunicação: apresentação do campus, tour pelo prédio 7 e conversas abertas para esclarecimento de dúvidas.

Crédito: Guylherme Alves, Renata Lages e Dayana Carvalho

Na Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos, a dinâmica iniciou com a fala da Decana Rosângela Florczak, no auditório do prédio 40 no turno da manhã, e no próprio auditório da Famecos nos turnos da tarde e noite. “É Importante que a gente mantenha o uso da máscara, o uso do álcool em gel, que estará disponível em todos os espaços.” Destacou a Decana no acolhimento aos alunos. Ela também esclareceu dúvidas gerais sobre o prédio e o funcionamento da secretaria.

Amanda Gorziza, estudante do sétimo semestre de jornalismo, relatou sua experiência no primeiro dia de volta às aulas: “a recepção da Famecos no primeiro dia foi muito especial, principalmente por estarmos de volta às aulas presenciais depois de dois anos de pandemia. Me senti acolhida com as falas da Decana e do coordenador do curso, Fábian. Foi muito bom rever os professores e colegas após tanto tempo tendo contato apenas pelas telas do computador.”

Num segundo momento, o coordenador de cada curso encaminhou seus calouros e veteranos para uma sala mais reservada, onde puderam conversar sobre seus respectivos cursos. Durante o decorrer das conversas, o sentimento de saudade e felicidade em estar de volta eram visíveis.

O tour pela Famecos ocorreu logo em seguida, para que os alunos pudessem aos poucos irem se reconectando. Instruções sobre a utilização da rede WiFi, das impressoras e dos laboratórios foram os assuntos mais comentados.

No saguão tocava música nos alto-falantes, mas nada era melhor do que o som das conversas nos corredores e as risadas dos reencontros de amigos e colegas. Um (re)começo diferente e muito esperado por todos que circulam pela Famecos.