Doutorando em Comunicação pesquisa vida e obra do jornalista Albert Camus

O estudante Arthur Simões Pires se dedica ao estudo do jornalista argelino, que já foi ganhador do Prêmio Nobel de Literatura

13/11/2023 - 16h27

Foto: Gabriel Pedroso

Orientado pelo professor da Escola de Comunicação, Artes e Design, Antonio Carlos Hohlfeldt, o doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social Arthur Simões Pires estuda o jornalista argelino Albert Camus, que completaria 110 anos em novembro de 2023 se estivesse vivo. Camus foi um dos principais nomes de sua geração de intelectuais na França, abordando, principalmente, a condição humana, chegando a ganhar o Prêmio Nobel de Literatura em 1957. Se tornou notório por ser um pensador idealista, defendendo que a vida não possui sentido algum e que isso deve ser encarado como uma libertação. Assim, foi um pensador que se envolveu amplamente nas grandes questões políticas de seu tempo e que tinha certeza de suas convicções. 

Para o doutorando, as discussões sobre o jornalista são bastante pertinentes no contexto atual. “Um exemplo bastante latente é a discussão contemporânea sobre liberdade de expressão: de um lado, tem-se um grupo que reivindica o fim dos limites, doa em quem doer; de outro, tem-se aqueles que desejam os limites e que entendem, no máximo, ser necessário os fazer mais visíveis, a fim de tornar evidente a relação da restrição com a saúde da democracia” destaca. 

Em sua tese de doutorado, Grohs busca entender o pensamento jornalístico de Camus, compreendendo como suas ideias se constituíam através de manifestações jornalísticas. Para além disso, o doutorando destaca que o seu objeto de estudo, além de jornalista, também era ensaísta, literato e dramaturgo “Meu foco está no jornalismo, mas vivo um regime contínuo de estudos sobre seu ensaísmo filosófico, sua literatura e seu teatro. Aproprio-me dos conceitos para, mais tarde, poder observar a conjuntura de seu legado no mais próximo possível de sua totalidade” relata.  

Na busca por compreender a trajetória do argelino, nos últimos anos, o doutorando publicou 7 artigo, sendo alguns dos títulos:  As concepções de Albert Camus sobre Jornalismo e a prática jornalística, Notícias falsas e teorias da conspiração face ao absurdo, Sob a lâmina da guilhotina: contribuição de Albert Camus para a Ecologia das Mídias e também O pensamento jornalístico de Albert Camus sobre a questão argelina. Além dos artigos acadêmicos, o doutorando também teve um artigo de opinião publicado no jornal Folha de São Paulo. O artigo Ler Camus é desafiar o vazio da condição humana, foi publicado no dia 7 de novembro, data de aniversário do jornalista. 

Ingresse no Mestrado e Doutorado em 2024 

Estão abertas as inscrições para os 20 Programas de Pós-Graduação em nível de mestrado e doutorado, entre eles o PPG em Comunicação Social. Os diferentes cursos possibilitam que você se torne referência na sua área de interesse, amplie suas oportunidades e transborde suas descobertas para toda a sociedade. As inscrições podem ser realizadas até o dia 1º de dezembro.  

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas