14/12/2018 - 12h10

Diretoria de Educação Continuada apresenta panorama atual e desafios futuros

Portfolio dos cursos Lato Sensu para 2019 foi apresentado, além da nova estrutura da área

Foto: Bruno Todeschini

A Diretoria de Educação Continuada reuniu todas as lideranças envolvidas e responsáveis pela condução do processo de reestruturação da área e renovação do portfólio dos cursos Lato Sensu na manhã de 13 de dezembro para apresentação da oferta completa de cursos para 2019 e resultados de 2018. O movimento responde às exigências do momento atual e de prospecção futura. “A educação continuada se reflete no movimento PUCRS 360°, que visa olhar de forma especial para o motivo de existirmos: nossa graduação, nossa extensão, nossa pós-graduação Lato e Stricto Sensu”, destacou o pró-reitor de Graduação e Educação Continuada, Ir. Manuir Mentges.

Atualmente a Universidade conta com 28 mil alunos regularmente matriculados em todas essas categorias e o encontro reforçou a importância de manter o alto nível de qualidade e excelência na educação. “A concretização disso se dá a partir do engajamento de todos”, reforçou o pró-reitor. “Temos a convicção de que poderemos ir mais longe e que a educação continuada se configura como eixo estruturante em uma universidade com as características da PUCRS”, completou o Reitor Ir. Evilázio Teixeira em sua fala.

Grande potencial

Foto: Bruno Todeschini

No contexto atual de complexidade, são exigidas das universidades novas interfaces com a sociedade, a fim de identificar e atender demandas. “Para desenvolver e alcançar o grande potencial da área de educação continuada, é preciso uma visão estratégica clara e compartilhada sobre os objetivos que se busca alcançar com os cursos de Lato Sensu. Esse é o ponto de partida para o processo de transformação e renovação”, comentou o reitor.

Para 2019, Ir. Evilázio aponta oportunidades de crescimento dos cursos Lato Sensu, tanto presencial quanto por meio do PUCRS Online, não apenas no Estado, mas no País e até mesmo globalmente. Para isso, flexibilidade e capacidade de adaptação são aspectos importantes. “Só poderemos alcançar essas metas através do trabalho de pessoas que acreditem nesse modelo e se empenhem em aperfeiçoá-lo e fazê-lo acontecer. É uma visão compartilhada e de corresponsabilidade que cabe a todos”, ressaltou Ir. Evilázio.

Panorama e desafios

Foto: Bruno Todeschini

A diretora de Educação Continuada, Renata Bernardon, apresentou os resultados alcançados pela área nos últimos três anos. Atualmente, a Universidade conta com cerca de 10 mil alunos ativos nas modalidades presencial e online. Com a Pós PUCRS Online, fruto da parceria com UOL Editech, a Instituição está presente em todos os estados brasileiros, sendo que apresenta concentrações de alunos significativas nos estados de SP, RJ, MG, SC e PR.

Os cursos presenciais se qualificam constantemente e também apresentam movimentos significativos, com o lançamento de mais de 20 opções de especializações inéditas. “Nos últimos três anos, ofertamos em torno de 90 cursos presenciais ao ano, resultado de um trabalho realizado em conjunto com todas as Escolas”, conta. Outra área destaca na apresentação é a extensão, com 400 cursos ofertados em todas as áreas do conhecimento e envolvendo mais de 7 mil alunos por ano.

Dentre os principais atributos que levam os estudantes a escolher a PUCRS, Renata destacou a posição em importante rankings como melhor universidade privada do Brasil, o portfólio de cursos que atende todas as áreas do conhecimento, professores com experiência de mercado e qualidade acadêmica. Para 2019 serão ofertados 74 cursos presenciais, sendo 20 em primeira edição, 36 reedições e 18 de práticas médicas hospitalares. Os cursos PUCRS Pós Online contarão com 11 lançamentos e uma reedição, além de uma nova edição, ainda em elaboração, que vai ao encontro da proposta global. “A expectativa com o portfólio de 2019, é consolidar ainda mais a Educação Continuada da PUCRS”, complementa Renata.