21/02/2019 - 15h47

Conjunto de valores orienta atendimento de excelência

Projeto Jeito PUCRS de Acolher e Servir elege seis comportamentos para o nosso dia a dia

jeitopucrs, acolher, servir, cepuc, biblioteca central irmão josé otão

Técnicos serão capacitados até abril/Fotos: Camila Cunha

Em torno de 1,3 mil profissionais que atendem os nossos públicos farão capacitações até abril, dentro do projeto Jeito PUCRS de Acolher e Servir. Vinte e quatro colaboradores que participaram da primeira fase e contribuíram para a iniciativa foram escolhidos como multiplicadores. O projeto representa um conjunto de valores e práticas que identifica uma forma única de nos relacionarmos com a comunidade.

Liderado pela equipe de Gestão de Pessoas, o projeto conta com parcerias das Pró-Reitorias (Prograd, Propesq e Proex), do Centro de Pastoral e Solidariedade, da Assessoria de Comunicação e Marketing e do Laboratório de Criatividade do Tecnopuc – Crialab.

Seis jeitos de acolher e servir

Nossa conduta está baseada nos valores maristas, que fundamentam a atuação dos profissionais que fazem parte da Instituição. São esses seis comportamentos que esperamos vivenciar no dia a dia de trabalho na Universidade:

Sim, é comigo

Comprometa-se com o atendimento independente do público.

Compreender antes de agir

Entenda a necessidade do outro e busque soluções como se a demanda fosse sua.

Juntos podemos mais

Seja um multiplicador de boas práticas contribuindo para gerar resultados efetivos.

Acolher é o nosso forte

Seja presença atenta proporcionando um ambiente acolhedor e respeitoso.

Conhecer para melhor atender

Busque constantemente o conhecimento para apresentar soluções claras, com propriedade e agilidade.

Sempre é tempo de melhorar

Aprenda com seus erros e proponha melhorias em práticas e processos.

Engajamento

No dia 19 de novembro, se encerrou a primeira etapa do projeto em evento no Crialab. Nessa fase, foram quatro workshops para a criação coletiva de um modelo de atendimento que traduzisse nossos valores em diferenciais. Mais de 80 profissionais que desempenham funções de acolher os públicos nas mais variadas áreas da PUCRS participaram contribuindo para a construção dos seis comportamentos. A área de Gestão de Pessoas, que lidera o projeto, contou com o engajamento de 24 multiplicadores – selecionados na etapa inaugural – para capacitar todos os profissionais de atendimento nesse modelo.

jeitopucrs, acolher, servir, cepuc, biblioteca central irmão josé otão

Profissionais conhecem os seis jeitos de acolher e servir

Natalia Mansur, do Centro de Eventos, uma das multiplicadoras, lembra que o Jeito PUCRS de Acolher e Servir está muito mais ligado a valores do que a regras prontas. “É uma forma de refletir sobre o impacto das atitudes na nossa vida e como melhorar a relação com os alunos e o público em geral.” Ressalta ainda o fato de o modelo ter sido trabalhado por quem atua na linha de frente. “A gente se sente parte do processo.”

Outra multiplicadora, Camila Rodrigues, que atua no Parque Esportivo, diz que essa é uma chance de tirar as pessoas da zona de conforto, fazê-las notar o impacto de pequenos gestos, como sorrir ou acolher alguém. Sobre os seis jeitos, define-os como questões inspiradoras, alicerçadas nos valores maristas e na cultura da PUCRS.

Matheus de Oliveira Garcia, secretário da Escola de Direito, que participou da capacitação, acredita que o projeto pode acontecer na prática, pois “reforça as diferenças entre as pessoas (cultura) e relações que devemos ter com o próximo, assim melhorando o atendimento ao público”. Para ele, as atitudes estão relacionadas aos valores de cada um. “Querer fazer o bem, o certo, mostra o seu acolhimento, empatia para com o próximo.” Cita, entre os destaques dos encontros, o fato de trocar ideias com os colegas. “Conhecer os outros é de extrema importância para que possamos atender da melhor maneira possível.”

Para Rosane Lima de Andrade, da Escola de Humanidades, é comum que as tarefas do dia a dia acabem ficando mecânicas. “Momentos como esse são para acordar”, diz, referindo-se à capacitação. Sua colega na Humanidades, Daniela Scott enfatiza a oportunidade de refletir sobre o papel de cada um na Universidade e entender os outros setores.

Ainda dentro da fase de capacitação, a partir de abril, haverá trilhas para o desenvolvimento das capacidades explicitadas nos seis jeitos de acolher e servir. Os colaboradores poderão trabalhar aspectos relacionados às práticas dos seis jeitos e conhecerem melhor a Universidade, gerando mais valor para nossa comunidade.

Gestão

A adesão das equipes será acompanhada. A observação da prática do modelo de atendimento antecederá uma análise do nível de satisfação dos públicos. As ferramentas para essa avaliação foram cocriadas com os gestores.