Semana Acadêmica de Biomedicina incentiva a inovação e o empreendedorismo

Evento promoveu painéis e atividades práticas com estudantes e profissionais

04/10/2018 - 16h58

1ª Semana Acadêmica de Biomedicina

Com o objetivo de divulgar a importância da Biomedicina no cotidiano e difundir o conhecimento científico, a PUCRS sediou, entre 24 e 29 de setembro, a 1ª Semana Acadêmica de Biomedicina. Os inscritos puderam assistir a palestras e minicursos abordando as diversas áreas de atuação do profissional biomédico, como perícia criminal, análises e clínicas e estética, além de incentivar atitudes inovadoras e o empreendedorismo. A iniciativa foi promovida pela Escola de Ciências da Saúde sob a coordenação do professor Samuel Greggio e apoio alunos do curso de Biomedicina.

Semana para absorver conhecimentos

Durante os cinco dias de evento, a Semana Acadêmica recebeu pelo menos 200 alunos da Universidade e demais instituições de ensino. O participantes puderam acompanhar 20 palestras e cinco minicursos. As apresentações trataram de temas variados e relevantes para o meio biomédico – os tópicos foram selecionados por uma comissão de calouros e veteranos. A palestra inaugural, intitulada Inovação e empreendedorismo nas ciências biomédicas, foi ministrada pelo professor Fernando Kreutz e estimulou os universitários a procurarem novos modelos de pensamento e ação. O painel também serviu como impulso motivacional para o desenvolvimento de estudos na área. De acordo com Greggio, “a Semana serviu para que universitários pudessem interagir com profissionais e ter contato com as novidades das áreas de atuação biomédica”, completa o coordenador do Curso.

Curso de Biomedicina

A Universidade oferece a Graduação em Biomedicina desde 2017. O ingresso é feito pelo vestibular de verão ou de maneira extravestibular (transferência, reopção e reingresso). O curso propõe a formação de um profissional para o futuro, que possua um sólido conhecimento técnico-científico, mas, além disso, esteja preparado para empreender e inovar. Aborda atividades referentes às análises clínicas, hematológicas, moleculares, bromatológicas, ambientais, análise e produção de hemocomponentes e bi derivados, bioengenharia, biomedicina estética e análise por imagem.