Trabalhe na Politécnica – área de Telecomunicações

Vaga para exercício de docência na área de TELECOMUNICAÇÕES, no curso de graduação de Engenharia Elétrica.

17/06/2019 - 17h35

A Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul faz saber aos interessados que no período de 17 de junho a 03 de julho de 2019 estará recebendo currículos para o possível exercício de docência na área de TELECOMUNICAÇÕES, no curso de graduação de Engenharia Elétrica.

1- Condições e vagas

O docente selecionado deverá atuar em regime de trabalho como professor horista (14h), atendendo aos requisitos de elegibilidade.

2- Requisitos de elegibilidade

O candidato deverá atender os seguintes requisitos:

1. a) ter título de Mestrado e/ou Doutorado na área de TELECOMUNICAÇÕES;
  2. b) atuar e ter experiência no ensino superior (desejável);
  3. c) atuar e ter experiência profissional como projetista de antenas e projetista de sistemas de RF (desejável) e que possua domínio dos seguintes conteúdos\áreas: Introdução a Sistemas de Comunicações que abrange Definição da correlação e densidade espectral de potência. Estudo da modulação em amplitude (AM, DSB, SSB e VSB). Compreensão de conversão de freqüência e demodulação. Estudo da modulação angular (FM, PM), e VCOs (voltage controlled oscillators). Introdução à interferência e relação de captura em FM. Estudo da Pré-ênfase e de-ênfase. PLLs (phase locked loops), detecção síncrona e síntese de frequência. Caracterização de de receptores de conversão direta e super-heteródinos. Estudo do ruído em comunicações analógicas. Ondas e Linhas que abrange estudo de campos eletromagnéticos variantes no tempo, equações de Maxwell, correntes de deslocamento e potenciais retardados. Caracterização de onda plana uniforme, propagação no espaço livre, em meios dielétricos e em meios condutores. Definição de vetor de Poynting e potência. Estudo da propagação de ondas planas em meios dispersivos e através de fronteiras. Definição do efeito pelicular, coeficiente de reflexão e ondas estacionárias. Introdução a linhas de transmissão e ondas TEM, transformação de impedância e Carta de Smith. Estudo de ondas guiadas, guias de onda retangulares e cilíndricos, modos TE e TM. Definição de ressoadores. Aplicação de guias de onda dielétricas e fibras ópticas. Redes de Comunicação Sem Fio que abrange noções de plano de freqüência para sistemas de comunicações sem fio. Elementos de comunicações digitais. Codificação de fonte. Códigos para compressão sem perdas. Codificação de canal. Modulação. Interferência inter-simbólica e equalização de canal. Sistemas móveis e padrões celulares. Tecnologias e padrões 802.XX. Laboratorio de Comunicações que abrange Experimentos enfocando técnicas de modulação e demodulação em amplitude, freqüência e fase. Montagem de circuitos moduladores e demoduladores analógicos. Análise espectral de circuitos de RF. Simulação de codificadores DPCM Adaptativo e Delta Adaptativo. Experimentos em modulação digital e equalização de canais de transmissão.

3Documentação e Submissão

1. a) Cópia do Currículo Lattes/CNPq;
  2. b) Cópia dos Diplomas de Graduação e Pós-Graduação (frente e verso);
  3. c) Caso tenha cursado Graduação ou Pós-Graduação no Exterior, há necessidade de apresentar documento com revalidação no Brasil;

OBS – Documentações comprobatórias do Currículo Lattes poderão ser solicitadas posteriormente

4- Etapas da submissão:

• Enviar os documentos necessários, salvos em extensão/formato PDF, para o e-mail: [email protected];
    • No campo assunto/subject escrever “Horista: ENGENHARIA ELÉTRICA – TELECOMUNICAÇÕES”;
    • A documentação entregue terá validade mediante a confirmação de recebimento pela Secretaria da Escola.