05/11/2019 - 15h41

Holywins aborda o tema O Agora de Deus e reúne mais de 1.500 jovens na PUCRS

Evento teve a coordenação do Setor Juventude da Arquidiocese de Porto Alegre

“O Agora de Deus” foi o tema do Holywins deste ano, que ocorreu no dia 2 de novembro, no Campus da PUCRS, numa parceria com Centro de Pastoral e Solidariedade (CPS) da Universidade. O evento reuniu mais de 1.500 pessoas na edição 2019 e teve a coordenação, pela primeira vez, do Setor Juventude da Arquidiocese de Porto Alegre – antes era responsabilidade da Missão Tabor, desde o início, em 2003. “Para o Setor Juventude, foi a concretização do amor de Deus aos jovens. Foram dois meses intensos de trabalho, recompensados no rosto de felicidade de cada jovem voluntário ou participante do evento”, afirma a coordenadora do Setor Juventude, Deize Abrantes.

As atividades foram voltadas para toda a família. O cinema teve três sessões com bate-papo, reunindo aproximadamente cerca de 200 pessoas. Curtas-metragens sobre três santos lotaram o auditório do prédio 9. As oficinas, com curadoria e articulação do Observatório Juventudes, do CPS, reuniram 380 pessoas para se instruírem, nos turnos da tarde e noite. Enquanto isso, no palco do HolyMusic, sete bandas animaram o Holywins com música e diversão, com direito a coreografia da plateia. Seis padres da Arquidiocese de Porto Alegre atenderam ao sacramento da confissão, tendo cerca de 100 pessoas participando da atividade. O HolyKids cuidou e divertiu as crianças que estiveram pela PUCRS ao longo de todo o evento. Para conhecer um pouco dos carismas, 20 movimentos foram convidados a participar dos estandes, expondo suas histórias.

76705116_3934525309906517_5913318278872170496_o

Na Igreja Universitária Cristo Mestre, a adoração ao Santíssimo ocorreu antes e depois da Santa Missa. Às 18h, todas as atividades simultâneas se encerraram e os jovens se reuniram para a missa, celebrada pelo arcebispo da Arquidiocese de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler. Também estiveram presentes o bispo auxiliar, Dom Darley Krummer, e o padre referencial da Juventude, Tiago Francesco, conhecido como Padre Tiesco. Houve ainda a presença do bispo auxiliar, Dom Leomar Brustolin, para a atividade Conversa com o Bispo. No encerramento, a Missão Tabor realizou a Vigília de Taizé.

Nathana Fouchy, agente de Pastoral da PUCRS, destacou a alegria em sediar a atividade. “Para nós, além de reforçar a identidade católica da instituição, o evento é uma oportunidade de ‘tornar Jesus Cristo conhecido e amado’, com a missão de evangelizar por meio da educação deixada por São Marcelino Champagnat, fundador do Instituto Marista. Trabalhar pelos jovens é sempre um presente de Deus”, ressalta. De acordo com Nathana, a parceria com o Setor Juventude da Arquidiocese de Porto Alegre reforça o compromisso com a comunidade, fomentando a formação, a cultura do encontro e a evangelização. A Rádio Aliança, apoiadora do Holywins, marcou presença, transmitindo em cinco programas tudo que aconteceu no evento em tempo real. A equipe contou com 15 pessoas.

Para a realização do Holywins, foram 19 equipes coordenadas pelo Setor Juventude, resultando em 97 trabalhadores. Para a participante da equipe de Comunicação e estudante de Jornalismo Júlia Barros, trabalhar no evento foi muito importante. “Sabe certeza? Foi exatamente isso que tive. Toda a construção de uma nova identidade visual, comunicação jovem e extremamente próxima me mostraram que estou no caminho certo, rumo ao Céu, fazendo o que eu mais amo. Comunicar por amor, com decisão”, enfatiza.

Para Douglas Teixeira, participante do movimento Comunidade de Jovens Católicos (CJC), da Paróquia São João Batista, em Porto Alegre, o evento tem um significado especial. “Posso resumir em uma frase: chegou a nossa vez de agir. Desde pequeno, eu ia no Holywins e, hoje, ver meus amigos liderando a equipe e fazendo tudo funcionar, foi tudo para mim. Só tenho a agradecer”, revela. Já Thayane Fagundes, membro do Movimento Eucarístico Jovem (MEJ), da Paróquia São Vicente de Paulo, em Cachoeirinha, destaca a integração. “Foi um dos eventos mais lindos que eu participei dentro da Igreja. Poder ver a força do jovem católico, todos juntos, é muito lindo”, relata.

Para conferir imagens do evento, basta entrar no Instagram clicando aqui.

Por Comunicação Holywins / Edição: Ascom PUCRS / Fotos: Equipe de Comunicação Holywins (Lhai Drich, Giovani Fraga, Bruno Antônio, Thafarel)