Apresentação

DSC01373-2
A Escola de Direito da PUCRS foi criada em 13 de janeiro de 1947. Desde sua fundação, graduou vinte e cinco mil e oitocentos e quarenta e dois bacharéis. Entre seus ex-alunos encontram-se juízes com presença em todas as instâncias da Magistratura, desde as comarcas do interior até o Supremo Tribunal Federal; promotores e procuradores de justiça; advogados da União, dos Estados e dos Municípios; políticos, servidores públicos municipais, estaduais e federais; advogados, assessores e assistentes jurídicos, que representam os interesses de pessoas, empresas e outras organizações em todo país e no exterior. Sem esquecer que muitos bacharéis em Direito optam pelo magistério e tornam-se professores universitários.

Preocupada com a formação profissional continuada de seus alunos, a Escola de Direito possui, além dos cursos de graduação, pós-graduação (mestrado e doutorado) e várias especializações.

 

Faça parte deste grupo

O amplo leque de atividades profissionais que a formação jurídica possibilita, faz com que o curso de Direito seja um dos mais procurados pelos vestibulandos. Os vestibulares são realizados no verão e no inverno, e oferecem 600 vagas divididas nos turnos da manhã, tarde e noite, em cada semestre. São dez turmas. Nossas instalações são amplas e ocupam um prédio de 10 andares, sendo que possuímos dois laboratórios de informática para uso dos nossos alunos. Dispomos de sala especial de audiência que reproduz as instalações judiciárias para a prática simulada dos alunos. Maiores informações estão disponíveis na Secretaria da Escola, no 8º andar do prédio 11 do campus universitário, pelo telefone (51) 3320-3634, ou ainda, pelo e-mail direito@pucrs.br e site www.pucrs.br/direito.

 

Atividades possibilitadas pelo curso de Direito

O Bacharelado em Direito representa formação universitária exigida para um número sempre maior de atividades profissionais, além de ser útil para tantos outros, tais como:

  • Advocacia;
  • Magistratura (Juízes Federais, de Direito, do Trabalho e de outras Justiças Especializadas);
  • Ministério Público (promotores e procuradores de justiça de nível federal e estadual);
  • Advocacia do Estado (da União, de Estados e de Municípios);
  • Defensorias Públicas;
  • Polícias civis e militares (delegados de polícia, oficiais das PMs);
  • Magistério superior do Direito;
  • Registro Público (notários, registradores e oficiais);
  • Funcionalismo público;
  • Assessorias empresariais;
  • Assessorias e organizações não-governamentais, sindicatos, associações e outras instituições organizadas cuja presença na sociedade moderna se torna cada vez mais importante.
  • Administração pública (assessoria ou consultoria jurídica junto aos órgãos da administração pública);
  • Administração privada (assessoria ou consultoria jurídica ou para defender na Justiça os interesses de entidades particulares);
  • Política (como vereadores, deputados estaduais, deputados federais, etc.);

 

Atividades possibilitadas pelo curso de Segurança Pública

Espera-se que o egresso do curso de graduação de Bacharelado em Segurança Pública tenha condições de desenvolver habilidades que o qualifiquem para o desempenho de atividades no campo da Segurança Pública, em uma variada gama de atribuições, entre as quais destacam-se as seguintes atividades:

  • Pesquisador – Profissional responsável pela construção de problemáticas de pesquisa, identificação de objetos de investigação e definição acerca dos recursos metodológicos e teóricos para coleta e análise de dados em Segurança Pública.
  • Assessor e/ou Consultor – Profissional que pode atuar enquanto consultor ou assessor para assuntos relacionados à Segurança Pública e Social para instituições públicas (Parlamento, Poder Executivo Federal, Estadual e Municipal, Agências Policiais, Ministérios, Secretarias, etc.), empresas e entidades da sociedade civil, nacionais ou internacionais, interessadas em atuar no campo da Segurança Pública e Social e da prevenção à violência e preservação dos Direitos Humanos.
  • Gestor – Profissional que pode atuar na gestão de políticas públicas de segurança em agências e instituições públicas ou privadas, planejando, avaliando ou executando projetos, programas, políticas, entre outras iniciativas voltadas à garantia da segurança pública.

Cursos

 

Graduação

Bacharelado em Direito

No Campus Central oferecemos: manhã (quatro turmas), tarde (duas turmas) e noite (cinco turmas), constituindo uma comunidade com mais de 5.100 alunos e 159 professores.

 

Pós-Graduação

Stricto sensu

Programa de Pós-Graduação em Direito – Mestrado e Doutorado

Áreas de concentração:

  • Fundamentos Constitucionais do Direito Público e do Direito Privado
  • Teoria Geral da Jurisdição e do Processo

 

Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais – Mestrado e Doutorado

Áreas de concentração:

  • Sistema Penal e Violência

 

Lato sensu

Cursos de Especialização

 

Conquistas aperfeiçoam o ensino da Escola de Direito

Na busca de adaptar o ensino do Direito às exigências do mundo jurídico e do próprio mercado, a Escola tem procurado aparelhar-se no sentido de trazer para as salas de aula não apenas procedimentos simulados que reproduzem atividades comuns aos operadores do Direito, mas também algumas atividades reais como júris populares, entre outras.

Dentre esses últimos, destacam-se o SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA JURÍDICA GRATUITA – SAJUG, que oferece estágios de prática jurídica aos acadêmicos, para acompanhamento de causas nas áreas cível, penal e família, sob a orientação de docentes, estando ao mesmo tempo voltado à prestação de atividades filantrópicas, através do atendimento gratuito à comunidade carente de Porto Alegre. Com mais de quarenta anos de funcionamento no Campus Central da PUCRS, atualmente, o SAJUG oferece atendimento também no Campus Aproximado Vila Fátima, realizando, assim, um dos mais importantes compromissos da Universidade como entidade de ensino a serviço da comunidade.

Por sua vez, o POSTO DO JUIZADO CÍVEL, instalado em 1995, como resultado de convênio entre a PUCRS e o Tribunal de Justiça do Estado, possibilita a alunos acompanharem o funcionamento dessa repartição, dando oportunidade a que atuem como estagiários em seus serviços administrativos. A Escola oferece, ainda, aos seus alunos, a possibilidade de integralizar parte do estágio obrigatório curricular, junto a órgãos conveniados. São eles:

  • Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul
  • Defensoria Pública da União

Para mais informações sobre os órgãos conveniados acesse a seção Departamento de Prática Jurídica do site.

A Escola de Direito vem reformulando continuamente sua área de Prática Jurídica, não só através de uma nova disposição de disciplinas e de créditos, mas oferecendo novas instalações e serviços.

 

Secretaria da Escola de Direito

Av. Ipiranga, 6681
Prédio 11
Porto Alegre/RS/ - Brasil - CEP 90619-900
Telefone: (51) 3320.3634 Fax: (51) 3320.3617
E-mail:
Site: http://pucrs.br/direito