Professor de Direito figura entre autores mais citados por tribunais brasileiros
Ingo Wolfgang Sarlet é o único brasileiro na lista
Foto: Bruno Todeschini
O professor da Escola de Direito, Ingo Wolfgang Sarlet é o único brasileiro entre os cinco autores de obras acadêmicas mais citadas nas decisões judiciais do País. O destaque do desembargador do Tribunal de Justiça do RS é apontado pela pesquisa Quem somos. A magistratura que queremos, realizada e divulgada recentemente pela Associação Brasileira de Magistrados (AMB). O objetivo do estudo era traçar um perfil da magistratura nacional.
Ao longo de 35 anos dedicados ao meio jurídico, Sarlet publicou mais de 200 títulos no Brasil e 30 no exterior, entre livros, capítulos e artigos. Coordenador da especialização em Direito Púbico da PUCRS e ministrante da disciplina Constituição e Direitos Fundamentais I no Programa de Pós-Graduação em Direito, o jurista volta suas pesquisas para os campos do Direito Constitucional e dos Direitos Fundamentais.
O pesquisador também é conhecido por seus estudos sobre os direitos fundamentais em sociedades tecnológicas, defendendo uma postura onde as novas tecnologias possam ser utilizadas para qualificar e agilizar a prestação judiciária.