Maio evidencia o compromisso com o enfrentamento à violência sexual infantojuvenil
Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes pauta campanha institucional da Rede Marista
O mês de maio é marcado por uma ampla mobilização nacional para o combate ao abuso e à exploração sexual infantojuvenil. Para discutir estratégias em torno do tema, o Centro Marista de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente e a Assessoria de Proteção à Criança e ao Adolescente da Rede Marista promovem a 3ª Conferência Marista sobre Enfrentamento à Violência Sexual Infantojuvenil. O evento, que conta com apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS), será realizado de forma online no dia 27 de maio, das 18h às 20h, com transmissão via Zoom.
O evento é destinado a profissionais que atuam com crianças e adolescentes nas instituições de ensino e órgãos da rede de proteção pública, acadêmicos, docentes, religiosos, entre outros membros e colaboradores de congregações religiosas. Com o tema O autocuidado como forma de proteção contra a violência sexual: o protagonismo dos espaços educativos, será aberto ao público e terá entrada gratuita.
Proteção da vida e das infâncias
Buscando participar da construção de uma sociedade mais justa e fraterna, nós, maristas, investimos na consolidação de políticas institucionais de promoção, proteção integral e defesa das crianças, inspirada nos princípios de nosso fundador, Marcelino Champagnat. Assim, de forma pioneira, desde 2012, contamos com o trabalho da Assessoria de Proteção à Criança e ao Adolescente.
Esse é o órgão responsável pela execução das políticas de proteção da instituição e tem como objetivo promover os direitos da criança, por meio de ações de formação e conscientização, como: palestras, oficinas, eventos, participação em reunião da rede de proteção à Criança e ao Adolescente e visitas aos órgãos públicos vinculados aos órgãos legais de proteção.
Práticas de formação e conscientização
Para potencializar o olhar sobre a temática, alguns conteúdos estão sendo abordados no portal e compartilhados com colaboradores e colaboradoras dos Colégios, das Unidades Sociais, da PUCRS, do Hospital São Lucas da PUCRS (HSL) e do Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer). Um desses materiais é uma cartilha com perguntas e respostas, que está disponível gratuitamente para download.
Confira a programação completa
18h – Abertura da 3ª Conferência Marista sobre Enfrentamento à Violência Sexual Infantojuvenil
18h10 – Mesa com especialistas | O autocuidado como forma de proteção contra a violência sexual: o protagonismo dos espaços educativos.
Painelistas: Ma. Caroline Arcari, Dra. Gabriela Teixeira e Dr. Rodrigo Grassi.
19h40 – Painel de Perguntas
20h – Encerramento da Conferência
Interessados em receber certificação devem realizar um cadastro disponível aqui.
Serviço
Como denunciar?
Qualquer suspeita de violência sexual deve ser denunciada. Conheça alguns caminhos:
- Disque 100 (canal disponível para todo o Brasil);
- Procure a Delegacia de Polícia Especializada ou Comum;
- Procure o Conselho Tutelar, ou os Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) da sua região;
- Você também pode ligar diretamente para a Polícia (190), ou buscar auxílio junto ao Ministério Público.
Para saber mais sobre o enfrentamento à violência sexual infantojuvenil
Para além das ações realizadas em maio, a campanha Faça Bonito – Proteja nossas Crianças e Adolescentes é permanente e pode ser acompanhada nas redes sociais (@dia18demaio, no Instagram), e @facabonito, no Facebook) e no site facabonito.org.
Para aprofundar o conhecimento sobre o tema, indicamos ainda o Guia de Referência: Construindo uma Cultura de Prevenção à Violência Sexual – 4ª EDIÇÃO, produzido pela Childhood Brasil (Instituto WCF-Brasil) e disponível online.