30/09/2021 - 15h46

Integra Pós possibilita que estudantes concluam a pós-graduação um ano após se formarem

Por meio do G-PG e do G+1, alunos da PUCRS que já tenham concluído pelo menos 50% do curso de graduação podem antecipar o futuro acadêmico área em que desejarem

Integra Pós abrange as iniciativas G-PG e G+1Como forma de incentivar a carreira acadêmica e permitir que estudantes de graduação possam antecipar o futuro acadêmico, a PUCRS lança o programa Integra Pós. Por meio da iniciativa, alunos e alunas com pelo menos 50% do curso concluído têm a possibilidade de cursar disciplinas de mestrado e doutorado na área em que desejarem. Englobando o já conhecido G-PG e a novidade G+1, o programa permite se conectar com a área de pesquisa e entrar em contato com novas temáticas. 

Ingressando no Integra Pós, os estudantes têm a oportunidade de aprender com o corpo do programa de pós-graduação (PPG) escolhido, formado por professores e professoras de renome nacional e internacional nas suas áreas. É possível optar entre diversas linhas de pesquisa e até mesmo ter uma experiência internacional. 

Confira vantagens da novidade G+1 

  • Proximidade com a pesquisa científica e a produção acadêmica;
  • É uma forma de ampliar conhecimentos e possibilidades profissionais;
  • É possível ingressar em PPGs de qualquer área);* 
  • Possibilidade de contar com o Crédito Educativo;
  • As disciplinas da pós podem ser aproveitadas como eletivas para a graduação;
  • Enquanto o estudante estiver cursando o mestrado junto à graduação, o valor do crédito será o da primeira formação.

*Exceto o programa de Direito, que aceita apenas alunos/as da própria Escola. 

Qual a diferença entre o G-PG e o G+1? 

No G-PG (programa de Integração da Graduação com a Pós), é possível adiantar disciplinas de mestrado e doutorado durante a graduação e aproveitá-las para as duas formações. A principal diferença é que estudantes que participam do G-PG que decidam seguir na pós-graduação precisarão passar pelo processo seletivo. Já o G+1 possui uma seleção própria, na qual, ao final da graduação, o aluno já ingressa na formação stricto sensu.

Os dois programas são uma oportunidade para ampliar os conhecimentos e ter contato com a pós-graduação. Para estudantes que ainda têm dúvidas sobre seguir ou não carreira acadêmica, o G-PG pode ser uma boa oportunidade de esclarecê-las. Para aqueles que já têm certeza de que desejam cursar uma pós stricto sensu, o G+1 permite antecipar a formação e concluí-la apenas um ano depois de formados. 

Tanto para ingressar no G-PG quanto no G+1 é preciso ter concluído pelo menos 50% do curso de graduação. 

Como se inscrever no Integra Pós?

No site do Integra Pós estão disponíveis todas as informações sobre como se inscrever para o G+1. Os editais para o primeiro semestre de 2022 já estão publicados na página e as inscrições podem ser feitas entre os dias 4 de outubro e 5 de novembro. 

Já as informações para se inscrever no G-PG podem ser obtidas no site da iniciativa quando os editais para o próximo semestre forem lançados.

Compartilhe

Leia Mais Veja todas

Últimas Notícias

Veja todas notícias