15/03/2019 - 15h44

Iniciação Científica tem oficinas sobre pesquisa a partir de março

A primeira edição, em 19 de março, aborda a pesquisa em diferentes áreas do conhecimento

inciação científicaCom o objetivo de capacitar e qualificar bolsistas de iniciação científica e demais alunos de graduação, bem como demais interessados em redação científica, a Coordenadoria de Iniciação Científica da PUCRS realiza uma série de oficinas ao longo do ano. A primeira edição, no dia 19 de março, abordará o tema Falando sobre Iniciação Científica nas diferentes áreas do conhecimento. Ela será conduzida pelo professor da Escola de Ciências, Júlio César Bicca-Marques e contará com a participação dos ex-bolsistas de IC Bárbara Dutra Petersen, João Marcelo Fantin Lerina e Pedro Antônio de Araújo. A atividade ocorrerá das 12h45min às 13h45min no Auditório do Living 360°. O evento é gratuito, aberto ao público e não exige inscrição prévia. Mais informações pelo telefone (51) 3353-7719 ou pelo e-mail [email protected].

Confira a programação completa:

19 de março, terça-feira
Falando sobre Iniciação Científica nas diferentes áreas do conhecimento

15 de abril, segunda-feira
Integridade na pesquisa (ética e má conduta científica)

15 de maio, quarta-feira
Como redigir títulos atraentes, resumos informativos e palavras-chave úteis

13 de junho, quinta-feira
Organizando as ideias e redigindo a Introdução e os Métodos de um artigo científico

13 de agosto, terça-feira
Otimizando a seção Resultados com descrições claras e diretas, figuras e tabelas

9 de setembro, segunda-feira
Apresentação oral: simplicidade, estética e treino são as chaves para o sucesso

3 de outubro, quinta-feira
Discutindo em alto nível para avançar o conhecimento científico

14 de novembro, quinta-feira
Como seguir a receita: agradecimentos e bibliografia

Iniciação Científica

A Iniciação Científica possibilita a atuação dos estudantes de Graduação em projetos de pesquisadores com experiência nas diferentes áreas do conhecimento, buscando o envolvimento direto dos alunos com as atividades de pesquisa. O objetivo é formar, capacitar e qualificar estudantes para atuar na pesquisa científica.

Coordenadoria de Iniciação Científica

A Coordenadoria de Iniciação Científica é responsável pelas ações relacionadas à Iniciação Científica, incentivando e apoiando o desenvolvimento de atividades de pesquisa junto aos alunos de graduação. Atua na gestão dos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, por meio da elaboração e divulgação dos editais e do processo de avaliação dos projetos submetidos. A Coordenadoria realiza o atendimento ao aluno-bolsista de Iniciação Científica em todas as suas modalidades e promove eventos científicos como o Salão de Iniciação Científica e o Seminário Interno de Avaliação da Iniciação Científica da PUCRS.