27/12/2019 - 15h27

Graduanda da Famecos é a primeira a se apresentar em organização internacional

Graduanda da Famecos é a primeira a se apresentar em evento de organização internacional - Abordando Jornalismo, Música e História, o resumo será demonstrado em evento da IASPM, na Colômbia

Foto: Arquivo Pessoal/ Divulgação

A aluna do curso de Jornalismo da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos, Sofia Mello Lungui teve o seu resumo aprovado para uma apresentação sobre comunicação no Congresso da International Association for Studies of Popular Music (IASPM), em junho de 2020, em Medellín (Colômbia). Ela será a primeira graduanda a ter esse tipo de participação em um evento da IASPM. O trabalho de conclusão da estudante investiga as relações entre Jornalismo, Música e História.

“Sempre me interessei por música, estudo desde pequena. Mesmo optando por não seguir carreira na área, tentei de alguma maneira unir as duas coisas com o meu trabalho”, explica Sofia. Incentivada pelo professor para se inscrever e participar de congressos e seminários, o objetivo da estudante foi mostrar a importância do tema do seu trabalho, a análise de um caso envolvendo feminicídio e racismo.

A ideia de abordar o assunto surgiu a partir de uma música. “Eu descobri que ela foi inspirada em uma notícia e pensei que seria algo interessante de analisar”, conta Sofia. A inspiração foi tentar entender como a notícia se tornou música, e a canção se tornou notícia. “Pela temática atual e a relevância, é um tema que merece ser estudado”, finaliza.

Recentemente, Sofia venceu o Prêmio Ari/Banrisul de Jornalismo, o reconhecimento mais cobiçado da imprensa gaúcha, em uma edição que contou com recorde de 385 trabalhos concorrentes. Ao ganhar em duas categorias acadêmicas, a aluna enfatizou que acredita na importância de dar visibilidade para pautas sociais e culturais.

Da morte de Hattie Carroll aos versos de Bob Dylan

A análise teve como base as narrativas do jornal The New York Times e do artista Bob Dylan a respeito do caso Hattie Carroll, um feminicídio com viés racial ocorrido em 1963. O trabalho concluiu que a composição The lonesome death of Hattie Carroll exerceu forte influência sobre o movimento pelos direitos civis, que teve seu auge na década de 1960.

Sobre a IASPM

A IASPM é uma organização internacional criada para promover pesquisas, bolsas de estudos e análises na área da música popular, segundo o portal oficial da associação. A cada dois anos, o Comitê Executivo convida os membros a refletirem sobre suas atividades em uma conferência internacional, que em 2015, aconteceu em Campinas (Brasil).