POLÍTICAS DE TI

Orientações, procedimentos e formulários

Orientações de uso dos equipamentos, envio de formulários, esclarecimentos sobre políticas e responsabilidades.

Prazo de atendimento
8 horas

Políticas de TI

Normas e procedimentos relativos ao USO DOS RECURSOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO.

O presente regulamento define as diretrizes e normas para utilização de recursos de TI e seu uso correto e responsável.

Estabelece como usuário toda pessoa que utiliza os recursos de TI da PUCRS, ainda que temporariamente e sem remuneração, por nomeação, designação, contratação ou qualquer outra forma de vínculo, mandato, cargo, emprego ou função, incluindo, ainda, visitantes e voluntários.

Estabelece a Gerencia de Tecnologia da Informação e Telecomunicações (GTIT) da PUCRS como responsável pela elaboração, supervisão e execução das políticas e regulamentos contidos nesse documento bem como responsável pelo provimento dos serviços e sistemas de TI.

Somente atividades lícitas, éticas e administrativamente admitidas devem ser realizadas, pelo usuário, no âmbito da Tecnologia da Informação, ficando os transgressores sujeitos à Lei Penal, Civil e Administrativa, na medida da conduta, dolosa ou culposa, que praticarem. O não comprimento dessas políticas acarretará em sanções administrativas, podendo acarretar no desligamento do funcionário de acordo com a gravidade da ocorrência.

Os sistemas de TI deverão ser utilizados sem violação dos direitos de propriedade intelectual de qualquer pessoa ou empresa, como marcas e patentes, nome comercial, segredo empresarial, domínio na Internet, desenho industrial ou qualquer outro material, que não tenha autorização expressa do autor ou proprietário dos direitos, relativos à obra artística, científica ou literária. As informações pertencentes à Universidade devem ser utilizadas apenas para os propósitos definidos na sua missão institucional.

Uso dos recursos computacionais:

Será fornecido aos usuários o acesso ao Microsoft Office 365 onde acompanha os serviços básicos como correio eletrônico, ferramentas Office (Word, Excel, PowerPoint, OneNote, Outlook) além do OneDrive para armazenamento e MS Teams, entre outras aplicações de produtividade e navegação Internet.

Acessos a outros sistemas serão providos via perfis de trabalho ou por solicitação especial feita de acordo com atividade a ser desenvolvida. Qualquer questão sobre acessos privilegiados deverão direcionar suas perguntas ao Service Desk da GTIT.

Os arquivos confidenciais de uso institucional deverão ser armazenados em unidades de rede ou áreas definidas pela gestão da Unidade. A GTIT não autoriza o armazenamento em máquinas locais ou dispositivos móveis como pen drives e discos externos.

Utilize senhas que contenham, pelo menos seis (6) caracteres, compostos de letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos, evitando o uso de nomes, sobrenomes, números de documentos, placas de carros, números de telefones, datas que possam ser relacionadas com o usuário, sequencias ou palavras constantes em dicionários. A cada 120 dias será solicitado alterar a senha, não podendo repetir as últimas 4 utilizadas. Independente das circunstâncias, as senhas de acesso não devem ser compartilhadas ou reveladas para outras pessoas, ficando o proprietário da senha responsável legal por qualquer prática indevida cometida. As senhas de usuário são pessoais e intransferíveis.

Os aparelhos celulares que possuírem o E-MAIL corporativo configurado devem conter o bloqueio de acesso por senha.

A navegação na Internet será utilizada para execução das atividades desenvolvidas nas Unidades da PUCRS. Acesso para outras finalidades deverão ser avaliadas pelo gestor direto.

A utilização da Internet em salas de aula e laboratórios acadêmicos deverá seguir as regras estabelecidas pelas Unidades.

A GTIT reserva o direito de bloquear o acesso a arquivos e sites que exponham a rede a riscos de segurança, bem como comprometam o desempenho dos equipamentos de informática.

Utilização do Correio Eletrônico Corporativo e sistema de mensagem instantânea:

O Correio Eletrônico e o sistema de mensagens instantâneas devem ser utilizados sempre baseado no bom senso e de acordo com os preceitos legais.

Deve ser vedado o envio:

  • de material obsceno, ilegal ou não ético;
  • de propaganda, mensagem do tipo corrente e de entretenimento;
  • de material relacionado a nacionalidade, raça, orientação sexual, religiosa, convicção política ou qualquer outro assunto que possa vir a difamar outra pessoa como cidadão;
  • de informações críticas para pessoas ou organizações não autorizadas observando quando for o caso, orientações para o tratamento de informações classificadas. O usuário deverá estar ciente das Políticas de Privacidade e Segurança da PUC-RS.

Importante conhecer a origem da mensagem e não abrir arquivos, links e executar programas anexados a e-mails, sem antes verifica-los na sua procedência.

Recomendações para uso de equipamentos de Informática:

O usuário é responsável por qualquer dispositivo que não pertença à PUCRS e que venha a ser conectado à rede da instituição ou a estação de trabalho.

É de responsabilidade do usuário todo e qualquer recurso de TI disponibilizado para o desempenho de suas atividades profissionais ou acadêmicas. Todos os recursos disponibilizados pela Universidade são monitorados, as informações geradas (logs) poderão ser usadas para identificar usuários e respectivos acessos efetuados, bem como material manipulado. Podendo a Universidade realizar, a qualquer tempo, inspeção física nas máquinas, tornar públicas as informações obtidas pelos sistemas de monitoramento e auditoria, no caso de exigência judicial, solicitação do gerente (ou superior) ou por determinação do Comitê de Segurança da Informação.

Fica proibido a instalação de qualquer software não fornecido pela Universidade, exceto os de domínio público (livre) ou shareware (cópia para avaliação) com prévia anuência da Unidade ou do Service Desk da GTIT.

Os computadores devem ser desligados ou bloqueados na ausência do usuário principalmente os que acessam sistema corporativos ou acadêmicos.

A instalação ou utilização de qualquer tipo de jogos é proibido, inclusive jogos locais do Windows. É vedada a instalação e utilização de comunicadores instantâneos, com exceção do comunicador homologado pela PUCRS. Não será permitida a utilização de serviços de streaming, tais como rádios on-line e afins ou programas P2P (peer-to-peer).

Poderá ser utilizada a Internet para atividades não relacionadas com a atividade fim durante o horário de almoço, ou fora do expediente, desde que dentro das regras de uso definidas nesta política.

Uso dos Sistemas Corporativos e Acadêmicos:

O usuário fica proibido fornecer para qualquer pessoa informações confidenciais ou restritas sobre alunos, professores, técnicos administrativos ou serviços disponibilizados nos sistemas de TI, exceto os de natureza pública ou mediante autorização de autoridade competente ou proprietário da informação.

Proibido violar medida de segurança ou de autenticação, sem autorização de autoridade competente. Todo tipo de acesso à informação da Universidade que não for explicitamente autorizado é proibido.

Os usuários não devem interferir em um serviço, danificar, alterar seu desempenho ou, ainda, desativá-lo; inclusive aderir ou cooperar com ataques de negação de serviços internos ou externos.

Proibido divulgar ou comercializar produtos, itens ou serviços não relacionados a Universidade a partir de qualquer recurso dos sistemas de TI.

Os usuários devem comunicar ao Departamento de Tecnologia da Informação (GTIT), qualquer evidência de violação das normas em vigor, não podendo acobertar, esconder ou ajudar a esconder violações de terceiros.

Em caso de dúvida contate o Service Desk da GTIT ([email protected])