Buscando auxiliar no processo de decisão para aquisição de bens de informática, e também com o intuito de padronizar, normalizar e justificar os itens a serem adquiridos, a GTIT apresenta as informações que seguem.
Esse procedimento garante ao solicitante que o item de TI (hardware e software) seja adequado às funções para as quais está sendo adquirido e que possa ser utilizado dentro da estrutura de rede da Universidade, estando apto para receber suporte e atualizações pela GTIT.
Atualmente existem três processos para a aquisição de itens de TI a serem seguidos pelos solicitantes:
1. Verba PUCRS. Para aquisições de itens de TI com orçamento da unidade, o requisitante deve enviar um e-mail para a GTIT informando com detalhes a finalidade do equipamento/software e o local da instalação. A GTIT fará todo o processo de avaliação do item de TI e da infraestrutura do local, também fará a abertura da solicitação de compra no Orquestra, onde passará pelo processo de aprovação (PROAF) e posterior compra. Se total do investimento for maior que R$10.000,00, a solicitação será encaminhada para o Comitê de TI para aprovação. Após a compra, o recebimento do novo equipamento é feito na GTIT, que testa, configura nos padrões da Universidade, cadastra o item no patrimônio e faz a instalação física no local.
2. Verba proveniente de projeto de pesquisa (CNPJ). Para verba de projetos, o pesquisador deve enviar por e-mail uma solicitação de parecer técnico para a GTIT ([email protected]), após o retorno com as orientações técnicas no parecer, o pesquisador deverá realizar a solicitação de aquisição através do sistema Orquestra seguindo o fluxo padrão de compras que envolve: orçamentos, compra, entrega, configuração e instalação do bem no local designado. A entrega do item pelo fornecedor será na GTIT para ser configurado e instalado os softwares homologados para Universidade.
3. Verba projeto de pesquisa Individual (CPF) Para casos onde a verba do projeto de pesquisa foi direcionada ao CPF do pesquisador (CNPq, CAPES, FAPERGS) segue o mesmo fluxo de compra do Verba PUCRS (item 1). A forma de repasse do valor será determinado pelo setor de compras com o pesquisador. Quando toda a compra é feita diretamente pelo pesquisador, sem o envolvimento do setor de compras, a GTIT pode fornecer um parecer e uma previsão de investimento. Para tanto, deve ser enviado um e-mail para GTIT ([email protected]) informando com detalhes a finalidade do equipamento/software e o local da instalação. É essencial que o material de informática seja inicialmente entregue na GTIT para os devidos processos de registro no Patrimônio da PUCRS, instalação dos softwares licenciados (Windows, Office, Antivírus, etc), bem como possibilitar que o equipamento seja utilizado dentro do ambiente da rede da Universidade. Equipamentos sem patrimônio NÃO será conectado na rede. Para o processo de registro de patrimônio é necessário que o item seja DOADO, para isso, siga o processo de DOAÇÃO descrito abaixo nesse documento.
Para essa atividade é necessário enviar um e-mail para [email protected] (ramal 4267) anexando o documento “Termo de Doação – Pessoa Física ou Juridica” e a Nota fiscal de aquisição. O setor de Contabilidade e Patrimônio providenciará avaliação/parecer quanto às condições em que o bem se encontra, providenciando as assinaturas necessárias e a efetivação da doação.
Os equipamentos abaixo apresentados são homologados pela GTIT. Cada modelo possui uma configuração em função da finalidade básica de utilização (uso administrativo, acadêmico ou para pesquisas), sendo levada em consideração a necessidade de maior ou menor poder de processamento. É importante salientar que todos os equipamentos recebem atualizações periódicas em seus componentes, portanto para cada aquisição é necessária a revalidação junto ao fornecedor. Esta lista poderá ser modificada e acrescida, à medida que outros equipamentos forem homologados.
Os equipamentos abaixo apresentados são homologados pela GTIT. Cada modelo possui uma configuração em função da finalidade básica de utilização (uso administrativo, acadêmico ou para pesquisas), sendo levada em consideração a necessidade de maior ou menor poder de processamento. É importante salientar que todos os equipamentos recebem atualizações periódicas em seus componentes, portanto para cada aquisição é necessária a revalidação junto ao fornecedor. Esta lista poderá ser modificada e acrescida, à medida que outros equipamentos forem homologados.
Os equipamentos abaixo apresentados são homologados pela GTIT. Cada modelo possui uma configuração em função da finalidade básica de utilização, sendo levada em consideração a necessidade de maior ou menor poder de processamento. Esta lista poderá ser modificada e acrescida, à medida que outros equipamentos forem homologados.
Abaixo são exemplificados alguns modelos de periféricos normalmente adquiridos para projetos de pesquisa, cujo uso já foi homologado pela GTIT.
A GTIT instalará em todos os equipamentos (desktops e notebooks) software anti-vírus. A aquisição do Microsoft Office e Windows Pro deve ser prevista pelo pesquisador no momento da aquisição dos equipamentos .
Os produtos da Adobe serão instalados somente mediante solicitação, indicando qual(is) produto(s) da lista abaixo são necessários.
Creative Cloud Apps | Descrição |
Photoshop CC | Edição e composição de imagens. |
Illustrator CC | Ilustrações e gráficos vetoriais. |
InDesign CC | Design, layout e publicação de páginas. |
Adobe XD CC | Crie o design, o protótipo e compartilhe experiências do usuário. |
Dreamweaver CC | Design de sites e aplicativos móveis. |
Animate CC | Animações interativas para várias plataformas. |
Premiere Pro CC | Produção e edição de vídeo. |
After Effects CC | Animações e efeitos visuais cinematográficos. |
Adobe Audition CC | Crie sequências de áudio extraordinárias. |
InCopy CC | Colaboração em fluxos de trabalho editoriais rigorosos. |
Toda a Universidade é gerida por um contrato que fornece as impressoras, suprimentos e a manutenção das mesmas. Portanto a GTIT sempre orientará usar os recursos desse contrato de Outsourcing de impressão sugerindo a utilização de impressoras já instaladas nos setores ou proximidades. Casos excepcionais serão avaliados, salientando que uma aquisição fora do contrato mencionado acima ficará de responsabilidade do setor requisitante a manutenção e compra de tinta ou toner.
Reforçamos que a GTIT está sempre presente como apoio. Qualquer dúvida entrar em contato por e-mail ([email protected]) ou telefone.