Estudantes participam de simulação da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas

Discentes do Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular foram selecionadas para a Youth COP

20/10/2023 - 17h01
youth cop, Estudantes participam de simulação da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas

As estudantes foram selecionadas entre centenas de estudantes de diversos países. / Foto: Arquivo pessoal

As estudantes Caroline Zilio, Natália Miguel e Agatha Shubeita, do Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular (PPGBCM), da Escola de Ciências da Saúde e da Vida da PUCRS, formam uma das equipes brasileiras selecionadas para participar da Youth COP, negociação simulada da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. O evento é organizado pela Université Sorbonne Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, e pela Université Paris Cité, na França, com apoio da Universidade Federal do Ceará.  

Selecionadas entre centenas de estudantes de diversos países, as alunas da PUCRS foram escaladas para representar a Índia, um dos estados-membros da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima. Elas deverão desenvolver estratégias com base no posicionamento, leis, cultura e história do país. Durante os dias 20, 21 e 22 de outubro, as 24 equipes selecionadas irão se encontrar para discutirem e realizarem atividades sobre cada um dos estados. 

As dinâmicas acontecerão em uma simulação virtual que incluirá diversas plenárias, reuniões e comitês. Ao final das negociações, os participantes deverão entregar um acordo resolutivo e os dois melhores serão apresentados pelas equipes em um painel da COP 28, em Dubai, em dezembro deste ano. 

Dentre os principais objetivos destas negociações, os/as alunos/as poderão pensar criticamente sobre os desafios das mudanças climáticas, compreender a criação de políticas climáticas globais e aprimorar suas habilidades interpessoais com estudantes de outros países. Renata Medina, orientadora das estudantes, define que essa oportunidade é um grande momento para as discentes aprofundarem seus conhecimentos e criarem laços globais.  

“Esta experiência está sendo única para as três estudantes de pós-graduação. Além de uma vivência fantástica para a sua formação como cidadãs do mundo. Em função de seus projetos envolverem de forma substancial as questões de mudanças climáticas, a sua atuação na Youth COP está sendo de grande relevância para a formação como cientistas voltadas à conservação e manutenção da vida no planeta”, destaca a orientadora.

Leia também: Professora da PUCRS integra artigo da Nature sobre mulheres na ciência da computação

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas