Ambulatórios do curso de Odontologia são inaugurados após revitalização

Novos consultórios contemplam questões de biossegurança e ergonomia para pacientes, alunos e professores

04/08/2023 - 18h31

Escola de Ciências da Saúde e da Vida inaugura ambulatórios revitalizados do curso de Odontologia/ Foto: Diego Furtado

Foi realizada, na tarde desta quarta-feira (2), a inauguração da modernização das clínicas do Curso de Odontologia da Escola de Ciências da Saúde e da Vida da PUCRS. Com um investimento estimado de mais de um milhão de reais, a reestruturação conta com 52 novas cadeiras odontológicas de última geração. Para a decana da Escola, a professora Andrea Gonçalves Bandeira, trata-se de um momento de suma importância para o curso de Odontologia, que em 2023 completou 70 anos. 

É um curso longevo, com muita tradição e história. Mais de 4,5 mil cirurgiões dentistas já foram formados aqui, sem falar nos inúmeros profissionais que realizaram nossos cursos de especialização, mestrado e doutorado. Nada disso seria capaz sem toda a dedicação dos técnicos administrativos, funcionários e corpo docente qualificado e dedicado. Este é um investimento muito significativo em prol de uma formação de qualidade dos nossos alunos e um atendimento especial à comunidade”, declara. 

Esse feito traz um importante benefício, não somente para os alunos, mas principalmente para o grande número de pacientes que são atendidos no Serviço Escola, localizado no prédio 6. O ambulatório do curso é aberto ao público em geral, e os/as interessados/as em receber atendimento podem marcar horário para a triagem em todo o início de semestre, pelo telefone (51) 3353-4106.  

As vagas são distribuídas de acordo com as necessidades acadêmicas, e os pacientes pagam uma taxa de atendimento a cada consulta clínica. Os tratamentos são realizados a preços acessíveis, sendo alguns de forma gratuita. Somente no primeiro semestre de 2023, foram realizadas mais de 2,3 mil consultas odontológicas. “Os novos consultórios contemplam questões essenciais para os atendimentos, como biossegurança e ergonomia, não somente para os pacientes, mas também para alunos e professores”, explica o coordenador do curso de Odontologia da PUCRS, Prof. João Batista Blessmann Weber. 

A cerimônia, que contou com o Reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira, também registrou a presença da professora Andrea; da decana associada, professora Tatiana Quarti Irigaray; da Pró-Reitora de Graduação da Universidade, professora Adriana Justin Cerveira Kampff; do Pró-Reitor de Administração e Finanças, professor Alam de Oliveira Casartelli; da Coordenadora Administrativa, Tamara Georgi, além de docentes, técnicos e técnicos administrativos do curso de Odontologia. 

O reitor declara seu desejo para que o ambulatório revitalizado ajude cada vez mais as pessoas. 

Que esse espaço seja mais que uma localização geográfica dentro de um prédio, que seja um lugar que gere senso de pertencimento e comunidade, de aprendizagem e vida para a nossa comunidade e para todos aqueles que vem aqui buscar alívio de dores e por uma saúde melhor. Quem sabe por um sorriso que ajude a realizar os sonhos.”   

Leia também: Escola de Medicina promove colaboração internacional com instituições de Moçambique e dos EUA 

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas