Vacinação: estudantes de Enfermagem atuam na campanha contra a Covid-19

Alunas e alunos da Escola de Ciências da Saúde e da Vida integram equipes voltadas para a imunização em unidades de saúde de Porto Alegre

25/02/2022 - 08h10

Estudante do curso de enfermagem, Maria Eduarda Bucholz vacinou o amigo Ricardo Holsback na unidade de saúde Bananeiras / Foto: Arquivo pessoal

Desde o início da imunização contra a Covid-19 em grupos prioritários, estudantes de 11 cursos da área da saúde PUCRS atuaram na campanha. E, para contribuir com o avanço da vacinação em adultos e crianças, alunos e alunas do curso de Enfermagem da Escola de Ciências da Saúde e da Vida, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, permanecem integrando equipes voltadas para a imunização. 

Estudante do 5º semestre, Maria Eduarda Bucholz destaca que a atuação na Unidade de Saúde Bananeiras, no bairro Partenon, tem sido positiva para o desenvolvimento pessoal e profissional. “Estou ajudando na vacinação desde o início do mês e fui muito bem recebida já no primeiro dia. Posso dizer que está sendo uma experiência enriquecedora, pois é nas unidades em que podemos ver a forte autonomia da enfermagem e a importante parecia com os outros profissionais de saúde, como os agentes comunitários e de endemias, por exemplo. Além de orientar sobre a importância da vacinação adulta e infantil, tiramos dúvidas sobre a pandemia”, conta.  

Em média, 170 adultos são vacinados diariamente na unidade Bananeiras, e, para Maria, a aplicação da imunização proporcionou um momento especial.  

“O mais legal de tudo foi poder ter vacinado um amigo muito querido, que também é aluno do curso de Escrita Criativa da PUCRS. Só tenho a agradecer à Universidade e aos professores pela confiança nos estudantes, e à unidade Bananeiras pelo carinho e acolhida”. 

Na Unidade de Saúde Santo Alfredo, no bairro São José, cinco alunas do curso de Enfermagem integram a equipe que realiza a imunização infantil. Diariamente, cerca de 250 crianças estão sendo vacinadas na unidade. “É muito bom poder participar da campanha de vacinação e ter o contato com as crianças e os pais. Além de também poder conversar com eles sobre a vacina para a Covid-19, também conseguimos rever muitas vacinas que estavam em atraso devido à pandemia e, então, conseguimos instruir os pais sobre como seguir com o esquema vacinal das crianças. Também foi muito bom ter o contato com a equipe da unidade Santo Alfredo, nos acolheram muito bem. Foi uma ótima experiência”, ressalta Milena Camargo, aluna do 9º semestre. 

Docente do curso de Enfermagem e coordenadora da ação de vacinação junto à Secretaria Municipal de Saúde, a professora Isabel Hentges salienta o retorno positivo da participação dos estudantes. “As unidades de saúde têm destacado que a contribuição dos alunos e alunas possibilitou, inclusive, a ampliação da imunização pelas equipes”. 

Leia também: Por que é importante se vacinar?

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas