Professor da PUCRS é eleito vice-presidente do Comitê Internacional Pierre de Coubertin 

Nelson Todt, da Escola de Ciências da Saúde e da Vida, é o primeiro latino-americano a ocupar cargos executivos na organização

01/02/2022 - 15h32

No último domingo, Nelson Todt, professor da Escola de Ciências da Saúde e da Vida, foi eleito vice-presidente do Comitê Internacional Pierre de Coubertin, sendo o primeiro latino-americano a ocupar cargos executivos na organização. Reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional, a instituição tem como objetivo preservar e divulgar a memória do criador dos jogos olímpicos modernos, Pierre de Coubertin, e a filosofia de vida legada por ele. 

“Isso dá conta de que as atividades que realizamos aqui no Brasil possuem um grande alcance. É recompensador ver que o que está sendo feito repercute não apenas para mim, mas para todos que fizeram parte da minha trajetória”, comenta Todt.  

A cerimônia de posse do professor Todt foi realizada de forma híbrida: enquanto alguns participantes estiveram presentes de forma virtual pela plataforma Zoom, os demais puderam estar presencialmente na sede do Comitê, na cidade de Lausana, na Suíça. Na ocasião, foram escolhidos os membros representantes do board executivo da organização para o período que vai de 2022 a 2025, além da eleição do professor, Stephan Wassong foi reeleito para ocupar a presidência.  

Sobre o Comitê Internacional Pierre de Coubertin  

Mais do que apenas competições esportivas, os jogos olímpicos carregam uma filosofia de vida, criada por Pierre de Coubertin: o olimpismo, que traz ideais como excelência, equidade, participação e paz. Criado em 1975, a partir do Comité Français Pierre de Coubertin, o Comitê Internacional divide-se em sedes nacionais visando um alcance global para os seus objetivos de difusão do legado deixado pelo criador dos Jogos Olímpicos. No Brasil, por exemplo, o Comitê Nacional é sediado pela PUCRS desde 2008 e presidido por Todt. Além disso, a organização conta com o apoio de correspondentes regionais, como era o caso do professor, que era responsável pela América Latina até ser eleito para a vice-presidência.  

Apesar de reconhecido pelo Comitê Olímpico Internacional, o Comitê Internacional Pierre de Coubertin é uma instituição autônoma.  

Pierre de Coubertin e os Jogos Olímpicos de Inverno 

A partir desta sexta-feira, dia 4 de fevereiro, o mundo inteiro estará voltado para os Jogos Olímpicos de Inverno, que serão realizados na cidade de Pequim, na China. No entanto, nem todos conhecem a origem dessas competições, que está relacionada a Pierre de Coubertin.  

Desde a criação dos jogos olímpicos modernos, modalidades como a patinação e o hóquei sobre o gelo fizeram parte das competições. No entanto, nem todas as cidades que sediavam os jogos possuíam estrutura para realizar esses esportes. Como exceção, em 1924 foi realizada a Semana Olímpica de Esportes de Inverno, reconhecida posteriormente pelo Comitê Olímpico Internacional como a primeira edição dos Jogos Olímpicos de Inverno.  

Coubertin era favorável a agrupar modalidades esportivas que exigissem climas frios no que denominava Jogos Nórdicos, o que já havia sido, inclusive, sugerido realizar esse tipo de evento antes mesmo de pensarem na realização dos Jogos Olímpicos de Inverno. Entretanto, ele acreditava que os Jogos Olímpicos não deveriam ser divididos por considerar que isso seria uma infração das regras fundamentais do Olimpismo.

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas