Mestrado e doutorado em Odontologia ampliam possibilidades de atuação profissional

Pós-graduação permite o desenvolvimento de soluções para problemas de saúde e a inserção em universidades, hospitais, institutos de pesquisas e indústrias

19/10/2020 - 16h59
odontologia, PPGO

Mestrado e doutorado em Odontologia geram oportunidades de inserção em diversos mercados / Foto: iStock

A qualificação por meio da realização de mestrado ou doutorado é uma das principais formas de adquirir conhecimentos especializados para quem deseja atuar na área de Odontologia. A pós-graduação stricto sensu também gera oportunidades de inserção em ambientes de inovação, pesquisa e internacionalização. 

Estudantes do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da PUCRS (PPGO) têm a oportunidade de desenvolver pesquisas em seis áreas de concentraçãoCirurgia e Traumatologia BucomaxilofacialDentísticaEndodontia, Estomatologia Clínica, Ortodontia e Ortopedia Facial e Prótese Dentária. Os alunos e alunas ainda contam com a possibilidade de realizar projetos dentro de diferentes abordagens experimentais, desde tecnologias in vitro até estudos clínicos, sempre com um olhar multidisciplinar. 

qualificação por meio da pós-graduação também gera oportunidades de inserção em diversos mercados. O egresso do PPGO possui qualificação para atuar em universidades, institutos de pesquisa, associações de especialidades, indústrias aplicadas ao desenvolvimento de materiais dentários e biomateriais, entre outros. Para quem atua em consultórios, clínicas e hospitais é uma oportunidade de expandir os conhecimentos, desenvolvendo pesquisas para responder a problemas clínicos em saúde oral. 

“Os conhecimentos adquiridos durante o mestrado e doutorado permitem ao estudante desenvolver respostas reais a vários problemas relevantes em saúde, que vão desde a criação de novos materiais e protótipos até a prevenção e diagnóstico do câncer de boca. Além disso, também podem auxiliar na busca de soluções para corrigir deformidades faciais, além da investigação da relação entre infecções orais e doenças metabólicas, apenas para citar alguns exemplos, destaca a professora Maria Martha Campos, coordenadora do PPGO. 

Com nota 5 na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Programa de Pós-Graduação em Odontologia da PUCRS está com inscrições abertas até o dia 30 de outubro para ingresso no mestrado ou doutorado em 2021. 

Leia também: Como funciona o processo seletivo para mestrado e doutorado 

Estudos estimulam a qualificação técnica e pessoal

Além do acesso ao conhecimento avançado na área de Odontologia, estudantes do PPGO também aprimoram habilidades como redação científica, espírito crítico, conhecimento das políticas de pesquisa, multidisciplinaridade e inserção em Odontologia digital 

“Buscamos aprofundar os conhecimentos relacionados à prática odontológica e estimular o desenvolvimento de habilidades pessoais, incluindo adaptabilidade, para que os estudantes estejam capacitados a encontrar respostas rápidas a problemas de saúde relevantes à sociedade, como a pandemia que vivenciamos”, comenta a professora Maria Martha. 

A coordenadora do PPGO ainda ressalta que docentes e alunos/as de mestrado e doutorado em Odontologia da PUCRS já estão desenvolvendo estudos voltados para a biossegurança para o atendimento de pacientes durante a pandemia provocada pela Covid-19. 

Soluções atuais 

Odontologia, novos equipamentos

PPGO alia qualificação técnica e pessoal / Foto: Bruno Todeschini

Uma das pesquisas realizadas no PPGO busca analisar a eficácia de três protótipos de um dispositivo para redução da dispersão por aerolização (formação de partículas que permanecem suspensas no ar) em atendimentos odontológicos de urgênciaA primeira parte do estudo, realizado através de um ensaio clínico randomizado controladojá foi publicada no International Endodontic Journal, importante periódico na área odontológica.  

No cenário da pandemia de Covid-19, considerando os riscos ocupacionais dos profissionais de saúde bucal e os riscos de infecção cruzada entre pacientes, este projeto busca encontrar uma alternativa para reduzir a transmissão do SARS-CoV2 na prática odontológica, o que pode contribuir para o controle desta e de futuras pandemias”, salienta o coordenador da pesquisa e professor do Programa de Pós-Graduação em OdontologiaMaximiliano Schunke Gomes. 

Leia também: Projeto testa alternativas para proteger profissionais da Odontologia durante pandemia 

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas