Programa Sementes

Bolsas
Integrais

Graduação PUCRS Online

para pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica e residentes em diferentes lugares do Brasil

Conheça o programa

O Programa Sementes busca conectar oportunidades de acesso ao ensino superior por meio de bolsas integrais para os cursos da Graduação PUCRS Online.

Acreditamos na educação como um canal que resgata e potencializa projetos de vida, contribuindo na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Por isso, no compromisso de seguirmos transformando realidades por meio do conhecimento, enxergamos essa iniciativa como um caminho para gerar impacto na vida de estudantes de diferentes partes do país.

Confira o edital

Quem pode participar?

Para concorrer às bolsas do Programa Sementes é necessário cumprir alguns critérios de seleção.

Conheça os critérios

Conheça os cursos da Graduação PUCRS Online

Com bolsas disponíveis

O Programa Sementes irá conceder 250 bolsas integrais de graduação nos cursos da Graduação PUCRS Online para ingresso em 2024/3.

Conheça os cursos

Como faço para me inscrever?

Saiba quais são as etapas para realizar sua inscrição
1

Inscrição no Programa Sementes

As inscrições para o Programa Sementes estarão abertas no período de 24 de maio a 19 de junho de 2024.

2

Análise da Documentação

De 13 de junho a 3 de julho será realizada a análise da documentação dos/as candidatos/as inscritos no Programa Sementes pela Universidade.

3

Divulgação dos aprovados na análise da documentação

No dia 10 de julho, os candidatos/as pré-selecionados/as serão contatados individualmente pela Comissão de Seleção por telefone ou e-mail informados no ato da inscrição no Programa Sementes. Também será divulgada a relação dos candidatos selecionados nesta etapa aqui no site.

4

Inscrição no Vestibular 2024/3 da PUCRS

De 10 a 22 de julho, os/as candidatos/as devem se inscrever no Vestibular da Graduação PUCRS Online, no site https://online.pucrs.br/graduacao, optando por participar por meio do ingresso com sua nota do Enem.

5

Matrícula

Após realizada a inscrição e confirmado o interesse, os/as candidatos/as receberão por e-mail voucher para conclusão da matrícula assim como informações de acesso à plataforma.

O início das aulas será em 29 de julho de 2024.

Inscreva-se no Programa Sementes

É necessário realizar a inscrição por meio do formulário disponível.

ATENÇÃO: Você precisa estar com todos os documentos listados no edital em PDF para iniciar a sua inscrição, enviando a documentação junto ao formulário online. Sem eles, você não conseguirá prosseguir na ficha e a mesma será bloqueada para novas tentativas.

Perguntas e respostas

Quais são os documentos que preciso entregar? Como é o processo?

O/a candidato/a deverá, de acordo com o cronograma estabelecido, anexar os documentos (em formato digital), no formulário digital durante a inscrição no Programa Sementes. Os documentos são:

  • Boletim de desempenho do Enem (disponível no site https://www.gov.br/inep/pt-br)
  • Histórico Escolar do Ensino Médio do candidato constando o certificado de conclusão. No caso de estudantes brasileiros com conclusão de ensino médio em escola fora do país, o documento deverá ser entregue juntamente com a tradução juramentada de Equivalência do Ensino Médio emitido no Brasil pela Secretaria de Educação.
  • Cópia do RG ou outro documento de identificação com foto válido e vigente no território nacional do/a candidato/a e dos demais membros da unidade familiar;
  • Cópia do CPF do/a candidato/a e dos demais membros da unidade familiar (exceto no caso em que o CPF já conste no documento de identificação);
  • Cópia de comprovante de residência atualizado do/a candidato/a e dos demais membros da unidade familiar;
  • Cópia dos comprovantes de despesas dos últimos três (3) meses das contas a seguir: Energia elétrica; Água e/ou condomínio; Pagamento de aluguel, juntamente com o contrato de aluguel (quando se aplica); Telefone; e Internet.
  • Cópia de comprovante de rendimento pessoal e de familiares dos últimos três meses e a última declaração de imposto de renda (contracheques, extratos bancários, pensões do INSS e outros);
  • Cópia completa da Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física – IRPF do exercício 2023 ano calendário 2022 - de todos os integrantes do grupo familiar, quando for o caso.
  • Cópia da Declaração de Benefício do INSS de todos os componentes do grupo familiar, independentemente de idade.
  • Cópia da Comprovação da existência de União Estável no grupo familiar, quando for o caso.
  • Cópia do Comprovante de Separação ou Divórcio dos Pais, ou certidão de Óbito (por meio de documentos emitidos ou reconhecidos por órgãos oficiais), no caso de um deles não constar no grupo familiar do candidato. (Se houver outros integrantes com casos de separação ou óbito, estes, também devem apresentar os comprovantes).
  • Cópia da decisão judicial, acordo homologado judicialmente ou escritura pública determinando o pagamento ou recebimento de pensão alimentícia, juntamente com os três últimos comprovantes dos mesmos. (Para qualquer integrante do grupo familiar que se apresente nesta situação).
  • Cópia da CTPS - Carteira de trabalho do candidato e de todos os integrantes do grupo familiar com 16 anos ou mais.

Fique atento/a:

Todos os documentos devem ser enviados no ato da inscrição, sendo anexados exclusivamente em formato digital PDF ao formulário de inscrição online.

As assinaturas dos documentos anexos deste Edital deverão ser feitas de próprio punho e/ou em formato digital, nos casos em que o/a candidato/a possua assinatura digital eletrônica.

A documentação entregue de maneira incompleta e/ou ilegível será desconsiderada.

Não serão aceitos documentos posteriormente, e a falta de algum dos documentos referidos acima desclassifica automaticamente o/a candidato/a.

Como a nota do Enem é Calculada?

A pontuação será resultante da média aritmética dos pontos obtidos nas 4 áreas e na redação, divididos por 5, a saber, (N1+N2+N3+N4+N5)/5. Caso o (a) candidato (a) inscrito (a) não seja identificado (a) pelo Inep ou apresente dados incoerentes com os do Inep, sua inscrição na Modalidade II estará automaticamente cancelada.

Como é feito o cálculo de renda?

O resultado da renda per capta é a soma dos rendimentos da unidade familiar dividido pelo número de pessoas que a compõe, de modo que o resultado, por pessoa, não exceda a 1 (um) salário-mínimo e meio nacional. Considera-se unidade familiar as pessoas residentes no mesmo domicílio mediante comprovação, independente do vínculo ou relação existe entre as pessoas que ali vivem.

Auxílios do Governo Federal contam na renda familiar?

Não. O Bolsa Família e/ou auxílio Brasil e Benefício da Prestação Continuada não são considerados componentes da renda familiar.

Quais cursos são contemplados neste edital?

Análise e Desenvolvimento de Sistemas: Full-Stack e Mobile; Banco de Dados: Data Analytics; Comércio Exterior: Negócios e Operações Globais; Gestão Comercial: Negócios Digitais; Gestão Financeira: Finanças e Investimentos; Gestão Pública: Inovação e o Novo Setor Público; Gestão da Tecnologia da Informação: Soluções Baseadas em Nuvem; Gestão de Recursos Humanos: Pessoas, Desenvolvimento e Avaliação de Desempenho; Marketing: Influência e Mídias Digitais; Processos Gerenciais: Transformação Digital de Organizações.

Existe alguma taxa para participar do processo de seleção?

Não: O Programa Sementes prevê a isenção da matrícula e a concessão de bolsa integral sobre o valor da mensalidade do curso para o qual o/a candidato/a foi pré-selecionado/a e aprovado/a.

Atenção: Os custos que o/a candidato/a terá durante o seu percurso formativo na Universidade são de sua responsabilidade, não estando incluídas no programa quaisquer despesas que não, única e exclusivamente, a matrícula e as mensalidades do respectivo curso do candidato beneficiário, dentro do prazo ordinário de conclusão do curso.

Conheça outras iniciativas

A PUCRS promove diversos projetos de incentivo à formação de estudantes em diferentes áreas do conhecimento

Programa Raízes

O Programa Raízes irá conceder uma bolsa de graduação para cursos presenciais informados pela Universidade ofertados no Vestibular com ingresso em 2024/2.

As bolsas são destinadas a candidatos/as pretos/as, pardos/as e/ou indígenas de nacionalidade brasileira que estejam em comprovada situação de vulnerabilidade socioeconômica e sejam residentes de Porto Alegre ou Região Metropolitana de Porto Alegre.

Saiba mais

Projeto Gladys

Em parceria com a HP Inc., o Projeto Gladys tem como objetivo promover a transformação na vida de pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por meio de bolsas de estudos integrais na PUCRS para o curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial.

Saiba mais

Projeto Grace

O projeto Grace irá disponibilizar seis bolsas de estudos a estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O nome é uma homenagem à Grace Hopper, uma das mais importantes programadoras da história.

Saiba mais

Projeto LIS

O Laboratório de Inovação em Software (LIS) envolve o estudo e aplicação de métodos, ferramentas e tecnologias inovadoras de tecnologia da informação, complementando os conteúdos abordados nos cursos de graduação. O projeto foi inaugurado em 2011, dentro de um convênio entre a PUCRS e a HP Inc. Desde então, já passaram pelo LIS mais de 100 alunos e a maioria foi contratada como estagiário ou funcionários da HP.

Saiba mais