Reinauguração de Espaços de Aprendizagem

Evento apresentou dois laboratórios que foram reformados em 2022 e 2023 na Escola Poltécnica

30/10/2023 - 13h05

No dia 25 de outubro, dia do Engenheiro Civil, a Escola Politécnica reinaugurou mais 2 espaços de aprendizagem: o Laboratório de Materiais de Construção Civil – LMCC e o Laboratório de Mecânica dos Solos – LMS, ambos localizados no prédio 30.

Novo espaço de aprendizagem na Escola Politécnica é inaugurado

Ao longo do ano de 2022 e 2023 os espaços foram reformados e modernizados para atender as disciplinas práticas do curso de Engenharia Civil da PUCRS e também atendem discplinas de pós-graduação e cursos de Especialização na Universidade. Os laboratórios foram projetados e executados pela equipe de Engenheiros e Arquitetos da Gerência de Infraestrutura da PUCRS –  GEINGRA.

Mestrado e doutorado: desvende o edital e entenda o processo seletivo

O evento contou com a participação de autoridades acadêmicas, coordenadores de curso, professores, representantes da Reitoria e o Decanato da Escola, além de convidados, como o ex-professor Emídio Marques Ferreira, que foi um dos idealizadores do Laboratório de Mecânica dos Solos – LMS, representado no evento pela filha Alessandra Dornelles presente no evento e o ex-professor, Flávio Dau. A cerimônia foi conduzida pelo Coordenador do curso de Engenharia Civil, Professor Felipe Brasil Viegas e contou uma saudação da Decana da Escola, profeessora Sandra Einloft. Após a solenidade de reinauguração, foi possível realizar um tour pelos espaços e assistir a uma demonstração de resistência de um bloco de concreto.

A apresentação foi de um moderno equipamento para medição e controle de deformações em ensaios com modelos de vigas em concreto armado. O sistema, um acessório para a prensa, tem aquisição de dados por computador e viabiliza o desenvolvimento de várias pesquisas experimentais contribuindo em apresentações no ensino de graduação, trabalhos de iniciação científica e pesquisas de mestrado e doutorado. A prensa do laboratório, para a qual o acessório foi desenvolvido, é utilizada para ensaios de resistência de concreto e era limitada a medir a força aplicada nos corpos de prova

Todo o sistema foi desenvolvido dentro da Universidade pelo Instituto IDEIA em parceria com a equipe do Laboratório LMCC. Destaque-se, igualmente, que ambos os Laboratórios vêm atuando na prestação de serviços técnicos ao mercado profissional na plataforma do IDEIA.

Ainda que estejam entre os laboratórios mais antigos da Escola Politécnica, merece destaque a qualidade e a atualidade dos recursos disponíveis, agora plenamente modernizados, liderados por professores e técnicos com larga experiência e domínio de conhecimentos em suas especialidades. Comenta o Professor Felipe Brasil Viegas, coordenador do curso de Engenharia Cvil.

CONHEÇA outros espaços de aprendizagem