Professor da PUCRS participa de evento sobre Mobilidade Sustentável na Coréia do Sul

Com foco no tema sobre veículos elétricos, professor Aquiles Rossoni representou a PUCRS e o Brasil no evento.

17/08/2023 - 19h31

Professor Aquiles Rossoni (a direita) durante o evento The Experience Korea E-mobility. Foto: Arquivo Pessoal

Durante os dias 07 e 17 de agosto aconteceu o evento The Experience of Korea E-Mobility, em Heungdeok IT Valley, na Coreia do Sul, que contou com a participação do Professor Aquiles Rossoni, da Escola de Politécnica da PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do RS).

O evento é organizado pelo Instituto sul-coreano Future Mobile Center (FMC) e pelo grupo global de certificação de produtos PCN (Product Certification Network), que reuniu especialistas da Coreia do Sul e delegações de universidades e demais instituições de diferentes países. Entre eles temos o Brasil (representado pelas universidades PUCRS e UNICAMP), Vietnã, África do Sul e Tailândia. 

Com uma programação abrangente, durante o evento foi oferecida aos participantes a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre a experiência bem-sucedida da Coreia do Sul em mobilidade elétrica. O evento contou com palestras ministradas por professores, pesquisas dedicadas ao tema, visitas técnicas a empresas líderes do segmento, órgãos governamentais responsáveis por políticas públicas, laboratórios de pesquisa e universidades especializadas, permitindo aos participantes uma imersão completa no ecossistema da mobilidade elétrica. O professor e demais membros das delegações dos países convidados também apresentaram um overview sobre a atual situação da mobilidade elétrica no nosso país, abrindo oportunidade para uma discussão de como desenvolver soluções em conjunto com a Coréia do Sul.  

Professor Aquiles (na ponta á direita) e outras delegações estrangeiras. Foto: Arquivo Pessoal

“A troca de conhecimentos e experiências entre especialistas de diferentes países cria um ambiente propício para a colaboração global e o desenvolvimento de estratégias inovadoras para enfrentar os desafios da mobilidade sustentável em escala mundial, como já presenciado pela PUCRS.comenta o professor Aquiles.

Sobre o evento 

O evento The Experience of Korea E-mobility é uma oportunidade única para compreender como a Coreia do Sul alcançou o sucesso na adoção de veículos elétricos e, ao mesmo tempo, oferece percepções valiosas para países em desenvolvimento que buscam promover soluções de transporte mais limpas e eficientes a partir de cooperações com o país asiático.  

Universidade já ensaia passos sobre mobilidade sustentável

A PUCRS recebeu em 2022 a visita de especialistas da Coreia do Sul para debater os avanços da mobilidade elétrica. Principal referência mundial na mobilidade elétrica, o país tem avançado na transição de veículos a combustão para modelos eletrificados, com a produção de veículos e instalação de estrutura para o carregamento. Em 2020, o governo da cidade de Seul, capital sul-coreana, anunciou a iniciativa “Sem Diesel”, que pretende substituir 100% dos carros a combustão por veículos elétricos e movidos a hidrogênio em todo o setor público até 2025.   

Leia: Mobilidade sustentável pode transformar as cidades profundamente  

No futuro, deve entrar em operação o E-mobility, primeiro laboratório privado para ensaios de baterias para carros elétricos do Brasil, que será instalado na PUCRS. Uma iniciativa em parceria entre setores públicos e privado, que contará com equipamentos rastreados e calibrados, garantindo mais segurança e melhor desempenho às baterias e estações de carga dos veículos. 

Também está nos planos da Universidade iniciar um curso de especialização em mobilidade elétrica, que contará com os professores pesquisadores Eduardo Campos Pellanda, da Escola de Comunicação, Artes e Design – FAMECOS e Aquiles Rossoni, da Escola Politécnica, na coordenação. Desta forma, os alunos interessados podem vincular o nome da universidade com eletro mobilidade. 

Saiba mais: PUCRS sediará primeiro laboratório para segurança e desempenho de baterias 

 

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas