Missão de trabalho tem foco parceria com Universidade Nova de Lisboa

Professor da Escola Politécnica se reúne em Portugal para reativar convênio de cooperação

09/01/2023 - 10h45

Prof. Eduardo Cassel e equipe do Gabinete de Apoio à Inovação, Investigação e Estratégia de Impacto / Foto: Arquivo pessoal

O professor e pesquisador da Escola Politécnica Eduardo Cassel realizou missão de trabalho em novembro de 2022 na Universidade Nova de Lisboa (UNL), Portugal, pelo Programa CAPES-PrInt na PUCRS. A parceria entre a PUCRS e universidade portuguesa existe desde 2008, na cooperação entre a Faculdade de Ciência e Tecnologia da UNL com o Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia de Materiais (PGETEMA) no tema de solvente iônicos.

Em 2018, iniciou-se uma nova cooperação entre as instituições na área de solventes eutéticos profundos, oportunizando a missão de trabalho do professor Cassel e a realização de doutorado sanduíche do aluno da PUCRS Victor Hugo Rodrigues, com orientação da professora da UNL Ana Rita Duarte, em setembro de 2022. A atuação do docente em buscou definir estratégias para o desenvolvimento de pesquisa no tema Solventes Eutéticos Profundos aplicados a produtos naturais e à captura de CO2 e estreitar relações.

Foram realizadas reuniões com a equipe do Gabinete de Apoio à Inovação, Investigação e Estratégia de Impacto (IRIS) da UNL. Nesse momento, foram apresentados O Programa CAPES-PrInt na PUCRS, o Parque Tecnológico e a PUCRS em geral. Em outra ocasião, Cassel se reuniu na Divisão de Relações Internacionais, onde foram apresentados requisitos e estratégias para a retomada do convênio de cooperação entre ambas as universidades. Discutiu-se também a importância de abranger a formação de recursos humanos a nível de pós-graduação, o desenvolvimento de pesquisas em cooperação e a mobilidade de professores, pesquisadores e alunos.

Reunião com o doutorando da PUCRS Victor Hugo Rodrigues e a Profª Rita Duarte da UNL / Foto: Arquivo pessoal

Além de encontro com o discente Victor Rodrigues, Cassel reuniu-se com os pesquisadores Rita Duarte, Alexandre Paiva e Rita Craveiro do grupo de pesquisa DES.Solve para definir ações relativas à orientação do doutorando e estratégias sobre o tema de captura de CO2 usando solventes eutéticos profundos. A prospecção de mobilidade em 2023 de docentes da UNL pelo Programa PrInt foi pautada, assim como a vinda de pós-doutores formados na FCT/UNL para atuar junto aos pesquisadores da PUCRS.

Cassel realizou a missão de trabalho através do Projeto de Cooperação Internacional “Tecnologia, Energia e Recursos Naturais: Novos Rumos para a Sustentabilidade, ” vinculado ao Tema Prioritário “Tecnologia e Biodiversidade.”