Inauguração do Novo Simulador de Voo da Escola Politécnica

Centro de Treinamento de Voo inaugurou o Simulador de Voo Boeing 737-800

25/04/2022 - 13h33

Foto: Winnie Ferreira

No último dia 12 de abril, o curso de Ciências Aeronáuticas da Escola Politécnica promoveu o evento de Inauguração do seu novo Simulador de Voo.

Há quase 3 décadas, o curso de Ciências Aeronáuticas honra sua vocação de ensino e desenvolvimento de profissionais e cidadãos, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul se unia à então maior empresa aérea brasileira em um projeto pioneiro, redefinindo o padrão de excelência na formação de Pilotos no Brasil. Este projeto, ganhou independência de seu parceiro original no começo dos anos 2000, com a aquisição do primeiro Simulador de Jato Comercial em uma universidade brasileira, consolidando a estrutura do que hoje conhecemos como Centro de Treinamento de Voo Simulado da PUCRS — Esta estrutura, que continua sendo a maior e mais completa do tipo em uma universidade na américa latina.

Os simuladores de voo são ferramentas importantes de aplicação da teoria à prática, voltados inicialmente para a aquisição e desenvolvimento de habilidades técnicas de pilotagem em condições de tempo degradadas, controle de diferentes sistemas e disciplina operacional. A estrutura do Centro de Treinamento e os currículos desenvolvidos, proporcionam um diferencial de formação e reconhecimentos no mercado de trabalho.

Foto: Winnie Ferreira

O evento, realizado de forma presencial no auditório do prédio 10 e contou com a participação de entidades representativas da área da aviação do Estado, representantes nacionais e Pró-reitoria da Universidade.

O Curso de Ciências Aeronáuticas tornou-se um Centro de Instrução de Aviação Civil (CIAC) Tipo 1, com seus cursos teóricos de Piloto Comercial-Avião e Instrutor de Voo-Avião.