EduX: um hub voltado à qualificação do processo de ensino e aprendizagem

Lliderada pelo Tecnopuc, PUCRS e Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista, iniciativa será lançada nesta semana

18/03/2022 - 09h59

Lançamento do EduX acontece nesta semana, no TecnopucAtualmente os hubs de inovação têm ganhado cada vez mais espaço. São esses os ambientes destinados àqueles que querem discutir e colocar em prática novas ideias. Hoje, o Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) já conta com seis hubs de diferentes áreas e se prepara para o lançamento de mais um.  Nesta quinta-feira, dia 24, às 17h, junto com o Parque, a PUCRS e os Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista lançam o Hub EduX. O evento acontece no auditório Bill Hewlett – David Packard, no prédio 97A do Tecnopuc, e também poderá ser acompanhado pelo Youtube da PUCRS.  

O hub, que conta com a realização da Wisidea Ventures e Marcha S.A e o apoio da Uol Edtech, visa fomentar o desenvolvimento de soluções inovadoras e que qualifiquem o processo de ensino e aprendizagem. A proposta é que isso aconteça por meio da conexão dessas ideias com o mercado, com a pesquisa e com instituições de ensino de todos os níveis de educação. 

O EduX nasce a partir do esforço dessas três unidades. O Tecnopuc, caracterizando a frente empreendedora; a Rede Marista, que inclui colégios e unidades sociais; e a Universidade, que contempla o ensino superior. A agente de Inovação do Tecnopuc Crialab Carolina Eichenberg, o instrutor de Aprendizagem Guilherme Bilhalva e o assessor de Planejamento e Avaliação Silvio Langer, são os representantes de cada uma das unidades, respectivamente.  

Conectando instituições de ensino para propor soluções 

De acordo com o trio, as discussões sobre a criação da proposta do hub se iniciaram por meio de um workshop no final de 2020. “Nos reunimos em um grupo de 15 pessoas do Tecnopuc, da PUCRS e da Rede Marista. Entendemos que esse grupo poderia montar o escopo do hub que está intrinsecamente ligado à nossa vocação, a educação”, comenta Silvio.  

O objetivo é que o EduX atenda às necessidades da PUCRS e dos Colégios Maristas, mas a iniciativa não deve se restringir a isso. “Em nenhum momento o Hub quer atender, exclusivamente, às questões internas. O EduX é pensado para educação. Então também podemos associar ao ensino público, básico e superior, além de outras instituições privadas”, explica Silvio.  

Com o lançamento, o grupo quer atrair o maior número de edtechs. “Queremos conectar essas startups com as universidades e escolas para propormos soluções.  O ecossistema já nos proporciona isso, mas o hub fortalece. Hoje temos pesquisas sendo desenvolvidas na Universidade, mas são estudos que acabam ficando restritos ao mundo acadêmico e não se tornam negócios. Acreditamos que esse movimento já está acontecendo na PUCRS, mas o hub de educação também pode fomentar isso, podendo colocar esses pesquisadores em contato com as startups”, afirma Carolina.  

PUCRS: um lugar de educação e inovação 

Assim como o trio, a pró-reitora de Graduação e Educação Continuada da PUCRS, Adriana Kampff, reforça que a Universidade é um lugar de educação e de inovação. “Nesse sentido, contar com um hub de educação que favoreça e potencialize soluções criativas para se desenvolver é fundamental. Esse posicionamento vale para todos os níveis de ensino e para educação ao longo da vida, das hard às soft skills, abrange transformação em metodologias, desenvolvimento de tecnologias, conexão de pessoas e necessidades em diferentes áreas do conhecimento e desenhos de experiências significativas”, completa a pró-reitora.  

Para Flavia Fiorin, gestora de operações e empreendedorismo do Tecnopuc, a estruturação de hubs em eixos estratégicos é uma prioridade que se conecta com o propósito do Parque, que é contribuir para o desenvolvimento da região. “Vislumbramos impactar positivamente a competitividade do nosso ecossistema ao conectar nossa vocação para educação ao desenvolvimento de startups. Fazemos isso pela interação com investidores e corporate ventures”, comenta Flavia.

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas