PUCRS integra primeiro laboratório para testes de baterias de carros elétricos do País

Protocolo de entendimento com o Inmetro e organismo de certificação de produtos PCN, da Coreia do Sul, prevê o protagonismo do Labelo na construção do laboratório

31/08/2021 - 13h53
Campus Inmetro

Primeiro laboratório de testes de baterias para carros elétricos do Brasil será localizado no Campus de Inovação e Metrologia do Inmetro / Foto: Divulgação

O primeiro laboratório privado para ensaios de baterias para carros elétricos do Brasil será instalado no Campus de Inovação e Metrologia do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), um parque tecnológico localizado em Duque de Caxias/RJ que abriga 57 laboratórios de alta tecnologia. Fruto de parceria entre setores público e privado, o espaço contará com equipamentos rastreados e calibrados, que garantam mais segurança e melhor desempenho às baterias dos veículos elétricos.  

O memorando de entendimento para início do projeto foi assinado na terça-feira, 31/8, no DF, entre Inmetro, PUCRS – por meio de seu complexo de Laboratórios Especializados em Eletroeletrônica, Calibração e Ensaios (Labelo) – e o organismo de certificação de produtos PCN, da Coreia do Sul. 

O laboratório deverá entrar em operação em 2023 e atende à crescente demanda mundial por carros mais econômicos e menos poluentes. Além da importância para o mercado interno, que até 2035 deverá ser composto em sua maioria por veículos híbridos e elétricos, o Brasil será pioneiro na América Latina no estabelecimento dos requisitos para este tipo de produto, podendo exportar tecnologia e conhecimento aos países vizinhos. O contrato legal, com as bases finais da parceria, deverá ser assinado em dezembro de 2021. 

Saiba mais: Labelo testa ventiladores pulmonares feitos por voluntários  

Protagonismo na certificação de produtos 

Labelo, Inmetro

Representantes do Inmetro, da PUCRS e do organismo de certificação de produtos PCN assinaram o memorando de entendimento para início do projeto / Foto: Divulgação

Fruto de parceria entre setores público e privado, a iniciativa está fundamentada no Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação. A Universidade, por meio do Labelo – reconhecido como um dos mais importantes do segmento no Brasil por sua relevância e capacidade técnica na calibração de instrumentos de medição e ensaios da conformidade para certificação de produtos -, será responsável por gerenciar o fundo arrecadado, construir o laboratório e comprar equipamentos.  

“Algumas projeções indicam que, em 15 anos, mais de 60% da frota brasileira será de veículos elétricos ou híbridos. A partir disso, surge a importância de robustecermos a infraestrutura da qualidade do País neste segmento. Temos capacidade técnica para contribuir para o desenvolvimento de requisitos de segurança, pois a alta temperatura e o risco de incêndio são entraves da tecnologia, além de aprimorar técnicas já experimentadas de qualidade e autonomia”, resume o presidente do Inmetro, Marcos Heleno Guerson.  

O diretor do Labelo, Israel Teixeira, destaca os potenciais riscos à saúde e à segurança de usuários de veículos elétricos cujos a conformidade técnica não tenha sido previamente avaliada. “Sob nosso ponto de vista, a garantia dos interesses da sociedade brasileira é também objeto do presente acordo de intenção”, afirmou. Sobre o projeto, ele ressalta que, para a Universidade, participar da criação e implementação do primeiro laboratório privado para ensaios de baterias para carros elétricos do Brasil é uma forma de assumir em plenitude as funções inerentes à gestão do conhecimento: a geração, o armazenamento e a sua disponibilidade e transferência.  

“Para nós, é de imensurável relevância compor uma rede de aproximadamente 1.600 laboratórios acreditados e atuar em consonância com o Inmetro, que posiciona o Brasil no seleto grupo de países do hemisfério Norte e da Ásia que se utilizam da avaliação da conformidade com o objetivo de proteger a sociedade dos efeitos nocivos que acidentes de consumo causam, tanto no âmbito humano e social, quanto no âmbito econômico, advindo de custos associados a acidentes de consumo”, afirma.  

Kim Rieffel, diretor da PCN no Brasil e responsável pela operação da holding na América Latina, reforça que o acordo pretende estimular o intercâmbio de conhecimento e desenvolver a infraestrutura nacional da qualidade não somente para veículos elétricos, mas também para estações de carga e itens correlatos. “Dada a vanguarda da matéria no cenário latino-americano, os avanços em normalização, metrologia e avaliação da conformidade serão certamente expansíveis a países vizinhos, o que aumenta nossa responsabilidade na execução dos trabalhos”.  

O Labelo 

É responsável por calibração de instrumentos de medição e ensaios da conformidade para certificação de produtos. Com a missão de preservar a vida através dos cuidados com a segurança, contribui para garantir ao mercado a oferta de bens e serviços que atendam aos critérios de qualidade para o consumidor final há mais de 50 anos. Presta serviços à indústria e contribui para garantir a oferta de bens e serviços que atendam aos critérios de qualidade para o consumidor final. 

Leia também: Única na região Sul, Labelo inaugura câmara anecoica 

Confira o vídeo sobre o projeto:

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas