Aluno da Escola Politécnica participa de estágio internacional na França

Pedro Chem está atuando no Laboratório TIMA da Université Grenoble Alpes

11/11/2021 - 09h43

Foto: Arquivo pessoal

O aluno do curso de Ciência da Computação da Escola Politécnica Pedro Fratini Chem está vivenciando uma experiência pessoal e profissional no Laboratório TIMA da Université Grenoble Alpes (UGA), renomada universidade de pesquisa e uma das melhores instituições da França.  Chem foi selecionado no edital lançado em março de 2021 por meio da parceria científica entre a PUCRS e universidades da França, Espanha e Reino Unido nas áreas de engenharia da computação, ciência da computação e física. O estudante ficará cinco meses no país.

O projeto que o estudante está envolvido visa estudar, avaliar e melhorar a confiabilidade dos próximos sistemas multiprocessados à efeitos de radiação, executando algoritmos de inteligência artificial que serão voltadas a aplicações safety-critical. Chem se envolverá em testes em um laboratório especializado para testar hipóteses sobre como algoritmos de Machine Learning podem ser impactados pela radiação. 

Nessas atividades, Pedro tem contato com diversos especialistas na área, oportunidade que ele destaca: “Aprender com esses profissionais é um privilégio e tento aproveitar ao máximo. Tenho a chance de fazer um valioso network para meu futuro profissional. Além disso, acredito que a oportunidade de ter um currículo internacional e de ter experiências profissionais mais amplas são conquistas extremamente valiosas”, enaltece.

Aprendizados para a vida

Foto: Arquivo pessoal

Além das oportunidades profissionais, Pedro está em contato com diferentes culturas e costumes e está ampliando seu aprendizado na prática do idioma francês. Em sua rotina também estão presentes programas com amigos nos finais de semana e trilhas com escaladas nas montanhas, principais atrações da cidade de Grenoble. “Hoje, depois de alguns meses aqui, vejo bastante evolução na língua francesa na prática oral e compreensão, sigo me aperfeiçoando cada vez mais. Acima de tudo, estou vivendo experiências e aprendizados que levarei para a vida. Sei que no futuro, lembrarei com muito orgulho da escolha que fiz e dos momentos que estou vivenciando aqui em Grenoble” comemora.

O professor da Escola Politécnica Rafael Garibotti, que mantém uma sólida parceria de pesquisa com a instituição francesa, reforça a importância da iniciativa. “Essa parceria contribui ativamente para a consolidação da internacionalização da PUCRS, dando oportunidades aos alunos de graduação da Escola Politécnica de mostrarem o conhecimento adquirido na PUCRS em um ambiente de pesquisa de classe mundial. Além disso, intercâmbios e projetos de pesquisa internacionais ajudam na formação integral e multicultural de nossos estudantes”, ressalta.

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas