Venha para o mundo maker: inscrições abertas para o HackaTruck MakerSpace

Curso a distância oferecido gratuitamente pela IBM Brasil e Flex é voltado para as novas tecnologias em desenvolvimento

25/06/2021 - 16h09
Venha para o mundo maker: inscrições abertas para o Hackatruck Makerspace - Curso a distância oferecido gratuitamente pela IBM Brasil e Flex é voltado para as novas tecnologias em desenvolvimento

Espaço maker do HackaTruck / Foto: Divulgação

Alunos e alunas da PUCRS podem se inscrever para o HackaTruck MakerSpace até o dia 30 de junho, curso EAD promovido pela IBM Brasil e Flex, em colaboração com a Apple, e executado pelo Instituto de Pesquisas Eldorado, o qual a Universidade é parceira. Para fazer parte do mundo maker, fique atento/a aos prazos. 

A atividade é pensada principalmente para profissionais e estudantes da área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e apresenta práticas em desenvolvimento iOS para aplicativos móveis com aplicação em Internet das Coisas (IoT). 

Mundo maker: criando sobre rodas 

O HackaTruck MakerSpace é inspirado pelo conceito maker, com o seu laboratório móvel constituído como um makerspace, um espaço onde alunos e alunas criam e desenvolvem protótipos relacionados aos temas estudados. 

O nome vem da sua proposta original: oferecer uma capacitação itinerante – literalmente sobre rodas – e fomentar as práticas criativas. Porém, durante a pandemia da Covid-19, as atividades são realizadas na modalidade online, totalmente a distância. 

Venha para o mundo maker: inscrições abertas para o Hackatruck Makerspace - Curso a distância oferecido gratuitamente pela IBM Brasil e Flex é voltado para as novas tecnologias em desenvolvimento

Edição anterior do HackaTruck no Campus da PUCRS / Foto: Divulgação

Dentre os conhecimentos apresentados no projeto estão lógicas de programação, orientação a objetos, Swift, JavaScript e RESTful APIs. No laboratório móvel, na modalidade presencial, a capacitação também abrange Programação Swift, Cloud Services, Serviços Cognitivos e Internet das Coisas, de forma colaborativa e prática.  

Sobre o HackaTruck MakerSpace 

Segundo o portal oficial da iniciativa, por meio de práticas de experimentação “o HackaTruck MakerSpace vem para incentivar e reforçar a vocação de alunos em tecnologia, reduzindo a carência de profissionais qualificados em tecnologia móvel”, com foco na participação das instituições de ensino superior parceiras. 

Para receber o certificado de participação do curso EAD é necessário atingir pelo menos 70% de aproveitamento ao final do projeto. 

Confira fotos de outras edições do Hackatruck MakerSpace que aconteceram na PUCRS. 

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas